Entrada Destaque CDE: Rapid 29 de agosto

CDE: Rapid 29 de agosto

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Lisboa, 29 de agosto de 2017

 

  • Discurso do presidente Juncker na Conferência anual dos embaixadores da UE

O Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, dirigiu-se esta manhã aos embaixadores da UE na sua Conferência anual em Bruxelas. No discurso de abertura, o Presidente Juncker relembrou que «Para os outros, a Europa é sinónimo de paz, bem?estar, valores e Estado de direito. (...) Impressionámos o mundo por termos feito do espaço económico europeu, apesar das várias dificuldades, um grande mercado interno; e este é um bom desempenho». Ao evocar as boas notícias para a economia europeia, o Presidente Juncker constatou que «há 21 meses que a economia europeia evolui mais rapidamente que a economia americana», que «a taxa de emprego na Europa é a mais elevada de sempre» e que em alguns países «o desemprego está a diminuir consideravelmente».

(Desenvolvimento em SPEECH-17-3001 e o vídeo do discurso no sítio Web da EbS)

 

  • Dez cidades inovadoras pré-selecionadas para o título de Capital Europeia da Inovação 2017

Dez cidades — Aarhus, Berlim, Copenhaga, Helsínquia, Nice, Paris, Taline, Tampere, Tel Aviv e Toulouse — foram pré-selecionadas para o título de Capital Europeia da Inovação. Os finalistas foram selecionados de entre 32 candidaturas elegíveis, por um painel independente de peritos, por utilizarem ideias inovadoras para melhorar a qualidade da vida urbana e para conseguir um maior envolvimento dos cidadãos nas respetivas comunidades. Carlos Moedas, Comissário europeu responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, que se encontra em Portugal e esteve já esta manhã de visita às autoridades do concelho de Mação, um dos concelhos mais fustigados pelos incêndios deste verão, declarou a propósito deste título: «A cada nova edição do concurso de Capital Europeia da Inovação saudamos ideias cada vez mais inspiradoras e inovadoras por toda a Europa. A forte concorrência deste ano demonstrou a dinâmica dos nossos ecossistemas locais de inovação. Aguardo com expectativa a oportunidade de anunciar os vencedores em novembro e aprofundar a nossa cooperação». O vencedor do concurso será anunciado na Web Summit de Lisboa, em 7 de novembro, e receberá 1 milhão de euros para reforçar o apoio da cidade concedido a atividades inovadoras, enquanto duas outras cidades finalistas receberão 100 000 euros cada uma.

(Mais informações neste sítio Web)

 

  • Comissão propõe possibilidades de pesca no mar Báltico para 2018 com aumento das quotas para o arenque e o salmão

A Comissão Europeia adotou hoje uma proposta relativa a oportunidades de pesca no mar Báltico para 2018. Em especial, a Comissão propõe aumentar as capturas de arenque central, espadilha e salmão da bacia principal e manter as capturas da importante unidade populacional de bacalhau do Báltico ocidental. Para as restantes unidades populacionais, a Comissão propõe reduzir as capturas. A proposta deste ano inclui ainda uma proibição à pesca da enguia do mar Báltico, que não faz tradicionalmente parte das propostas anuais de capturas admissíveis, mas que se revelou necessária face às provas científicas alarmantes e aos níveis historicamente baixos desta espécie.

(Desenvolvimento em IP-17-2921)

 

Para mais informações sobre assuntos europeus:

http://ec.europa.eu/portugal