Entrada

Unidade de Biblioteca

CDE: Rapid 16 de outubro

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 16 de abril de 2018.

Plataformas em linha apresentam medidas concretas para combater a desinformação
Os representantes das plataformas em linha e da indústria publicitária entregam hoje à Comissária responsável pela Economia e Sociedade Digitais, Mariya Gabriel, roteiros individuais que definem medidas concretas para aplicar o Código de Conduta para combater a desinformação em linha, aprovado em 26 de setembro. Os roteiros individuais descritos no Código contêm medidas concretas das plataformas para combater a desinformação em todos os Estados-Membros da UE. A Comissão apoiará a execução destes roteiros antes das eleições europeias de maio de 2019.
(Mais informações nesta infografia e neste sítio Web)

Uma Europa que protege: relatório da Comissão sobre os progressos realizados em matéria de segurança dos documentos de viagem
A Comissão Europeia faz hoje o balanço das medidas adotadas no âmbito do Plano de Ação de 2016 para melhorar a segurança dos documentos de viagem na UE. O relatório hoje publicado salienta os progressos alcançados no âmbito do Plano de Ação com metade das 32 medidas já adotadas, onde se incluem a proposta da Comissão de melhorar a segurança dos bilhetes de identidade e das autorizações de residência para os cidadãos da UE e os seus familiares que não são cidadãos da UE, apresentada em abril de 2018. O Sistema de Informação de Schengen reforçado, o sistema de informação da UE mais utilizado para a migração, a segurança e a gestão das fronteiras, contribuirá igualmente para a resposta da UE contra a fraude documental, na medida em que incluirá agora informações sobre a falsificação de documentos de viagem.
(Mais informações neste sítio Web)

Promoção de produtos agroalimentares europeus: 172 milhões de euros para financiar campanhas na UE e em todo o mundo
A Comissão Europeia disponibilizará 172,5 milhões de euros do orçamento agrícola da UE para promover produtos agroalimentares da UE na Europa e a nível mundial. Durante os próximos três anos serão realizadas 79 ações de promoção, abrangendo uma vasta gama de produtos, como os produtos lácteos, as azeitonas e o azeite, as frutas e os produtos hortícolas. Estes programas destinam-se a ajudar os produtores agroalimentares da UE a comunicar a qualidade dos seus produtos, com vista a promover os seus produtos na UE e a abrir novos mercados. As campanhas centram-se em várias prioridades como a maior visibilidade da qualidade dos alimentos europeus com indicações geográficas ou métodos de produção biológica.
(Desenvolvimento em IP-18-6124)

17 de outubro: Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza - tendência decrescente para a proporção de pessoas em risco de pobreza ou exclusão social na UE, mas há ainda cerca de 113 milhões de pessoas nesta situação
Em 2017, 112,9 milhões de pessoas, ou seja, 22,5 % da população na União Europeia estavam em risco de pobreza ou de exclusão social. Isto significa que foram afetadas por, pelo menos, uma das três seguintes condições: em risco de pobreza após as transferências sociais (pobreza monetária); em situação de privação material grave; ou a viver em agregados familiares com uma intensidade de trabalho muito baixa. Após três anos consecutivos de aumentos entre 2009 e 2012 para perto de 25 %, a percentagem de pessoas em risco de pobreza ou de exclusão social na UE diminuiu de forma constante para 22,5 % no ano passado, 1,2 pontos percentuais abaixo do nível de referência de 2008 e 1 ponto percentual abaixo do nível de 2016. A redução do número de pessoas que enfrentam situações de pobreza ou de exclusão social na UE é um dos principais objetivos da Estratégia Europa 2020.
(Desenvolvimento em STAT-18-6129)

 

Biblioteca: Livros / Library: Books

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

TÍTULO: A Sibila [de] Agustina Bessa Luís


COTA: 869.0.09 COS Sib

alt

TÍTULO: O grande Gatsby [de] F. Scott Fitzgerald


COTA: 820(73).09 NOR Gra

 

alt

TÍTULO: A questão estética em Mário de Sá-Carneiro


COTA: 869.0.09 PIE Que

 

alt

TÍTULO: Luís de Camões : o épico


COTA: 869.0.09 CID Lui

 

CDE: Rapid 15 de outubro

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 15 de outubro de 2018.

