Entrada

CDE: Rapid 13 de outubro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Lisboa, 13 de outubro de 2017

 

  • Plano de Investimento em Portugal: Évora inaugura fábrica de titânio Mecachrome

Após ter recebido o apoio do Plano de Investimento para a Europa, conhecido como Plano Juncker, a Mecachrome Aeronáutica inaugurou hoje em Évora a sua nova fábrica para a produção de peças em titânio para motores de aeronaves. No quadro de um financiamento ao abrigo do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, o Banco Europeu de Investimento concedeu ao grupo Mecachrome um empréstimo de 40 milhões de euros, que visa apoiar a modernização e expansão das suas capacidades de produção de componentes avançados para motores de aeronaves e aeroestruturas. O projeto permitirá criar 300 novos postos de trabalho em Portugal. Carlos Moedas, Comissário europeu responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, afirmou: « Com este empréstimo de 40 milhões de EUR, o Plano de Investimento para a Europa está mais uma vez a apoiar um projeto inovador em Portugal. Utilizando tecnologia de vanguarda, a nova fábrica ecológica de Évora criará 300 postos de trabalho permanentes em Portugal e será um dos principais fabricantes de peças em titânio para motores de aeronaves na Europa. Orgulho-me de que Portugal esteja a aproveitar ao máximo o Plano Juncker: dos 28 Estados-Membros, é agora o segundo país com o maior volume de investimento total mobilizado em relação ao PIB».

(Mais informações no sítio Web do Plano de Investimento)

 

  • Relatório da Comissão dá conta de um crescimento mais intenso dos salários e de maior rapidez na transição do desemprego para o mundo do trabalho

A Comissão publicou hoje o seu relatório anual sobre a evolução do mercado do trabalho e dos salários na Europa. A edição deste ano confirma as tendências positivas que se têm observado na UE. O emprego na UE ultrapassou os níveis registados antes da crise, com mais de 235 milhões de pessoas ativas. O desemprego, que se cifra agora nos 7,6 %, está também a aproximar-se dos valores anteriores à recessão. Além disso, o relatório revela que os desempregados têm agora mais facilidade em encontrar um emprego. Por outro lado, a maior flexibilidade na organização do trabalho trouxe vantagens para as empresas e para os indivíduos, mas, em alguns casos, traduziu-se numa divisão entre trabalhadores com tipos de contratos diferentes, com os trabalhadores temporários e por conta própria a gozarem de menor proteção.

(Desenvolvimento em IP-17-3867)

 

Para mais informações sobre assuntos europeus:

http://ec.europa.eu/portugal