Entrada

Unidade de Documentação e Arquivo - UDA

CDE: Rapid 24 de fevereiro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Lisboa, 24 de fevereiro de 2017

 

  • «A Europa de hoje e de amanhã», por Jean-Claude Juncker

O Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, proferiu ontem um discurso no Instituto de Estudos Europeus da Universidade Católica de Louvain?la-Neuve (Bélgica) intitulado «A Europa hoje e de amanhã». A constatação de que o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, retira da história da integração europeia é que «a Europa não é um dado adquirido. A Europa foi e a Europa continuará a ser uma opção». O Presidente da Comissão Europeia referiu o período de paz que se vive na Europa, lembrando todavia os cerca de 60 conflitos armados em todo o mundo e apelou para que sejam recordados outros sucessos da Europa, como o alargamento, o mercado único e a moeda única.

(Desenvolvimento em SPEECH-17-341)

 

  • Organização Mundial do Comércio confirma que proibição russa de carne de porco é ilegal

O Órgão de Recurso da OMC confirmou que a proibição da importação imposta pela Rússia, em 2014, aos suínos vivos, à carne de suíno e outros produtos derivados de suíno provenientes da UE viola as regras do comércio internacional. A decisão diz respeito a uma proibição imposta pela Rússia devido ao surto de peste suína africana em zonas da UE perto da fronteira com a Bielorrússia. Em agosto de 2016, um painel da OMC reconheceu que as medidas russas não se baseiam nas normas internacionais pertinentes e violam as regras da OMC.

(Desenvolvimento neste sítio Web)

 

  • Nova aplicação da Comissão deteta localização de animais e plantas exóticas invasoras na UE

O Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia desenvolveu uma aplicação em linha que permitirá aos cidadãos identificar e partilhar informações sobre 37 espécies exóticas invasoras na Europa. A aplicação espécies exóticas invasoras, que inclui informações pormenorizadas e fotografias de animais e plantas, permite aos cidadãos utilizarem o sistema de navegação e a câmara do seu telemóvel para capturar imagens dessas espécies. Ao enviarem a localização exata de um avistamento e uma fotografia através da aplicação, os utilizadores contribuem para a elaboração coletiva de um mapa que identifica a localização dessas espécies invasoras e ajuda a desenvolver uma rede europeia de informação sobre espécies exóticas.

 

  • Vice-Presidente Andrus Ansip pede visão, rapidez e cooperação na implementação da rede 5G, no Congresso Mundial de Comunicações Móveis

O Vice-Presidente responsável pelo Mercado Único Digital, Andrus Ansip, participa no Congresso Mundial de Comunicações Móveis, em Barcelona, nos próximos dias 27 e 28 de fevereiro. Trata-se do maior evento internacional da comunidade de comunicações móveis que reúne decisores políticos, líderes industriais e peritos (ver post no blogue do Vice-Presidente Ansip em antecipação ao evento). Na terça-feira, às 10h00 (hora em Portugal), o Vice-Presidente proferirá um discurso apelando aos cidadãos europeus e aos seus parceiros internacionais um trabalho conjunto, com vista à implantação da próxima geração de redes de comunicação, a 5G.

(A intervenção do Vice-Presidente Ansip pode ser acompanhada através da EbS)

 

Para mais informações sobre assuntos europeus:

http://ec.europa.eu/portugal

 

 

Biblioteca / Revistas: Oferta da Professora Doutora Jesus Maria Sousa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

TITULO: Revista europeia de etnografia da educação


COTA: PP 37 Rev

alt

TITULO: Educação : temas e problemas


COTA: PP 37 Edu

 

alt

TITULO: Contemporary pedagogy


COTA: PP 37 Con

 

alt

TITULO: Inovação


COTA: PP 37 Ino

 

CDE: Rapid 23 de fevereiro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Lisboa, 23 de fevereiro de 2017

 

  • Vice-Presidente Valdis Dombrovskis em Lisboa

O Vice-Presidente Valdis Dombrovskis, que tutela as pastas do Euro e do Diálogo Social e também a pasta da Estabilidade Financeira, está em Lisboa nos dias 23 e 24 de fevereiro para reuniões bilaterais. O Semestre Europeu, a estabilidade financeira, o aprofundamento da União Económica e Monetária, a União dos Mercados de Capitais, a União Bancária, as reformas do Mercado de trabalho e o Pilar Social Europeu estão na agenda desta visita.

