Entrada Destaque CDE: Rapid 11 de janeiro

CDE: Rapid 11 de janeiro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF


alt

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Lisboa, 11 de janeiro de 2018

 

  • Comissão propõe-se investir 1 000 milhões de euros em supercomputadores europeus de craveira mundial

A Comissão Europeia apresentou hoje os seus planos para investir, em conjunto com os Estados-Membros, na construção de uma infraestrutura europeia de supercomputadores de craveira mundial. O tratamento de quantidades cada vez maiores de dados requer supercomputadores, que são valiosos para a sociedade em muitos domínios, desde os cuidados de saúde e as energias renováveis à segurança dos veículos e à cibersegurança. Os planos hoje apresentados são cruciais para a competitividade e a independência da UE na economia dos dados. Cada vez mais, a indústria e os cientistas europeus tratam os seus dados fora da UE, porque a capacidade de computação disponível na União não é suficiente para satisfazer as suas necessidades de cálculo. Esta falta de independência compromete a privacidade, a proteção dos dados, os segredos comerciais e a propriedade dos dados, em particular os das aplicações sensíveis.

(Desenvolvimento em IP-18-64)

 

  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: primeira reunião da plataforma multipartida de alto nível da Comissão

A plataforma multipartida de alto nível da Comissão sobre o seguimento a dar aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas na UE reuniu-se pela primeira vez na quarta-feira, 10 de janeiro. O lançamento desta plataforma reflete uma nova abordagem que reúne as partes interessadas para apoiar os trabalhos da Comissão. Representantes do meio académico, das organizações não governamentais (ONG), das empresas, da sociedade civil, do Comité Económico e Social Europeu e do Comité das Regiões Europeu reuniram-se para apoiar e aconselhar a Comissão sobre a concretização dos ODS a nível da UE. Organizações internacionais como o Banco Mundial, as Nações Unidas e a Rede Europeia de Desenvolvimento Sustentável (ESDN) participaram como observadores.

(Desenvolvimento em IP-18-82)

 

  • Comissão lança consulta pública sobre medidas para travar o declínio da população de abelhas e de outros polinizadores

A Comissão Europeia lança hoje uma consulta pública sobre uma iniciativa europeia sobre os polinizadores. Os polinizadores selvagens como, por exemplo, as abelhas, as borboletas e outros insetos polinizam muitas culturas e plantas selvagens, de modo a poderem dar frutos e sementes. Estima-se que o resultado anual da produção agrícola da UE diretamente atribuída aos polinizadores atinja 15 mil milhões de euros. Para lutar contra o declínio das populações de polinizadores, a Comissão procura desenvolver uma iniciativa europeia nesta matéria e apela a cientistas, agricultores, empresas, organizações ambientalistas, autoridades públicas e cidadãos a manifestarem a sua opinião. A Consulta pública está aberta até 5 de abril de 2018.

 

  • Produção industrial aumenta 1,0 % na área do euro, 0,9 % na UE e 0,8 % em Portugal

Em novembro de 2017, em comparação com o mês anterior e em valores corrigidos de sazonalidade, a produção industrial aumentou 1,0 % na área do euro, 0,9 % na UE e 0,8 % em Portugal, segundo as estimativas do Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia. Em outubro do ano passado, a produção industrial tinha aumentado 3,2 % na área do euro, 3,5 % na UE e diminuído 1,4 % em Portugal. Em termos homólogos, ou seja em comparação com o mês de novembro de 2016, a produção industrial registou um aumento de 3,2 % na área do euro, 3,5 % na UE e 3,1 % em Portugal.

(Desenvolvimento em STAT-18-143)

 

Para mais informações sobre assuntos europeus:

http://ec.europa.eu/portugal