Entrada

CDE: Rapid 19 de maio

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Lisboa, 19 de maio de 2017

 

  • UE protege os cidadãos do mercúrio tóxico e abre o caminho para uma ação global

A União Europeia desencadeou hoje, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, o processo de entrada em vigor do tratado mundial que visa reduzir a exposição ao mercúrio. A ratificação da Convenção de Minamata sobre o Mercúrio confirma o papel de liderança que a Europa desempenha na proteção da saúde dos cidadãos e do ambiente em todo o mundo. Este novo tratado mundial, a Convenção de Minamata sobre o Mercúrio, foi negociado e concluído em 2013, por iniciativa da União Europeia. A UE tem uma das políticas de proteção contra o mercúrio mais ambiciosas. Porém, dado que 40 % a 80 % do mercúrio depositado na Europa resulta de emissões de mercúrio noutras partes do mundo, é necessária uma ação internacional forte para proteger a saúde dos nossos cidadãos.

(Desenvolvimento em IP-17-1345)

 

  • Comissão lança consulta pública sobre a promoção da inclusão social e dos valores partilhados da UE através da educação

De que modo deverá a educação na Europa ajudar os jovens a prosperar em sociedades cada vez mais diversificadas, confrontadas com uma crescente desigualdade social e económica, a polarização do debate e o extremismo violento? Esta é a questão central da consulta pública lançada hoje pela Comissão Europeia. As respostas à consulta pública podem ser apresentadas através do questionário em linha até 11 de agosto e contribuirão para definir um projeto de recomendação do Conselho sobre esta questão a apresentar antes do final do ano. A recomendação foi anunciada pela Comissão na sua Comunicação relativa ao apoio à prevenção da radicalização que conduz ao extremismo violento.

 

  • Comissão Europeia e Banco Central Europeu realizam conferência anual sobre integração e estabilidade financeiras

A Comissão Europeia acolhe hoje, em Bruxelas, a Conferência sobre Integração e Estabilidade Financeiras em conjunto com o Banco Central Europeu. Valdis Dombrovskis, Vice-Presidente responsável pela Estabilidade Financeira, Serviços Financeiros e União dos Mercados de Capitais, e Vítor Constâncio, Vice-Presidente do Banco Central Europeu, fizeram os discursos de abertura. Por forma a coincidir com o evento, a Comissão publicou o seu relatório sobre estabilidade e integração financeiras na Europa que analisa as recentes evoluções nos mercados financeiros e no setor financeiro. O relatório destaca uma tendência positiva da recuperação da economia europeia e identifica o consumo privado como o principal motor de crescimento, apoiado por um financiamento bancário reforçado e um quadro regulamentar e de supervisão melhorado. O relatório assinala ainda que os bancos da UE estão hoje muito mais estáveis que no passado: estão melhor capitalizados e apresentam melhores modelos de negócio, apesar de subsistirem ainda alguns desafios.

(Mais informações neste sítio Web)

 

Para mais informações sobre assuntos europeus:

http://ec.europa.eu/portugal