Entrada Destaque CDE: Rapid 28 de julho

CDE: Rapid 28 de julho

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Lisboa, 28 de julho de 2017

 

  • Tornar o comércio eletrónico mais seguro para os consumidores

A Comissão Europeia publicou hoje orientações para ajudar as autoridades nacionais de fiscalização do mercado a controlar melhor os produtos vendidos em linha. Em 2017, 55 % dos europeus fazem compras em linha (Painel dos Consumidores de 2017) e obtêm os produtos expedidos diretamente à sua porta, escapando aos controlos tradicionais das autoridades. Alguns destes produtos podem ser perigosos e não estão em conformidade com a legislação da UE em matéria de segurança dos produtos como, por exemplo, brinquedos que contenham substâncias proibidas na UE.

(Desenvolvimento neste sítio Web)

 

  • Comissão lança consulta sobre a forma de reforçar a proteção das vítimas de acidentes de viação

A Comissão lança hoje uma consulta pública sobre a melhor forma de proteger as vítimas de acidentes de viação. Em particular, a Comissão pretende analisar o papel e o funcionamento dos fundos de garantia automóvel, especialmente nos casos em que a seguradora da parte responsável se torne insolvente. Além disso, pretende aumentar o papel do registo de sinistros das pessoas quando se deslocam entre Estados-Membros da UE e que é utilizado para calcular os descontos por inexistência de sinistros. Esta iniciativa vem na sequência da publicação do Plano de Ação para os serviços financeiros prestados a consumidores, em março de 2017. A consulta pública está aberta até 20 de outubro de 2017.

 

  • Rendimento real per capita das famílias sobe na área do euro e na UE

Na área do euro, em termos reais, o rendimento real per capita das famílias aumentou 0,2 % no primeiro trimestre de 2017, após uma diminuição de 0,1 % no trimestre anterior. O consumo real per capita das famílias ficou estável no primeiro trimestre deste ano, após um aumento de 0,1 % no quarto trimestre de 2016. Na UE, o rendimento real per capita das famílias aumentou 0,1 % no primeiro trimestre de 2017, após um aumento de 0,2 % no trimestre anterior. O consumo real per capita das famílias diminuiu 0,2 % no primeiro trimestre deste ano, após ter aumentado 0,2 % no trimestre anterior. Estes dados são do Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia e do Banco Central Europeu.

(Desenvolvimento em STAT-17-2186)

 

Para mais informações sobre assuntos europeus:

http://ec.europa.eu/portugal