  • EU conducts its biggest Civil Protection Mechanism exercise
    The 2018 Modex Romania is the largest medical exercise ever conducted in the framework of the EU Civil Protection Mechanism and is taking place in Bucharest, Romania until 18 October 2018. The simulation will mobilise over 1000 people and involve medical teams from Austria, Germany, Italy, Romania, Slovakia, Sweden, Norway and Israel, and experts from other states participating in the Mechanism. The exercise imagines a scenario where a 7.5 scale earthquake hits Bucharest causing widespread damage to infrastructure, with a large number of wounded. Read the full press release here.
     
  • TRADE: The Commission welcomes Council green light for EU-Singapore Trade and Investment Agreements
    Today, EU Member States in the Council authorised the signature and conclusion of the trade and investment agreements between the EU and Singapore. Today's decision follows the proposal made in April of this year by the European Commission. EU and Singapore leaders will sign the agreements on 19 October in Brussels, on the margins of the Asia-Europe Meeting (ASEM). After signature, the European Parliament will vote on the agreements. Once approved by the European Parliament, the EU-Singapore Free Trade Agreement is expected to enter into force in 2019, before the end of the current mandate of the European Commission. The EU-Singapore Investment Protection Agreement will only enter into force following its ratification at EU Member States' level. For more information, see adedicated website.
     
  • Education & training in Europe: where do we stand?
    Tomorrow, the European Commission will publish the 2018 edition of the Education and Training Monitor, which analyses and compares the main challenges for European education systems. Commissioner for Education, Culture, Youth and Sport, Tibor Navracsics, will unveil this annual flagship publication at a launch seminar at European Commission headquarters in Brussels. This will be followed by a debate on the findings of the Monitor on progress towards main EU educational objectives for equity and attainment; latest trends in education policies and challenges in Member States; and a review of educational policies for citizenship education, including their implications for future EU cooperation in this area. The seminar can be followed live here. A press release in all EU languages, an EU-level factsheet and country-specific factsheets will be available online at 10.30 CET tomorrow.

 

CDE: Rapid 12 de outubro

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 12 de outubro de 2018.

Edição de 2018 do Painel de Avaliação dos Mercados de Consumo: há que reforçar a confiança dos europeus nos prestadores de serviços
A Comissão Europeia publicou hoje a edição de 2018 do seu Painel de Avaliação dos Mercados de Consumo, no qual os consumidores da UE classificam o desempenho de 40 setores de comércio de bens e de prestação de serviços. Embora a confiança global nos mercados siga uma trajetória ascendente desde 2010, só 53 % dos consumidores consideram que as empresas dos setores dos serviços cumprem as regras de defesa do consumidor. No que toca aos setores de bens, a percentagem é apenas ligeiramente superior, atingindo os 59 %. A confiança dos consumidores não aumentou em comparação com o painel de avaliação de 2016. Na maioria dos Estados-Membros da UE, os consumidores continuam a deparar-se com problemas a nível dos serviços de telecomunicações, financeiros e de utilidade pública (água, gás, eletricidade, serviços postais). Verifica-se, no entanto, uma diminuição progressiva do diferencial de confiança entre os consumidores do Leste e do Oeste europeu. Os consumidores também depositam um elevado nível de confiança nos serviços de cuidados pessoais (cabeleireiros, spas), de alojamento de férias e de organização de férias.
(Desenvolvimento em IP-18-6085)

