Entrada

CDE: Rapid 8 de março

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 8 de março de 2018

  • FinTech: Comissão adota medidas para um mercado financeiro mais competitivo e inovador
    A Comissão Europeia revela hoje um Plano de Ação sobre a forma de tirar partido das oportunidades geradas na área dos serviços financeiros (FinTech) pela inovação tecnológica. A Europa deve tornar-se uma plataforma mundial para a FinTech, com empresas e investidores da UE capazes de tirar partido das vantagens oferecidas pelo Mercado Único neste setor em rápida evolução. Como primeiro grande objetivo, a Comissão está também a propor novas regras que apoiarão as plataformas de financiamento coletivo («crowdfounding») a crescerem no Mercado Único da UE.
    (Desenvolvimento em IP-18-1403, em MEMO-18-1423 e em MEMO-18-1406)
  • Finanças sustentáveis: Plano de Ação da Comissão para uma economia mais verde e mais limpa
    A Comissão Europeia revela hoje a sua estratégia para um sistema financeiro que apoie a agenda da UE para o clima e o desenvolvimento sustentável. Como o nosso planeta enfrenta cada vez mais as imprevisíveis consequências das alterações climáticas e da escassez de recursos, é necessário tomar medidas urgentes para nos adaptarmos a um modelo mais sustentável. São anualmente necessários cerca de 180 mil milhões de EUR de investimentos adicionais para atingir as metas da União para 2030 acordadas em Paris, incluindo uma redução de 40 % nas emissões de gases com efeito de estufa. É por esta razão que, com base nas recomendações formuladas pelo Grupo de Peritos de Alto Nível sobre Financiamento Sustentável, a Comissão apresenta hoje um roteiro para reforçar o papel do financiamento na consecução de uma economia com bom desempenho e que contemple também objetivos ambientais e sociais.
    (Desenvolvimento em IP-18-1404 e em MEMO-18-1424)
  • Dia Internacional da Mulher 2018: A autonomia das mulheres é importante para o futuro da Europa
    A Comissão assinala o Dia Internacional da Mulher com a publicação do seu relatório de 2018 sobre a igualdade entre homens e mulheres, bem como com a apresentação de um relatório sobre as mulheres e as tecnologias. Contudo, ainda temos pela frente um longo caminho a percorrer. A Comissão adotou medidas para suscitar a mudança. Apresentou uma proposta que visa melhorar o equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar das famílias que trabalham, um Plano de Ação para combater as disparidades salariais entre homens e mulheres e apelou a que seja posto termo à violência contra as mulheres através de ações de financiamento e de sensibilização.
    (Desenvolvimento em IP-18-1507)
  • Eurobarómetro revela reforço de uma perspetiva mais positiva da UE em Portugal
    Foi publicado o mais recente relatório sobre a opinião pública em Portugal relativamente à União Europeia, extraído do Eurobarómetro n.º 88 (trabalhos de campo realizados entre os dias 5 e 12 de novembro de 2017). Embora persista algum pessimismo relativamente à situação da economia, confirma-se a evolução positiva na opinião pública nacional dos últimos três anos. O desemprego continua a ser a principal preocupação ao nível nacional para os Portugueses, seguido pela saúde e apoios sociais. A situação económica surge como terceira preocupação.
    (Mais informações e o relatório completo neste sítio Web)