Bem-vindo à Biblioteca
da Universidade da Madeira

Informar para formar, inovar e transformar o conhecimento

A Biblioteca é o polo disseminador da informação científica na Universidade da Madeira. Dispõe de uma equipa empreendedora que interage e apoia os discentes, os docentes e os investigadores no processo científico, com transparência e veracidade. A Biblioteca dispõe de um considerável acervo em suporte papel, que preserva, e de um vastíssimo acervo virtual, produzido pelos membros da academia e concentrado em diversas bases de dados, ambos voltados para as dinâmicas do ensino, da docência e da investigação.

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Perguntas Frequentes

  • 1. Qual é o horário de funcionamento da Biblioteca?
    Período Letivo:
    Segunda a sexta-feira: 09h00 às 19h00*
    Sábado: 09h00 ás 13h00*
    Domingo e feriado: encerrada

    Período de Férias e Pausas Letivas:
    Segunda a sexta-feira: 09h00 às 12h30* e das 14h00 às 17h30*
    Sábado: encerrada

    NOTA: * O serviço de atendimento termina 10 minutos antes do encerramento da Biblioteca.
  • 3. Como me inscrevo como utilizador da Biblioteca?
    Inscrição do discente:
    - A inscrição do utilizador discente é realizada automaticamente, por via da base de dados da Unidade de Assuntos Académicos

    Inscrição do docente:
    - A inscrição do utilizador docente é automática através da informação obtida informaticamente junto da Unidade de Recursos Humanos.

    Inscrição do funcionário:
    - A inscrição do utilizador funcionário é automática através da informação obtida informaticamente junto da Unidade de Recursos Humanos.

    Inscrição do utilizador externo:
    A inscrição do utilizador externo é processada pelos Serviços da Biblioteca.
  • 5. Como encontrar um livro na Sala de Leitura?
    Tem duas formas de encontrar um livro ou uma revista na Sala de Leitura:

    1ª Nas estantes cujos livros e revistas estão arrumados em regime de livre acesso.

    2ª Através de uma pesquisa no catálogo da Biblioteca, o BibUMa.

    Para a pesquisa aconselha-se que leia a resposta à pergunta nº 7.
    Se tiver dificuldades peça ajuda no serviço de Atendimento ou solicite uma formação pelo e-mail: biblioteca@mail.uma.pt.
  • 7. Quais são as técnicas utilizadas para pesquisar em todas as bases de dados e no catálogo que a biblioteca oferece?
    Para pesquisar comece por usar as seguintes técnicas:

    A) Pesquisa simples:

    Autor:
    Exemplo: Lopes, José

    Titulo (coloque o título de um livro, de um capitulo de um livro, de um artigo científico):
    Exemplo: A etnografia ao serviço do curriculum

    Assunto: selecione o seu assunto de forma clara e específica
    Exemplo: Floresta Laurissilva


    B) Pesquisa avançada

    Faça uso dos operadores booleanos: E, Ou, Não.

    Operador: E
    O operador booleano "E" restringe os resultados da pesquisa.
    Exemplo: Floresta E Laurissilva
    Fornece todos os documentos existentes na base que mostrem ambos os termos utilizados.


    Operador: Ou
    O operador booleano "OU" alarga os resultados da pesquisa.
    Exemplo: Laurissilva OU Amazónia.
    Fornece toda a informação sobre a Laurissilva e a Amazónia


    Operador: Não
    O operador booleano "NÃO" excluiu informação.
    Exemplo: Floresta NÃO Laurissilva.
    Fornece informação sobre Floresta mas não sobre a laurissilva


    Se tiver dificuldades peça ajuda no serviço de Atendimento ou solicite uma formação pelo e-mail biblioteca@mail.uma.pt.
  • 9. Empréstimo domiciliário. Quais os prazos e número de documentos que pode requisitar?
    De acordo com o tipo de utilizador o número de documentos e prazo de empréstimo domiciliário obedecem ao que se segue:

    - Estudante da UMa do 1º ciclo e CTeSP: 4 dias, 4 documentos
    - Estudante da UMa do 2º ciclo: 15 dias, 6 documentos
    - Estudante da UMa do 3º ciclo: 15 dias, 9 documentos
    - Docente da UMa: 30 dias, 15 documentos
    - Investigador da UMa: 30 dias, 15 documentos
    - Funcionário da UMa: 4 dias, 4 documentos
    - Utilizador (da UMa) com necessidades educativas especiais: 10 dias, 5 documentos
    - Estagiário da UMa (complementos de formação/profissionalização em serviço/Estagiários do 1º ciclo de Enfermagem): 7 dias, 4 documentos
    - Antigo Membro da UMa: 4 dias, 4 documentos
    - Utilizador protocolo: 4 dias, 4 documentos
    - Deslocado (para docentes da UMa): 3 anos, sem limite de documentos
    - Empréstimo interbibliotecas: 20 dias, sem limite de documentos
    - Empréstimo Permanente(para docentes da UMa): 365 dias, sem limite de documentos
    - Utilizador externo: 0 dias, Só para consulta na Sala de leitura

    Outras informações úteis sobre os empréstimos:

    1. Logo que um recurso de informação deixe de ser necessário ao utilizador, deverá ser devolvido sem aguardar que o prazo de empréstimo expire.

    2. É proibida a cedência do item requisitado a terceiros, seja qual for o motivo invocado.

    3. Não é permitida a requisição de novos recursos de informação a qualquer utilizador que não tenha regularizado a sua situação em relação a empréstimos anteriores.

    4. O empréstimo é confidencial não podendo a Biblioteca revelar o nome do utilizador.
  • 11. Como posso renovar o empréstimo de documento(s)?
    1. A quaisquer utilizadores é permitida a renovação presencial ou online de recursos documentais.

    2. O utilizador que pretenda renovar um empréstimo presencial, no Serviço de Atendimento da Biblioteca, deve fazê-lo acompanhado da sua identificação e do recurso de informação emprestado.

    3. Para a renovação online deverá aceder ao site ( http://bibuma.uma.pt/ ) e autenticar-se com as suas credenciais de acesso ao catálogo (as mesmas do infoalunos/sidoc) .
    Também poderá renovar o empréstimo acedendo ao BibUMa através do link que é enviado no email de cortesia a informar do aproximar do términus do prazo de empréstimo.

    4. Ainda pode renovar respondendo ao email de cortesia/aviso ou telefonar.
    No rodapé do email de cortesia /aviso tem toda a informação necessária para a renovação.
    Tenha em atenção de que o email utilizado é o email institucional da UMa.

    5. O utilizador poderá beneficiar da renovação por um prazo igual de acordo com o seu tipo de utilizador, desde que daí não resulte quaisquer inconvenientes para os outros utilizadores.

    6. Só são permitidas três renovações consecutivas e automáticas
  • 13. Como posso solicitar o empréstimo de livros, de capítulos científicos de revistas e capítulos de livros a outras bibliotecas?
    A obtenção de monografias, artigos científicos de revistas ou capítulos de livros científicos a outras bibliotecas faz-se através do Empréstimo Inter-bibliotecas (EIB).

    Existem duas modalidades de EIB:

    1º. De outras bibliotecas (nacionais e estrangeiras) para Biblioteca da UMa;

    2º. Da Biblioteca da UMa para outras bibliotecas (nacionais e estrangeiras).

    O processo de EIB tem custos (de empréstimo e de correio).

    O pedido de EIB é desenvolvido pela Biblioteca. Basta enviar um e-mail para antonio.freitas@staff.uma.pt com os seguintes dados informativos:

    1º Referência bibliográfica completa do item que pretende solicitar

    Exemplo de uma referência bibliográfica (Livro):

    Exemplo de uma referência para solicitar um número de revista:

    Islenha. Funchal : Direcção Regional dos Assuntos Culturais, [1987]. Jan.-Mar. 1988, nº 2. ISSN. Outras informações

    Exemplo de uma referência para solicitar um artigo de uma revista cientifica

    KEIRSTEAD, Carol – Lowell looks for answers. Equity and Choice. Boston. ISSN 0882-2863. Vol.3, nº 2 (1987), p. 28-33.

