Entrada

CDE: Rapid 2 de fevereiro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Lisboa, 2 de fevereiro de 2018

 

  • Consulta pública sobre a formação em direito da UE dos profissionais de justiça

A Comissão Europeia lança hoje uma consulta pública para avaliar a estratégia em matéria de formação judiciária em direito da UE e para preparar a nova estratégia abrangendo o período 2019-2025 até ao mês de outubro. Um dos objetivos da estratégia atual visa garantir que metade de todos os atores do sistema judicial da União Europeia – cerca de 700 000 pessoas – participa, pelo menos, numa formação até 2020. Este objetivo será alcançado já este ano, dois anos antes do prazo estabelecido. Todavia, esta formação pode ainda ser melhorada, como se pode ver no relatório sobre a formação judicial de 2017.

 

  • Aluna de Vila Nova de Gaia vence, em Portugal, concurso Juvenes Translatores

Estão de parabéns os 28 alunos que ganharam a edição de 2017-2018 do concurso de tradução Juvenes Translatores. Os 28 vencedores estarão em Bruxelas, no próximo dia 10 de abril, para receber o prémio que distingue a melhor tradução de cada país das mãos do Comissário Günther H. Oettinger, responsável pelo Orçamento e Recursos Humanos. Em Portugal, a vencedora foi Catarina Rodrigues, do Colégio Internato dos Carvalhos, Pedroso - Carvalhos – Vila Nova de Gaia, que efetuou o que foi considerada como a melhor tradução a concurso nesta edição. A aluna traduziu da língua inglesa para Português um texto que, nesta edição do Juvenes Translatores, versava sobre os 60 anos da União Europeia.

(Desenvolvimento em IP-18-543 e neste sítio Web)

 

  • Preços da produção industrial sobem 0,2 % na área do euro e 0,1 % na UE e em Portugal

Em dezembro de 2017 e em comparação com o mês anterior, os preços da produção industrial subiram 0,2 % na área do euro e 0,1 % na UE e em Portugal, segundo estimativas do Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia. Em novembro de 2017, estes preços tinham subido 0,6 % na área do euro, 0,7 % na UE e 0,1 % em Portugal. Em termos homólogos, ou seja em comparação com dezembro de 2016, os preços da produção industrial subiram 2,2 % na área do euro, 2,4 % na UE e 2,1 % em Portugal.

(Desenvolvimento em STAT-18-583)

 

Para mais informações sobre assuntos europeus:

http://ec.europa.eu/portugal