Entrada Destaque rapid 13 de novembro

rapid 13 de novembro

E-mail Print PDF
There are no translations available.


alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 13 de novembro de 2019.

35 milhões de euros em ajuda humanitária para a região africana do Sael
O aumento do número de conflitos e a sua propagação nos países de toda a região do Sael está a aumentar as tensões em comunidades que já são frágeis. Para ajudar os mais necessitados, a Comissão Europeia intensifica o seu apoio, com um montante adicional de 35 milhões de euros em ajuda humanitária. Este financiamento vai beneficiar organizações humanitárias no Burquina Faso, Chade, Mali, Mauritânia e Níger, a fim de promover o acesso a alimentos e serviços sociais básicos, como os cuidados de saúde, proteção e educação; ajudar os deslocados e as comunidades de acolhimento; bem como apoiar as organizações humanitárias, equipando-as para reagirem rapidamente a crises humanitárias repentinas. A UE é dos maiores doadores de ajuda humanitária ao Sael. Com o atual financiamento anunciado, a contribuição total da UE para o Sael em 2019 eleva-se a mais de 187 milhões de euros.
(Desenvolvimento em ip_19_6234)

Europa da Defesa: Portugal participa em três dos 13 novos projetos da Cooperação Estruturada Permanente
A Comissão Europeia congratula-se com a adoção pelos Estados-Membros participantes de 13 novos projetos no contexto da Cooperação Estruturada Permanente (CEP). A Cooperação Estruturada Permanente visa tornar a defesa europeia mais eficaz através do reforço da cooperação entre os Estados-Membros, ligando as suas forças através de uma maior interoperabilidade e reforçando a competitividade industrial. Esta forma de cooperação complementa o Fundo Europeu de Defesa, outro pilar da União Europeia da Defesa. Ontem, a alta representante/vice-presidente Federica Mogherini, o vice-presidente Jyrki Katainen e a comissária El?bieta Bie?kowska participaram com os ministros europeus no Conselho dos Negócios Estrangeiros (Defesa) para debater questões de segurança e defesa, em especial a Cooperação Estruturada Permanente.
(Desenvolvimento em mex_19_6277)

Produção industrial aumentou 0,1 % na área do euro e 0,2 % na UE, e diminuiu 2,3 % em Portugal, valores de setembro de 2019 em comparação com o mês anterior
Em setembro de 2019, em comparação com agosto de 2019, a produção industrial ajustada sazonalmente aumentou 0,1 % na área do euro e 0,2 % na UE, tendo diminuído 2,3 % em Portugal, segundo as estimativas do Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia. Em agosto de 2019, a produção industrial aumentou 0,4 % na área do euro, permaneceu estável na UE e diminuiu 2,4 % em Portugal. Em setembro de 2019, em comparação com setembro de 2018, a produção industrial diminuiu 1,7 % na área do euro, 1,2 % na UE e 5,0 % em Portugal.
(Desenvolvimento neste sítio Web)