    2º Identificação da biblioteca a solicitar o EIB (facultativo);

    3º O seu contacto correto de endereço eletrónico ou telefónico; 4º Envio dos dados informativos para o e-mail: antonio.freitas@staff.uma.pt

    De seguida, receberá e-mail conteúdo a informação concreta sobre a solicitação.
  • 15. Como encontrar dissertações de mestrado e teses de doutoramento?
    As dissertações de mestrado e teses de doutoramento defendidas na Universidade da Madeira podem ser pesquisadas em vários espaços digitais:

    1º No catálogo da Biblioteca, o BibUMa, através do link: http://bibuma.uma.pt/

    2º No repositório institucional da UMa,o DigitUMa, através do link https://digituma.uma.pt/

    3º No Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal, o RCAAP, através do link https://www.rcaap.pt/

    Para pesquisar utilize as técnicas de pesquisa da pergunta nº 7.
  • 17. Como posso aceder a informação científica em texto integral fora da UMa?
    No catálogo da UMa, BibUMa:

    Se for docente, discente ou funcionário da Universidade da Madeira basta seguir os seguintes passos:

    A) Para a BibUMa qualquer utilizador e em qualquer local, ao efetuar uma pesquisa e encontrar informação que seja do seu interesse, então deverá clicar sobre o título da mesma;

    B) De seguida, será aberta uma nova caixa de diálogo e nesta encontrará a informação “Recursos em linha: O texto integral “, então o respetivo recurso está on-line e deverá clicar na respetiva ligação para aceder.

    Se não pertencer aos quadros da UMa só pode aceder livremente aos seguintes sítios web

    1º Catálogo da UMa (BibUMa);

    2º Repositório institucional da Universidade da Madeira (DigtUMa);

    3º Repositório científico de acesso aberto de Portugal (RCAAP).
  • 19. Posso fazer trabalhos de grupo na biblioteca?
    Não, não pode. Para o efeito utilize as salas de estudo distribuídas pelo edifício do campus da Penteada
  • 21. Posso comer na sala de leitura?
    Não, não pode. Os alimentos podem danificar os livros da Biblioteca. Além de que o seu consumo pode desconcentrar a atenção e o estudo de outros utilizadores. Na Universidade existem locais adequados para poder se alimentar.
  • 23. Posso reservar um espaço para estudar na Biblioteca?
    Não, não pode. Os espaços são ocupados pela preferência de cada utilizador. E se abandonar o espaço de estudo por mais de 20 minutos na hora de almoço, esse espaço poderá ser ocupado por outro utilizador. A biblioteca não se responsabiliza pelos bens deixados pelos utilizadores durante as ausências.
  • 25. Posso ouvir música ou ver vídeos na biblioteca?
    Não, não pode. A biblioteca é zona de estudo, e como tal não deverá tomar atitudes que prejudiquem o estudo e a concentração de outros utilizadores. Em caso de visualização de vídeos por motivos de estudo, este deverá ser feito sempre com recursos a auriculares e com som baixo o suficiente de modo a não ser audível a outros utilizadores.
  • 2. Quem pode utilizar a biblioteca?
    São utilizadores da Biblioteca todos os membros da comunidade académica, tais como:
    - Docentes;
    - Investigadores;
    - Discentes;
    - Funcionários
    - Utilizadores externos à comunidade académica, desde que devidamente inscritos na Biblioteca.
  • 4. Quem pode requisitar livros?
    Todos os membros da comunidade académica, tais como:
    - Docentes;
    - Investigadores;
    - Discentes;
    - Funcionários.

    O utilizador externo não pode requisitar livros, mas pode consultá-los na sala de leitura.
  • 6. Como pesquisar no Catálogo da Biblioteca?
    Siga o processo que se segue:

    1º Entre no catálogo através do link http://bibuma.uma.pt/ ou aceda via site da UMa à biblioteca, e pesquise por BbUMA.

    2º. Por defeito o Catálogo assume a” pesquisa simples”;

    3º Poderá selecionar a “pesquisa avançada” para uma pesquisa mais específica e completa. Utilize vários termos de pesquisa e recorra se necessário (ver pergunta e resposta nº 7) aos operadores booleanos (e, ou, não);

    4º Nos resultados apresentados deverá escrever a cota e dirigir-se à estante/prateleira respetiva para tirar o livro.

    Aconselha-se que leia a resposta à pergunta nº 7.
  • 8. Como faço para requisitar uma obra?
    O utilizador deverá deslocar-se à estante retirar a obra e apresentar na receção da Sala da Leitura. Para a pesquisa aconselha-se que leia a resposta à pergunta nº 7

    Para requisitar uma obra deverá apresentar no serviço de Atendimento da Biblioteca o Cartão de Estudante ou o Cartão do Cidadão ou ainda o Cartão de Associado da Associação Académica (desde que este tenha foto e o número de aluno).

