Entrada Destaque CDE: Rapid 4 de dezembro

CDE: Rapid 4 de dezembro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF


alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 4 de dezembro de 2018.

Comissão insta os líderes a permitirem a adoção de um acordo sobre um orçamento da UE moderno, equilibrado e justo numa perspetiva de futuro
Antes da reunião do Conselho Europeu de 13 e 14 de dezembro de 2018, a Comissão está a fazer um balanço dos progressos encorajadores realizados até à data a nível das negociações do próximo orçamento de longo prazo da UE e insta os líderes a manterem a dinâmica. A reunião do Conselho Europeu de 13 e 14 de dezembro constitui um momento crucial para consolidar os bons progressos já realizados e proporcionar orientações quanto às principais características do futuro quadro. O objetivo da comunicação de hoje é facilitar os debates entre os líderes.
(Desenvolvimento em IP-18-6631)

Breda ganha prémio Cidade Acessível 2019 por se tornar mais acessível aos cidadãos com deficiência
O prémio Cidade Acessível 2019 é atribuído à cidade de Breda, nos Países Baixos, que não cessou de introduzir melhorias para facilitar a vida das pessoas com deficiência. O Prémio Cidade Acessível foi entregue esta manhã, na cerimónia realizada em Bruxelas. Breda é uma fonte de inspiração para as cidades europeias e de fora da Europa, que enfrentam desafios semelhantes.
(Desenvolvimento em IP-18-6630)

UE intensifica a assistência às vítimas da crise na Venezuela
A Comissão Europeia atribuiu um montante adicional de 20 milhões de euros para dar resposta às necessidades urgentes das pessoas afetadas pela crise socioeconómica na Venezuela. Este montante vem juntar-se aos 35 milhões de euros de ajuda de emergência e ajuda ao desenvolvimento para as populações do país e da região, anunciados em junho passado.
(Desenvolvimento em IP-18-6645)

Ministros dos Transportes acordam em melhorar consideravelmente as condições de trabalho tanto dos condutores de camiões como dos operadores.
O Conselho dos Transportes chegou ontem a uma série de importantes acordos políticos. Em especial, os Ministros dos Transportes chegaram a uma abordagem comum geral sobre o Pacote de Mobilidade I, que inclui uma série de importantes reformas sociais para o setor rodoviário e é um dossiê emblemático da Comissão Juncker. A Comissária Violeta Bulc representou a Comissão nestas negociações bem-sucedidas que se prolongaram até ao início desta manhã. As medidas irão pôr termo a certas práticas inaceitáveis no setor e melhorar as condições de trabalho e de repouso dos condutores.
(Desenvolvimento em MEMO-18-6657)

Conselho das Telecomunicações adota uma abordagem geral parcial sobre o programa Europa Digital e confirma as novas regras das telecomunicações da UE
Os Ministros da UE no Conselho das Telecomunicações adotaram hoje uma abordagem geral parcial sobre o programa Europa Digital. Com base na Estratégia para o Mercado Único Digital, lançada em maio de 2015, e nos resultados alcançados ao longo dos últimos anos, a Comissão Europeia propôs, em junho de 2018, a criação do primeiro Programa Europa Digital e investir 9,2 mil milhões de euros nas tecnologias digitais de amanhã, no âmbito do próximo orçamento de longo prazo da UE para 2021-2027.