Entrada

Unidade de Documentação e Arquivo - UDA

CDE: Rapid 27 de março

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 27 de março de 2018.

  • Viaje com as suas assinaturas digitais: Declaração conjunta da Comissão Europeia, do Parlamento Europeu e da Presidência Búlgara do Conselho da UE
    A partir de 1 de abril de 2018, os cidadãos europeus poderão aceder a conteúdos em linha que subscreveram no seu país de origem, onde quer que se encontrem na UE. O Vice-Presidente da Comissão, Andrus Ansip, a Comissária Mariya Gabriel, o Ministro dos Transportes, Tecnologias da Informação e Comunicações da Bulgária, Ivaylo Moskovski, e os Deputados ao Parlamento Europeu, Pavel Svoboda e Jean-Marie Cavada, emitiram a seguinte declaração: «Os cidadãos estão no centro de todas as nossas iniciativas digitais. A partir de 1 de abril, os cidadãos europeus já não perderão o acesso aos seus filmes, séries televisivas, transmissões desportivas, jogos ou livros digitais preferidos que tenham subscrito quando viajarem noutro Estado-Membro da UE. As regras aplicam-se a serviços pagos, mas os fornecedores de conteúdos gratuitos podem estar incluídos. Os fornecedores de conteúdos em linha também beneficiarão das novas regras. Com efeito, deixarão de ter de adquirir licenças para outros países para onde viajam os subscritores.
    (Desenvolvimento em STATEMENT-18-2341, em MEMO-18-2601 e neste sítio Web)
  • Comissão congratula-se com acordo ambicioso sobre a primeira legislação da UE a monitorizar e comunicar as emissões de CO2 dos veículos pesados
    Ontem à noite, os representantes do Parlamento Europeu e do Conselho chegaram a um acordo provisório sobre o regulamento para a monitorização e comunicação das emissões de CO2 e os dados relativos ao consumo de combustível dos novos veículos pesados, tais como camiões, autocarros e camionetas. Esta é a primeira legislação da UE relativa às emissões de CO2 destes veículos. As novas regras fazem parte de uma Estratégia da UE sobre a mobilidade hipocarbónica e da Comunicação sobre a concretização de uma mobilidade hipocarbónica que fixa as ações para uma modernização substancial da mobilidade e dos transportes.
    (Desenvolvimento em STATEMENT-18-2603)

 

Biblioteca / Livros: Oferta da Profª Doutora Jesus Maria Sousa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

TÍTULO: Encontro Internacional em homenagem a Paulo Abrantes: actas: educação matemática: caminhos e encruzilhadas


COTA: 37 Enc

alt

TÍTULO: Quem tem medo da declaração de Bolonha


COTA: 378 Que

 

alt

TÍTULO: Strategie della cultura anti-scolastica


COTA: 37.01 Str

 

alt

TÍTULO: Global report


COTA: 001.89 Glo

Actualizado Segunda-feira, 26 Maro 2018 14:21
 

Biblioteca: Revistas / Library: Journals

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

TÍTULO: Mundo português [Recurso electrónico]: o emigrante


COTA: PP/URL 32 Mun

alt

TÍTULO: Enigma: livro de passatempos [Braile]


COTA: PP 00 Eni

 

alt

TÍTULO: Rosa dos ventos: revista infanto-juvenil [Braile]


COTA: PP 00 Ros

 

alt

TÍTULO: Rosa dos ventos: revista infanto-juvenil [Braile]


COTA: PP 00 Ros

 

CDE: Rapid 22 de março

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 22 de março de 2018

  • Emprego aumenta em 8 em cada 10 regiões da UE
    Em 2016 e em comparação com o ano anterior, 231 regiões da UE (84 %) viram o seu emprego aumentar. Noutras 32 regiões o número de pessoas empregadas foi menor e outras 12 mantiveram-se estáveis. O crescimento do emprego variou em grande medida nas regiões da UE e no interior dos países. No total, nas regiões da UE, o crescimento do emprego foi de 1,2 % em 2016. Naquele ano, em Portugal, o emprego cresceu em todas as regiões do país da seguinte forma: na região Norte o aumento do emprego foi de 1,8 %, no Algarve de 4,6 %, na região Centro 1,4 %, na área metropolitana de Lisboa e no Alentejo o aumento foi de 1,2 %, na Região Autónoma dos Açores o aumento foi de 1,0 % e na Região Autónoma da Madeira o emprego cresceu 2,6 %. Em termos nacionais, o aumento foi de 1,6 %. Estes dados são do Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia.
    (Desenvolvimento em STAT-18-2361)
  • Sincronização das redes elétricas dos Estados Bálticos com o sistema europeu reforça solidariedade e segurança do aprovisionamento regional
    Os Chefes de Estado ou de Governo dos Estados Bálticos e da Polónia reuniram hoje com o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, para reafirmar o seu firme compromisso de sincronização da rede elétrica dos Estados Bálticos com o Sistema Continental Europeu até 2025. Os Chefes de Estado ou de Governo apelaram aos melhores esforços no sentido de manter o calendário do trabalho dos ministros, dos operadores de rede e dos peritos. Concordaram em reunir-se novamente no verão para celebrar um acordo político sobre a melhor forma de sincronização da rede dos Estados Bálticos com a rede europeia continental.
    (Desenvolvimento em STATEMENT-18-2142)
  • Grandes fomes parcialmente evitadas em 2017 mas segurança alimentar mantém-se em situação crítica
    O Relatório mundial sobre crises alimentares indica que os principais riscos de fome foram evitados em 2017 nos quatro países declarados em risco no início daquele ano: Iémen, Somália, Sudão do Sul e Norte da Nigéria. No entanto, também evidencia a gravidade e a complexidade das crises alimentares em todo o mundo. O relatório revela que, em 2017, quase 124 milhões de pessoas enfrentaram situações de insegurança alimentar ou pior. O relatório conclui que, no futuro, é provável que as crises alimentares se tornem mais agudas, persistentes e complexas. Quanto às principais causas das crises alimentares graves, o relatório aponta os conflitos, eventos climatéricos extremos e os preços excessivos dos alimentos de base, fatores que frequentemente agem em conjunto.
    (Desenvolvimento em IP-18-2302)
  • Conferência de alto nível realça estratégia da UE para uma economia mais ecológica e limpa
    A Comissão Europeia organiza hoje uma conferência de alto nível sobre a sua estratégia para reformar o sistema financeiro no sentido de apoiar a agenda da UE em matéria de clima e de desenvolvimento sustentável. Este evento constitui uma oportunidade para manter a dinâmica criada na Cimeira One Planet, cimentando o apoio e empenho dos dirigentes da UE e dos principais intervenientes privados para a realização das mudanças necessárias no sistema financeiro e na economia. O evento conta com a presença, em Bruxelas, do Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e do Vice-Presidente Valdis Dombrovskis.
    (Desenvolvimento em IP-18-2381)

 

Livros / Books: Novidades / News

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

TÍTULO: Mycelium running : how mushrooms can help save the world


COTA: 579 STA Myc

alt

TÍTULO: Contemporary insect diagnostics : the art and science of practical entomology


COTA: 595.7 GIB Con

 

alt

TÍTULO: Permaculture : a designers' manual


COTA: 631 MOL Per

 
Página 10 de 635