    Se tiver dificuldades peça ajuda no serviço de Atendimento ou solicite uma formação pelo e-mail biblioteca@mail.uma.pt.
  • 10. Como posso reservar um documento emprestado?
    1. A quaisquer utilizadores é permitida reserva presencial e/ou online de recursos de informação para empréstimo domiciliário dos recursos que se encontrem requisitados.

    2. Ao efetuar uma pesquisa se verificar que o documento está requisitado poderá efetuar reserva do referido documento. Para tal tem duas hipóteses:

    A) Se tiver previamente acedido ao BibUMa com as suas credencias de acesso (nº de aluno e password do infoalunos), pode automaticamente RESERVAR a obra;

    B) Caso esteja a efetuar a pesquisa de forma anonima, deverá aceder à sua conta no BibUMa, clicando no canto superior direito em: “ENTRE NA SUA CONTA”, e terá de efetuar nova pesquisa (pois o programa não assume a pesquisa anónima, e de seguida efetuar a RESERVA da obra pretendida

    Se tiver dificuldades peça ajuda no serviço de Atendimento ou solicite uma formação pelo e-mail biblioteca@mail.uma.pt.
  • 12. Quais são os recursos bibliográficos que se encontram excluídos do empréstimo domiciliário?
    1º Todos os recursos de informação antes do seu tratamento biblioteconómico;

    2º As obras de referência (dicionários; enciclopédias);

    3º As publicações periódicas (revistas);

    4º Os recursos de informação que, enquanto objeto de estudo intensivo, foram justificados pelo docente da unidade curricular e que são devidamente identificados com um círculo vermelho nas lombadas;

    5º O Material Não Livro: todos os CD, DVD, incluindo as Dissertações de mestrado, Teses de doutoramento e material acompanhante. No entanto, estes recursos podem ser consultados na Sala de Leitura, expecto as Dissertações e Teses que se encontrem com acesso restrito;

    6º As obras que, pelo seu índice de utilização, pela sua raridade ou pelo seu valor, não devem sair da Biblioteca, e que estão devidamente assinaladas com um círculo vermelho.
  • 14. Como aceder à informação científica em suporte digital?
    A informação científica digital disponível para o utilizador da biblioteca da UMa, está alojada nas seguintes bases de dados:

    1ª B-on: Biblioteca do conhecimento online https://www.b-on.pt/

    2ª Repositório da Universidade da Madeira, o DigitUMa. https://digituma.uma.pt/

    3ª Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal, o RCAAP https://www.rcaap.pt/

    4ª Repositório de acesso aberto europeu, o Openaire https://explore.openaire.eu/search/find/publications

    5ª.Pode encontrar informação no Google académico https://scholar.google.pt/

    Para pesquisar utilize as técnicas de pesquisa da pergunta nº 7.

    Na b-on pode usar a língua inglesa

    Se tiver dificuldades peça ajuda no serviço de Atendimento ou solicite uma formação pelo e-mail: antonio.freitas@staff.uma.pt .
  • 16. Como configurar a internet wireless?
    A configuração da Internet é da Responsabilidade dos serviços de informática. Para tal o utilizador deverá dirigir-se ao respetivo serviço, no piso 0, para proceder à configuração da rede WIRELESS.
  • 18. Como aceder à B-On fora da UMa?
    Os procedimentos para o acesso à B-ON a partir do exterior, estão disponíveis no site de helpdesk
    em https://helpdesk.uma.pt/wifi/como-configurar-a-proxy-da-uma-acesso-b-on

    Para mais informações dirija-se ao Serviço de Informática, piso 0.
  • 20. Posso dar explicações (aulas de esclarecimento curricular) na sala de leitura?
    Não, não pode. É proibido usar o espaço físico da sala de leitura para fins financeiros privados.
  • 22. Posso beber café ou um achocolatado na Biblioteca enquanto estudo?
    Não, não pode, só é tolerada a bebida de água. Caso pretenda tomar uma bebida que não seja água, faça uma breve pausa no seu estudo e dirija-se ao exterior da Biblioteca.
  • 24. Quem é o responsável por algo que me possa ser furtado na biblioteca?
    Os pertences dos utilizadores estão sempre à sua guarda e responsabilidade.

