Entrada Destaque rapid 9 de setembro

rapid 9 de setembro

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

Comunicado de imprensa

9 de setembro de 2019.

Prossegue a formação da Comissão von der Leyen
A presidente eleita Ursula von der Leyen deu o seu acordo ao projeto de lista de comissários indigitados, apresentado pelo Conselho da União Europeia, na sequência da série de entrevistas formais efetuadas nas últimas semanas pela presidente eleita com cada um dos candidatos e candidatas a comissários sugeridos pelos Estados-Membros. O Conselho da União Europeia deverá agora adotar esta lista e publicá-la no Jornal Oficial da União Europeia. Amanhã, a presidente eleita anunciará a distribuição das pastas e a forma como tenciona organizar o trabalho da próxima Comissão Europeia.
(Desenvolvimento em IP-19-5537)

Sistema europeu de navegação por satélite Galileo atinge mil milhões de utilizadores de smartphones
O sistema europeu de navegação por satélite Galileo vai atingir amanhã os mil milhões de utilizadores de smartphones em todo o mundo. Este marco importante coincide com o 15.º aniversário da Agência do Sistema Global de Navegação por Satélite Europeu (GSA), o principal parceiro da Comissão na exploração do sistema Galileo.
(Desenvolvimento em IP-19-5529)

UE apoia desenvolvimento inclusivo e sustentável no Laos com dois novos programas no valor de 55 milhões de euros
Na sua primeira visita oficial à República Democrática Popular do Laos, o comissário europeu responsável pela Cooperação Internacional e Desenvolvimento, Neven Mimica, reiterou o compromisso da UE de trabalhar com o Governo do país para apoiar o desenvolvimento sustentável, especialmente nas zonas rurais. Nessa ocasião, o Comissário Neven Mimica também lançou dois novos programas sobre alimentação (50 milhões de euros) e crescimento sustentável de pequenas e médias empresas (5 milhões de euros).
(Desenvolvimento em IP-19-5535)

Comissão Europeia propõe 500 milhões de euros de assistência macrofinanceira à Jordânia
A Comissão Europeia adotou uma proposta para um novo programa de assistência macrofinanceira (AMF) à Jordânia no valor máximo de 500 milhões de euros. A assistência financeira proposta visa apoiar o ambicioso programa de reformas da Jordânia, promovendo o emprego, o crescimento e o investimento em benefício do povo da Jordânia. O novo programa basear-se-ia nos dois anteriores programas de AMF através dos quais a UE contribuiu, desde 2011, com um total de 380 milhões de euros a favor a Jordânia.
(Desenvolvimento em MEX-19-5541)

Cinco filmes apoiados pela UE premiados no Festival de Cinema de Veneza
Cinco filmes apoiados pelo programa MEDIA — o programa da UE de apoio à indústria cinematográfica e audiovisual europeia — receberam prémios na 76.º Mostra de Veneza. O Leão de Prata de melhor realizador foi atribuído a Roy Andersson por «About Endlessness» (Suécia, Alemanha, Noruega). A «Taça Volpi» para a melhor interpretação masculina foi atribuída a Luca Marinelli pelo seu papel em «Martin Eden» (Itália, França). Na secção «Orizzonti», dedicada às tendências mais recentes do cinema internacional, os filmes apoiados pela União Europeia receberam dois prémios: melhor realizador para Théo Court por «Blanco en blanco» (Espanha, Chile, França, Alemanha) e melhor atriz para Marta Nieto pelo papel no filme «Madre» (Espanha, França). O prémio Luigi de Laurentiis foi atribuído a Amjad Abu Alala pelo seu primeiro filme «You Will Die at 20». Este ano concorreram no festival 12 filmes apoiados pela UE.
(Desenvolvimento em MEX-19-5541)