Entrada

CDE: Rapid 12 de janeiro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Lisboa, 12 de janeiro de 2018

 

  • Serviços de pagamento: consumidores beneficiam de pagamentos eletrónicos mais baratos, seguros e inovadores

Os consumidores europeus poderão tirar pleno partido do pagamento de bens e serviços em linha graças às novas regras que vão tornar estes pagamentos menos onerosos, mais fáceis e mais seguros. A Diretiva «Serviços de Pagamento» revista (DSP2), que será aplicável a partir de 13 de janeiro de 2018, visa modernizar os serviços de pagamento em benefício dos consumidores e das empresas, de forma a acompanhar o ritmo deste mercado em rápida evolução.

(Desenvolvimento em IP-18-141 e em MEMO-15-5793)

 

  • Promoção dos produtos agrícolas europeus: Comissão aumenta o financiamento

A Comissão concederá um financiamento adicional de 169 milhões de euros para a promoção dos produtos agrícolas da UE em todo o mundo — mais 27 milhões de euros do que em 2017. A Comissão Europeia lançou hoje os convites à apresentação de propostas para os programas de promoção dos produtos agrícolas europeus dentro e fora da UE. No total, estão disponíveis 169 milhões de euros para cofinanciar estes programas, contra 142 milhões em 2017. Os programas podem cobrir uma série de temas, desde campanhas gerais de sensibilização para uma alimentação saudável até setores de mercado específicos.

(Desenvolvimento em IP-18-101)

 

  • Próximas etapas contra notícias falsas: grupo de peritos de alto nível para combater a desinformação reúne pela primeira vez

Tal como anunciado em novembro de 2017, o Grupo de Peritos de Alto Nível nomeado para aconselhar a Comissão Europeia sobre a forma de combater a propagação de desinformação em linha reunir-se-á pela primeira vez na segunda-feira, 15 de janeiro de 2018. O Grupo de Peritos de Alto Nível irá contribuir para o desenvolvimento de uma estratégia da UE sobre a forma de combater este fenómeno, que será apresentada na primavera de 2018. Na sequência do convite à apresentação de candidaturas lançado pela Comissão em novembro último, os seus serviços receberam mais de 300 candidaturas para o grupo. Mandatada pelo Presidente Juncker, a Comissária Mariya Gabriel lançou a iniciativa em novembro de 2017, juntamente com uma consulta pública aberta até 23 de fevereiro.

 

  • Taxa de poupança das famílias estável em 12,0 % na área do euro

A taxa de poupança das famílias na área do euro foi de 12,0 % no terceiro trimestre de 2017, estável em comparação com o segundo trimestre desse mesmo ano. A taxa de investimento das famílias na área do euro foi de 8,8 % no terceiro trimestre de 2017, contra 8,7 % no trimestre anterior. Estes dados, em valores corrigidos de sazonalidade, são do Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia, e do Banco Central Europeu.

(Desenvolvimento em STAT-18-181)

 

  • Taxa de investimento das empresas na área do euro desce para 22,4 %

No terceiro trimestre de 2017, a taxa de investimento das empresas foi de 22,4 % na área do euro, contra 23,1 %, valor registado no trimestre anterior. A margem de lucro das empresas na área do euro foi de 41,4 % no mesmo trimestre, em comparação com 41,0 % no segundo trimestre de 2017. Estes dados, em valores corrigidos de sazonalidade, são do Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia, e do Banco Central Europeu.

(Desenvolvimento em STAT-18-182)

 

Para mais informações sobre assuntos europeus:

http://ec.europa.eu/portugal