Rotulagem dos combustíveis na UE: informações mais claras para consumidores e operadores
Surge hoje um novo conjunto harmonizado de rótulos de combustível em toda a Europa. Estes rótulos proporcionarão aos condutores uma melhor informação sobre a adequação dos combustíveis aos seus veículos, independentemente do local em que se desloquem na UE, ajudando-os a evitar um abastecimento incorreto de combustível e informando-os sobre o impacto ambiental da sua escolha. Esta iniciativa é tomada com base no artigo 7.º da Diretiva relativa às Infraestruturas de Combustíveis Alternativos, de outubro de 2014, e cumpre o Plano de Ação da Comissão sobre Infraestruturas de Combustíveis Alternativos, adotado em novembro de 2017, e que estabelece uma série de medidas de apoio para acelerar a implantação da infraestrutura, aumentar os investimentos e melhorar a aceitação por parte dos consumidores. Complementa também as propostas da Comissão Juncker «A Europa em Movimento» relativas a uma mobilidade limpa, segura e conectada.
(Desenvolvimento em IP-18-6101)

Aliança europeia para baterias: grandes progressos no estabelecimento da produção de baterias na Europa em apenas um ano
Um ano após o lançamento da Aliança Europeia para as Baterias, está em vigor o Plano de Ação da Comissão, estão a ser construídas as primeiras instalações-piloto de produção e anunciados novos projetos para que a UE seja líder no domínio estratégico da inovação e da produção de baterias. Para a Europa, a produção de baterias é um imperativo estratégico para a transição para energias limpas e para a modernização e competitividade da sua indústria e do seu setor automóvel. Ao mesmo tempo, estará a impulsionar o emprego e o crescimento, estimulará a investigação e a inovação e preparará a indústria europeia para apoiar os compromissos e as metas em matéria de clima estabelecidos pela UE para lutar contra as alterações climáticas, também no contexto do Acordo de Paris.
(Desenvolvimento em IP-18-6114 - a partir das 15h30)

Cidadãos invisuais e com deficiência visual têm acesso mais fácil aos livros por toda a UE
A partir de hoje, livros, revistas e outro material impresso estarão mais facilmente disponíveis em formatos acessíveis a todas as pessoas invisuais ou com deficiência visual em toda a UE. Este processo surge na sequência da ratificação do Tratado de Marraquexe pela UE, processo que foi concluído em 1 de outubro de 2018. Como parte da Estratégia para o Mercado Único Digital, as novas regras criam uma exceção obrigatória e à escala da UE às regras em matéria de direitos de autor. O Tratado de Marraquexe foi adotado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) em 2013. A legislação da UE relativa ao Tratado de Marraquexe foi proposta pela Comissão Europeia como parte da atual modernização da legislação da UE em matéria de direitos de autor.

Produção industrial sobe 1 % na área do euro, 0,8 % na UE e 2,7 % em Portugal
Em agosto de 2018, em comparação com o mês anterior e em valores corrigidos de sazonalidade, a produção industrial subiu 1 % na área do euro, 0,8 % na UE e 2,7 % em Portugal, segundo estimativas do Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia. Em julho de 2018, a produção industrial diminuiu 0,7 % na área do euro e 0,6 % na UE e subiu 1,1 % em Portugal. Em comparação com o mês de agosto de 2017, ou seja, em termos homólogos, a produção industrial subiu 0,9 % na área do euro, 1,2 % na UE e desceu 3,3 % em Portugal.
(Desenvolvimento em STAT-18-6108)

 

Livros / Books: Novidades / News

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

TÍTULO: Relatório e contas 2017 / Fundação Calouste Gulbenkian


COTA: 061 FCG Rel

 

alt

TÍTULO: Agenda: setembro a dezembro 2018 / Teatro Municipal Baltazar Dias


COTA: 792 TEA Age

 

alt

TÍTULO: Indicadores de gestão e modelos de previsão para a fileira da construção


COTA: 624 APCMC Ind

 

alt

TÍTULO: Agência Abreu : uma viagem de 175 anos


COTA: 379.85 SOU Age

 
Page 2 of 677