Entrada Destaque CDE: Rapid 5 de novembro

CDE: Rapid 5 de novembro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 5 de novembro de 2018.

WiFi4EU: a partir de 7 de novembro, municípios da UE podem candidatar-se gratuitamente a pontos de acesso Wi-Fi em espaços públicos
No dia 7 de novembro de 2018, às 12h00 (Lisboa), a Comissão lança um convite à apresentação de candidaturas para o programa «WiFi4EU». O convite, aberto a municípios ou grupos de municípios da UE, estará aberto até às 16h00 (Lisboa) de 9 de novembro de 2018. Até 2020, serão disponibilizados 120 milhões de euros para um máximo de 8 000 municípios em toda a UE. A fim de processar um grande número de pedidos em toda a Europa, o processo de candidatura é simples e está totalmente em linha.
(Mais informações neste sítio Web, nesta ficha informativa e neste vídeo).

UE apoia Itália na sequência de inundações mortais
O Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da Comissão Europeia tem estado em contacto permanente com as autoridades italianas para oferecer apoio da UE dadas as grandes inundações que afetaram muitas partes do país. O serviço de cartografia por satélite Copernicus da UE foi ativado, a pedido das autoridades nacionais, para as zonas afetadas da Sicília e de Veneto. Hoje, em Bruxelas, o Comissário Christos Stylianides reúne com Agostino Miozzo, Diretor do gabinete de promoção e integração do serviço nacional do Departamento de Proteção Civil italiano, para debater a situação de emergência em Itália.

Reuniões do Eurogrupo e do ECOFIN, 5 e 6 de novembro de 2018
O Vice-Presidente Dombrovskis e o Comissário Pierre Moscovici representam a Comissão Europeia na reunião do Eurogrupo de hoje. A reunião do Eurogrupo debate a avaliação em curso dos projetos de planos orçamentais dos Estados-Membros da área do euro para 2019, incluindo o parecer emitido pela Comissão Europeia sobre o projeto de plano orçamental da Itália. O Eurogrupo será informado sobre as atividades recentes do Conselho de Supervisão do BCE e do Conselho Único de Resolução pelo Presidente da Comissão de Supervisão do Banco Central Europeu, Danièle Nouy, e pelo Presidente do Conselho Único de Resolução, Elke König. O Eurogrupo continuará, então, num formato inclusivo, a debater o ponto da situação dos trabalhos em curso sobre o aprofundamento da União Económica e Monetária (UEM).

Comissária Malmström consulta sociedade civil na reunião do grupo consultivo
A Comissária responsável pelo Comércio, Cecilia Malmström, participa esta tarde na quinta reunião do Grupo de Peritos para os Acordos Comerciais da UE. A Comissária Malmström debate o estado do comércio da UE e os desafios que se avizinham com especialistas em matéria de política comercial de 28 organizações representantes de vários setores industriais, incluindo PME, sindicatos, consumidores e grupos ambientais. O grupo foi criado em setembro de 2017 para reforçar o compromisso da Comissão Europeia em matéria de política comercial, com a participação de todas as partes interessadas e de representantes da sociedade civil.
(Mais informações neste sítio Web)