    Os utilizadores em caso algum deverão deixar artigos (com valor ou sem valor) na sala em caso de sua ausência

    A biblioteca não se responsabiliza por qualquer roubo ou furto dos pertences dos utilizadores.
  • Qual é o horário de funcionamento da Biblioteca?
    Período Letivo:
    Segunda a sexta-feira: 09h00 às 19h00*
    Sábado: 09h00 ás 13h00*
    Domingo e feriado: encerrada

    Período de Férias e Pausas Letivas:
    Segunda a sexta-feira: 09h00 às 12h30* e das 14h00 às 17h30*
    Sábado: encerrada

    NOTA: * O serviço de atendimento termina 10 minutos antes do encerramento da Biblioteca.
  • Quem pode utilizar a biblioteca?
    São utilizadores da Biblioteca todos os membros da comunidade académica, tais como:
    - Docentes;
    - Investigadores;
    - Discentes;
    - Funcionários
    - Utilizadores externos à comunidade académica, desde que devidamente inscritos na Biblioteca.
  • Como me inscrevo como utilizador da Biblioteca?
    Inscrição do discente:
    - A inscrição do utilizador discente é realizada automaticamente, por via da base de dados da Unidade de Assuntos Académicos

    Inscrição do docente:
    - A inscrição do utilizador docente é automática através da informação obtida informaticamente junto da Unidade de Recursos Humanos.

    Inscrição do funcionário:
    - A inscrição do utilizador funcionário é automática através da informação obtida informaticamente junto da Unidade de Recursos Humanos.

    Inscrição do utilizador externo:
    A inscrição do utilizador externo é processada pelos Serviços da Biblioteca.
  • Quem pode requisitar livros?
    Todos os membros da comunidade académica, tais como:
    - Docentes;
    - Investigadores;
    - Discentes;
    - Funcionários.

    O utilizador externo não pode requisitar livros, mas pode consultá-los na sala de leitura.
  • Como encontrar um livro na Sala de Leitura?
    Tem duas formas de encontrar um livro ou uma revista na Sala de Leitura:

    1ª Nas estantes cujos livros e revistas estão arrumados em regime de livre acesso.

    2ª Através de uma pesquisa no catálogo da Biblioteca, o BibUMa.

    Para a pesquisa aconselha-se que leia a resposta à pergunta nº 7.
    Se tiver dificuldades peça ajuda no serviço de Atendimento ou solicite uma formação pelo e-mail: biblioteca@mail.uma.pt.
  • Como pesquisar no Catálogo da Biblioteca?
    Siga o processo que se segue:

    1º Entre no catálogo através do link http://bibuma.uma.pt/ ou aceda via site da UMa à biblioteca, e pesquise por BbUMA.

    2º. Por defeito o Catálogo assume a” pesquisa simples”;

    3º Poderá selecionar a “pesquisa avançada” para uma pesquisa mais específica e completa. Utilize vários termos de pesquisa e recorra se necessário (ver pergunta e resposta nº 7) aos operadores booleanos (e, ou, não);

    4º Nos resultados apresentados deverá escrever a cota e dirigir-se à estante/prateleira respetiva para tirar o livro.

    Aconselha-se que leia a resposta à pergunta nº 7.
  • Quais são as técnicas utilizadas para pesquisar em todas as bases de dados e no catálogo que a biblioteca oferece?
    Para pesquisar comece por usar as seguintes técnicas:

    A) Pesquisa simples:

    Autor:
    Exemplo: Lopes, José

    Titulo (coloque o título de um livro, de um capitulo de um livro, de um artigo científico):
    Exemplo: A etnografia ao serviço do curriculum

    Assunto: selecione o seu assunto de forma clara e específica
    Exemplo: Floresta Laurissilva


    B) Pesquisa avançada

    Faça uso dos operadores booleanos: E, Ou, Não.

    Operador: E
    O operador booleano "E" restringe os resultados da pesquisa.
    Exemplo: Floresta E Laurissilva
    Fornece todos os documentos existentes na base que mostrem ambos os termos utilizados.


