Entrada Destaque CDE: Rapid 15 de março

CDE: Rapid 15 de março

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Lisboa, 15 de março de 2017

 

  • A UE em 2016: publicado o Relatório geral de atividades da União Europeia

A Comissão Europeia publicou hoje a edição de 2016 do relatório geral sobre a atividade da União Europeia. O relatório geral complementa o Livro Branco sobre o futuro da Europa, fornecendo informações pormenorizadas sobre os principais eventos, iniciativas e de decisões da UE em 2016. O Presidente Juncker disse: «A nossa ambição agora, enquanto União Europeia, não deve ser adaptarmo?nos à evolução do mundo, mas antes moldá-lo. O nosso objetivo é não só proteger o que temos hoje, mas também construir uma sociedade melhor para o futuro. Os nossos filhos merecem uma Europa que preserve o seu modo de vida. Merecem uma Europa que os capacita e defende. Merecem uma Europa que protege. É tempo para nós — instituições, governos e cidadãos — assumirmos a responsabilidade de construir essa Europa. Em conjunto». O relatório está disponível em todas as línguas oficiais da UE neste sítio Web.

 

  • Comissão propõe novo Plano de ação da UE para reforçar a luta contra o consumo e o tráfico de droga

A Comissão propõe hoje um novo plano de ação da UE de luta contra a droga para o período 2017-2020. Com base nas conclusões da avaliação da Estratégia da UE de luta contra a droga para 2013-2020 e no Plano de Ação para 2013-2016, o novo plano de ação de luta contra a droga prevê uma resposta reforçada aos desafios emergentes em matéria de saúde e de segurança no domínio do consumo e o tráfico de drogas ilícitas. O novo plano de ação identifica novos domínios de ação prioritários, incluindo a monitorização de novas substâncias psicoativas, bem como a utilização de novas tecnologias de comunicação para a prevenção do abuso de drogas e a recolha de provas sobre a eventual ligação entre o tráfico de droga e o financiamento do terrorismo, a criminalidade organizada, o contrabando de migrantes e o tráfico de seres humanos.

(Desenvolvimento em IP-17-601)

 

  • Comissão lança programa de capacitação da sociedade civil para contrariar a propaganda terrorista em linha

Hoje e amanhã, a Comissão Europeia é a anfitriã do evento de lançamento oficial do Programa de Capacitação da Sociedade Civil que, sob a égide do Fórum Internet da UE, irá apoiar os intervenientes da sociedade civil em toda a UE na luta contra a propaganda terrorista em linha. Organizado pelo Centro de Excelência da RSR, o evento reunirá os intervenientes da sociedade civil, representantes do setor, incluindo a Google, o Facebook e o Twitter, Rede Europeia de Comunicações Estratégicas, bem como especialistas em comunicação e marketing, com o objetivo de desenvolver ideias para campanhas em linha de narrativas alternativas eficazes.

(Desenvolvimento neste sítio Web)

 

  • Painel de avaliação de 2016 apresenta benefícios da modernização para a aplicação rápida das medidas de auxílio nos Estados-Membros

O Painel de avaliação dos auxílios estatais de 2016, publicado hoje pela Comissão Europeia, mostra as vantagens do Pacote de modernização dos auxílios estatais em curso. Cerca de 95 % das novas medidas de auxílio são concedidas ao abrigo do novo Regulamento Geral de Isenção por Categoria e podem ser postas em prática sem a aprovação prévia da Comissão.

(Desenvolvimento em IP-17-624)

 

  • Emprego aumentou 0,3 % na área do euro, 0,2 % na UE e 0,4 % em Portugal

O número de pessoas empregadas aumentou 0,3 % na área do euro, 0,2 % na UE e 0,4 % em Portugal no quarto trimestre de 2016, em comparação com o trimestre anterior, de acordo com estimativas das contas nacionais publicadas pelo Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia. No terceiro trimestre de 2016, o emprego tinha já subido 0,2 % na área do euro e na UE e 1,3 % em Portugal. Estes valores são corrigidos de sazonalidade. Em termos homólogos, ou seja em comparação com igual período de 2015, o emprego cresceu, no segundo semestre de 2016, 1,1 % na área do euro, 1,0 % na UE e 2,4 % em Portugal.

(Desenvolvimento em STAT-17-623)

 

Para mais informações sobre assuntos europeus:

http://ec.europa.eu/portugal