(Desenvolvimento e programa do Vice-Presidente neste sítio Web)

 

  • Projeto revolucionário financiado pela UE leva à descoberta de sete planetas

Será possível existir vida noutro planeta? Um ambicioso projeto de investigação financiado pela União Europeia conduziu à descoberta de um novo sistema planetário de características muito interessantes. «Esta descoberta espetacular demonstra que a colaboração internacional e o apoio decisivo da Comissão Europeia à investigação permitem relançar uma das buscas mais fascinantes: a vida fora do sistema solar. Quero felicitar o grupo do investigador belga Michaël Gillon que, à frente de uma equipa internacional e graças a fundos da União Europeia, lançou a primeira pedra desta descoberta revolucionária», disse Carlos Moedas, Comissário europeu responsável pela Investigação, Ciência e Inovação. Batizado TRAPPIST-1, este sistema conta, em volta de uma estrela, com sete planetas da dimensão da Terra que podem possuir água em forma líquida na sua superfície.

 

  • Vice-Presidente Šef?ovi? em reunião ministerial em Baku sobre o Corredor Meridional de Gás

Diversificar as importações de energia da Europa constitui um objetivo fundamental da estratégia europeia em matéria de segurança energética. Neste contexto, o Corredor Meridional de Gás constitui uma importante iniciativa para trazer os recursos de gás do Mar Cáspio e da Ásia Central até aos mercados europeus. No sentido de conduzir este processo e permitir fluxos de gás do Mar Cáspio e da Ásia Central para a Europa até 2020, o Conselho Consultivo de Gás Meridional já se reuniu duas vezes, em 2015 e em 2016. Durante a terceira reunião ministerial de hoje em Baku, Azerbaijão, o Vice-Presidente Maroš Šef?ovi? reúne-se com o Presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, e com vários altos funcionários dos países implicados no corredor meridional de gás, incluindo a Grécia, a Itália e a Turquia.

(Desenvolvimento neste sítio Web)

 

  • Exportações de produtos agroalimentares da União Europeia atingem nível recorde em 2016

O valor anual das exportações agroalimentares da UE em 2016 atingiu um novo nível recorde com as exportações totais a elevarem-se a 130,7 mil milhões de euros, um aumento de 1,7 mil milhões de euros em relação a 2015. O maior aumento anual do volume de exportações foi para os EUA (mais 1,26 mil milhões de euros) e para a China (mais 1,06 mil milhões de euros). Ao mesmo tempo, o valor das importações agroalimentares da UE diminuiu 1,5 % para 112 mil milhões de euros. Isto dá origem a um aumento do excedente da balança comercial agroalimentar da UE para 18,8 mil milhões de euros, contra 15,3 mil milhões de euros em 2015. O setor agroalimentar da UE representou 7,5 % do total das exportações de mercadorias em 2016, sendo que 6,6 % de todas as mercadorias importadas são produtos agroalimentares. O relatório completo está disponível neste sítio Web.

 

  • 60 % dos alunos do terceiro ciclo do ensino secundário inferior estudaram mais de uma língua estrangeira em 2015

A aprendizagem de uma língua estrangeira na escola é muito comum na União Europeia (UE), com mais de 17 milhões de pessoas, alunos do terceiro ciclo do ensino secundário (ou 98,6 % de todos os alunos a este nível de ensino) a estudar, pelo menos, uma língua estrangeira em 2015. Entre eles, mais de 10 milhões de euros (58,8 %) estudaram duas ou mais línguas estrangeiras. A língua inglesa foi, sem dúvida, a mais popular no terceiro ciclo do ensino secundário, tendo sido estudada por quase 17 milhões de alunos (97,3 %). A língua francesa (5 milhões de alunos, ou 33,8 %) ficou em segundo lugar, seguida da língua alemã (3 milhões de alunos ou 23,1 %) e a espanhola (com 2 milhões de alunos, ou 13,6 %).

(Desenvolvimento em STAT-17-335)

 

Para mais informações sobre assuntos europeus:

http://ec.europa.eu/portugal

 

CDE: Livros / EDC: Books

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

TITULO: Comércio : o comércio livre é uma fonte de crescimento económico


COTA: UE 02 COM Com

alt

TITULO: Política regional : tornar as regiões e as cidades da Europa mais competitivas, promover o crescimento e criar emprego


COTA: UE 13 COM Pol

 

alt

TITULO: Consumidores : dar prioridade aos consumidores


COTA: UE 10 COM Con

 

alt

TITULO: Estado da União 2016


COTA: UE 01 COM Est

 

Biblioteca / Livros: Oferta da Professora Doutora Jesus Maria Sousa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

TITULO: O particular e o global no virar do milénio : cruzar saberes em educação


COTA: 37 CON Par

alt

TITULO: Ambientes educativos emergentes


COTA: 371.3 DIA Amb

 

alt

TITULO: Um estudo sobre a educação de infância no Distrito de Santarém


COTA: 373.2 Est

 

alt

TITULO: Violência e indisciplina na escola


COTA: 37.015.3 COL Vio

 
Página 10 de 504