    Operador: Ou
    O operador booleano "OU" alarga os resultados da pesquisa.
    Exemplo: Laurissilva OU Amazónia.
    Fornece toda a informação sobre a Laurissilva e a Amazónia


    Operador: Não
    O operador booleano "NÃO" excluiu informação.
    Exemplo: Floresta NÃO Laurissilva.
    Fornece informação sobre Floresta mas não sobre a laurissilva


    Se tiver dificuldades peça ajuda no serviço de Atendimento ou solicite uma formação pelo e-mail biblioteca@mail.uma.pt.
  • Como faço para requisitar uma obra?
    O utilizador deverá deslocar-se à estante retirar a obra e apresentar na receção da Sala da Leitura. Para a pesquisa aconselha-se que leia a resposta à pergunta nº 7

    Para requisitar uma obra deverá apresentar no serviço de Atendimento da Biblioteca o Cartão de Estudante ou o Cartão do Cidadão ou ainda o Cartão de Associado da Associação Académica (desde que este tenha foto e o número de aluno).

    Se tiver dificuldades peça ajuda no serviço de Atendimento ou solicite uma formação pelo e-mail biblioteca@mail.uma.pt.
  • Empréstimo domiciliário. Quais os prazos e número de documentos que pode requisitar?
    De acordo com o tipo de utilizador o número de documentos e prazo de empréstimo domiciliário obedecem ao que se segue:

    - Estudante da UMa do 1º ciclo e CTeSP: 4 dias, 4 documentos
    - Estudante da UMa do 2º ciclo: 15 dias, 6 documentos
    - Estudante da UMa do 3º ciclo: 15 dias, 9 documentos
    - Docente da UMa: 30 dias, 15 documentos
    - Investigador da UMa: 30 dias, 15 documentos
    - Funcionário da UMa: 4 dias, 4 documentos
    - Utilizador (da UMa) com necessidades educativas especiais: 10 dias, 5 documentos
    - Estagiário da UMa (complementos de formação/profissionalização em serviço/Estagiários do 1º ciclo de Enfermagem): 7 dias, 4 documentos
    - Antigo Membro da UMa: 4 dias, 4 documentos
    - Utilizador protocolo: 4 dias, 4 documentos
    - Deslocado (para docentes da UMa): 3 anos, sem limite de documentos
    - Empréstimo interbibliotecas: 20 dias, sem limite de documentos
    - Empréstimo Permanente(para docentes da UMa): 365 dias, sem limite de documentos
    - Utilizador externo: 0 dias, Só para consulta na Sala de leitura

    Outras informações úteis sobre os empréstimos:

    1. Logo que um recurso de informação deixe de ser necessário ao utilizador, deverá ser devolvido sem aguardar que o prazo de empréstimo expire.

    2. É proibida a cedência do item requisitado a terceiros, seja qual for o motivo invocado.

    3. Não é permitida a requisição de novos recursos de informação a qualquer utilizador que não tenha regularizado a sua situação em relação a empréstimos anteriores.

    4. O empréstimo é confidencial não podendo a Biblioteca revelar o nome do utilizador.
  • Como posso reservar um documento emprestado?
    1. A quaisquer utilizadores é permitida reserva presencial e/ou online de recursos de informação para empréstimo domiciliário dos recursos que se encontrem requisitados.

    2. Ao efetuar uma pesquisa se verificar que o documento está requisitado poderá efetuar reserva do referido documento. Para tal tem duas hipóteses:

    A) Se tiver previamente acedido ao BibUMa com as suas credencias de acesso (nº de aluno e password do infoalunos), pode automaticamente RESERVAR a obra;

    B) Caso esteja a efetuar a pesquisa de forma anonima, deverá aceder à sua conta no BibUMa, clicando no canto superior direito em: “ENTRE NA SUA CONTA”, e terá de efetuar nova pesquisa (pois o programa não assume a pesquisa anónima, e de seguida efetuar a RESERVA da obra pretendida

    Se tiver dificuldades peça ajuda no serviço de Atendimento ou solicite uma formação pelo e-mail biblioteca@mail.uma.pt.
  • Como posso renovar o empréstimo de documento(s)?
    1. A quaisquer utilizadores é permitida a renovação presencial ou online de recursos documentais.

    2. O utilizador que pretenda renovar um empréstimo presencial, no Serviço de Atendimento da Biblioteca, deve fazê-lo acompanhado da sua identificação e do recurso de informação emprestado.

    3. Para a renovação online deverá aceder ao site ( http://bibuma.uma.pt/ ) e autenticar-se com as suas credenciais de acesso ao catálogo (as mesmas do infoalunos/sidoc) .
    Também poderá renovar o empréstimo acedendo ao BibUMa através do link que é enviado no email de cortesia a informar do aproximar do términus do prazo de empréstimo.

    4. Ainda pode renovar respondendo ao email de cortesia/aviso ou telefonar.
    No rodapé do email de cortesia /aviso tem toda a informação necessária para a renovação.
    Tenha em atenção de que o email utilizado é o email institucional da UMa.

    5. O utilizador poderá beneficiar da renovação por um prazo igual de acordo com o seu tipo de utilizador, desde que daí não resulte quaisquer inconvenientes para os outros utilizadores.

    6. Só são permitidas três renovações consecutivas e automáticas
  • Quais são os recursos bibliográficos que se encontram excluídos do empréstimo domiciliário?
    1º Todos os recursos de informação antes do seu tratamento biblioteconómico;

    2º As obras de referência (dicionários; enciclopédias);

    3º As publicações periódicas (revistas);

    4º Os recursos de informação que, enquanto objeto de estudo intensivo, foram justificados pelo docente da unidade curricular e que são devidamente identificados com um círculo vermelho nas lombadas;

    5º O Material Não Livro: todos os CD, DVD, incluindo as Dissertações de mestrado, Teses de doutoramento e material acompanhante. No entanto, estes recursos podem ser consultados na Sala de Leitura, expecto as Dissertações e Teses que se encontrem com acesso restrito;

    6º As obras que, pelo seu índice de utilização, pela sua raridade ou pelo seu valor, não devem sair da Biblioteca, e que estão devidamente assinaladas com um círculo vermelho.
  • Como posso solicitar o empréstimo de livros, de capítulos científicos de revistas e capítulos de livros a outras bibliotecas?
    A obtenção de monografias, artigos científicos de revistas ou capítulos de livros científicos a outras bibliotecas faz-se através do Empréstimo Inter-bibliotecas (EIB).

    Existem duas modalidades de EIB:

    1º. De outras bibliotecas (nacionais e estrangeiras) para Biblioteca da UMa;

    2º. Da Biblioteca da UMa para outras bibliotecas (nacionais e estrangeiras).

    O processo de EIB tem custos (de empréstimo e de correio).

    O pedido de EIB é desenvolvido pela Biblioteca. Basta enviar um e-mail para antonio.freitas@staff.uma.pt com os seguintes dados informativos:

    1º Referência bibliográfica completa do item que pretende solicitar

    Exemplo de uma referência bibliográfica (Livro):

    Exemplo de uma referência para solicitar um número de revista:

    Islenha. Funchal : Direcção Regional dos Assuntos Culturais, [1987]. Jan.-Mar. 1988, nº 2. ISSN. Outras informações

    Exemplo de uma referência para solicitar um artigo de uma revista cientifica

    KEIRSTEAD, Carol – Lowell looks for answers. Equity and Choice. Boston. ISSN 0882-2863. Vol.3, nº 2 (1987), p. 28-33.

    2º Identificação da biblioteca a solicitar o EIB (facultativo);

    3º O seu contacto correto de endereço eletrónico ou telefónico; 4º Envio dos dados informativos para o e-mail: antonio.freitas@staff.uma.pt

    De seguida, receberá e-mail conteúdo a informação concreta sobre a solicitação.
  • Como aceder à informação científica em suporte digital?
    A informação científica digital disponível para o utilizador da biblioteca da UMa, está alojada nas seguintes bases de dados:

    1ª B-on: Biblioteca do conhecimento online https://www.b-on.pt/

    2ª Repositório da Universidade da Madeira, o DigitUMa. https://digituma.uma.pt/

    3ª Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal, o RCAAP https://www.rcaap.pt/

    4ª Repositório de acesso aberto europeu, o Openaire https://explore.openaire.eu/search/find/publications

    5ª.Pode encontrar informação no Google académico https://scholar.google.pt/

    Para pesquisar utilize as técnicas de pesquisa da pergunta nº 7.

    Na b-on pode usar a língua inglesa

    Se tiver dificuldades peça ajuda no serviço de Atendimento ou solicite uma formação pelo e-mail: antonio.freitas@staff.uma.pt .
  • Como encontrar dissertações de mestrado e teses de doutoramento?
    As dissertações de mestrado e teses de doutoramento defendidas na Universidade da Madeira podem ser pesquisadas em vários espaços digitais:

    1º No catálogo da Biblioteca, o BibUMa, através do link: http://bibuma.uma.pt/

    2º No repositório institucional da UMa,o DigitUMa, através do link https://digituma.uma.pt/

    3º No Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal, o RCAAP, através do link https://www.rcaap.pt/

    Para pesquisar utilize as técnicas de pesquisa da pergunta nº 7.
  • Como configurar a internet wireless?
    A configuração da Internet é da Responsabilidade dos serviços de informática. Para tal o utilizador deverá dirigir-se ao respetivo serviço, no piso 0, para proceder à configuração da rede WIRELESS.
  • Como posso aceder a informação científica em texto integral fora da UMa?
    No catálogo da UMa, BibUMa:

    Se for docente, discente ou funcionário da Universidade da Madeira basta seguir os seguintes passos:

    A) Para a BibUMa qualquer utilizador e em qualquer local, ao efetuar uma pesquisa e encontrar informação que seja do seu interesse, então deverá clicar sobre o título da mesma;

    B) De seguida, será aberta uma nova caixa de diálogo e nesta encontrará a informação “Recursos em linha: O texto integral “, então o respetivo recurso está on-line e deverá clicar na respetiva ligação para aceder.

    Se não pertencer aos quadros da UMa só pode aceder livremente aos seguintes sítios web

    1º Catálogo da UMa (BibUMa);

    2º Repositório institucional da Universidade da Madeira (DigtUMa);

    3º Repositório científico de acesso aberto de Portugal (RCAAP).
  • Como aceder à B-On fora da UMa?
    Os procedimentos para o acesso à B-ON a partir do exterior, estão disponíveis no site de helpdesk
    em https://helpdesk.uma.pt/wifi/como-configurar-a-proxy-da-uma-acesso-b-on

    Para mais informações dirija-se ao Serviço de Informática, piso 0.
  • Posso fazer trabalhos de grupo na biblioteca?
    Não, não pode. Para o efeito utilize as salas de estudo distribuídas pelo edifício do campus da Penteada
  • Posso dar explicações (aulas de esclarecimento curricular) na sala de leitura?
    Não, não pode. É proibido usar o espaço físico da sala de leitura para fins financeiros privados.
  • Posso comer na sala de leitura?
    Não, não pode. Os alimentos podem danificar os livros da Biblioteca. Além de que o seu consumo pode desconcentrar a atenção e o estudo de outros utilizadores. Na Universidade existem locais adequados para poder se alimentar.
  • Posso beber café ou um achocolatado na Biblioteca enquanto estudo?
    Não, não pode, só é tolerada a bebida de água. Caso pretenda tomar uma bebida que não seja água, faça uma breve pausa no seu estudo e dirija-se ao exterior da Biblioteca.
  • Posso reservar um espaço para estudar na Biblioteca?
    Não, não pode. Os espaços são ocupados pela preferência de cada utilizador. E se abandonar o espaço de estudo por mais de 20 minutos na hora de almoço, esse espaço poderá ser ocupado por outro utilizador. A biblioteca não se responsabiliza pelos bens deixados pelos utilizadores durante as ausências.
  • Quem é o responsável por algo que me possa ser furtado na biblioteca?
    Os pertences dos utilizadores estão sempre à sua guarda e responsabilidade.

    Os utilizadores em caso algum deverão deixar artigos (com valor ou sem valor) na sala em caso de sua ausência

    A biblioteca não se responsabiliza por qualquer roubo ou furto dos pertences dos utilizadores.
  • Posso ouvir música ou ver vídeos na biblioteca?
    Não, não pode. A biblioteca é zona de estudo, e como tal não deverá tomar atitudes que prejudiquem o estudo e a concentração de outros utilizadores. Em caso de visualização de vídeos por motivos de estudo, este deverá ser feito sempre com recursos a auriculares e com som baixo o suficiente de modo a não ser audível a outros utilizadores.

Publicações científicas da UMa

Horário

Período Letivo:
Segunda a sexta-feira: 09h00 às 19h00
Sábado: 09h00 ás 13h00
Domingo e feriado: encerrada

Período de Férias e Pausas Letivas:
Segunda a sexta-feira: 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Sábado: encerrada

O serviço de atendimento termina 10 minutos antes do encerramento da Biblioteca.

Localização

Campus Universitário da Penteada
9020-105 Funchal - Portugal