Entrada

Unidade de Biblioteca

Biblioteca: Revistas / Library: Journals

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

TÍTULO: Ingenium


COTA: PP 62 Ing

alt

TÍTULO: Revista da Ordem dos Farmacêuticos


COTA: PP 615 Rev

 

alt

TÍTULO: Enfermagem em foco


COTA: PP 616-083 Enf

 

alt

TÍTULO: Islenha


COTA: PP 946.9 Isl

 

Biblioteca: Livros / Library: Books

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

TÍTULO: Reabilitação estrutural de edifícios antigos : alvenaria, madeira : técnicas pouco intrusivas


COTA: 624 COI Rea

alt

TÍTULO: Reabilitação estrutural de edifícios antigos [Recurso eletrónico]


COTA: CD-R 624 COI Rea

 

alt

TÍTULO: TU Graz 2018: Jahresbericht = Annual report


COTA: 378 GRA Tu

 

alt

TÍTULO: Facts & figures 2018-19


COTA: 378 GRA Fac

 

rapid 26 de setembro

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 26 de setembro de 2019.

Iniciativa UE-ONU: liderar o fim da violência contra as mulheres e as raparigas
À margem da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque, a União Europeia e as Nações Unidas acolhem hoje um evento de alto nível sobre a iniciativa «Spotlight» UE-ONU — convidando todos os países, dirigentes, representantes da sociedade civil e embaixadores locais a aderirem ao movimento e a tomarem medidas para pôr termo à violência contra as mulheres e as raparigas.
(Desenvolvimento em ip_19_5873 e em MEMO-18-5904)

UE abre novas perspetivas em matéria de conectividade à escala global e procura reforçar os laços estratégicos com a Ásia
Na sexta-feira, 27 de setembro de 2019, a Comissão Europeia lançará o seu Fórum Europa da Conectividade —uma conferência internacional inovadora, com múltiplos participantes, que tem por objetivo promover o diálogo e reforçar os laços entre os governos, as instituições financeiras e os intervenientes do setor privado na Europa e noutras regiões do mundo. Esta primeira edição do Fórum, que tem por base a cooperação já estreita entre a UE e os seus parceiros da Ásia-Pacífico, terá como tema a Conectividade UE-Ásia: Construir pontes para um futuro sustentável.
(Desenvolvimento em ip_19_5851)

UE mobiliza mais 60 milhões de euros a favor da República Centro-Africana
À margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, Neven Mimica, comissário responsável pela Cooperação Internacional e Desenvolvimento, reuniu com o presidente da República Centro-Africana, Faustin-Archange Touadéra. Nessa ocasião, o comissário anunciou a atribuição de um montante adicional de 60 milhões de euros para apoiar a aplicação do acordo de paz assinado em fevereiro. Deste modo, o apoio total da União Europeia à República Centro-Africana é de 442 milhões de euros para o período 2014-2020.
(Desenvolvimento em ip_19_5813)

Educação e formação na UE: apoiar os professores é fundamental para a construção do Espaço Europeu da Educação
Coincidindo com a segunda Cimeira Europeia da Educação, a Comissão Europeia publicou hoje o Monitor da Educação e da Formação de 2019, que analisa a forma como a educação e a formação têm evoluído na UE e nos seus Estados-Membros. O Monitor de 2019 apresenta novos progressos no sentido de cumprir metas importantes da UE em matéria de educação e formação, mas destaca também a necessidade de apoiar melhor os professores e tornar a profissão docente mais atrativa.
(Desenvolvimento em IP-19-5729)

UE dá resposta de emergência após tremores de terra e inundações na Albânia
Após os dois sismos devastadores que afetaram a Albânia e subsequentes inundações repentinas, o Mecanismo de Proteção Civil da UE foi ativado pelas autoridades albanesas. Como resposta imediata, a União Europeia já ajudou a mobilizar os primeiros equipamentos de auxílio, tais como tendas, geradores de energia e bombas de água para as zonas afetadas.
(Desenvolvimento em mex_19_5891)

 

rapid 25 de setembro

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 25 de setembro de 2019.

Dia Europeu das Línguas celebra o multilinguismo e a aprendizagem de línguas
Aulas de línguas de 5 minutos, passatempos sobre as línguas na União Europeia ou um seminário para a legendagem de filmes, são apenas algumas das mais de 100 atividades que a Comissão está a organizar em toda a Europa, por ocasião do Dia Europeu das Línguas, amanhã 26 de setembro. Tal como todos os anos, o objetivo do evento é apresentar a riqueza linguística da Europa e celebrar o multilinguismo e a aprendizagem de línguas. Este ano é a 19.ª edição do Dia Europeu das Línguas — uma iniciativa conjunta da UE e do Conselho da Europa que procura incentivar a aprendizagem de línguas em toda a Europa. Em Portugal, o Dia Europeu das Línguas será assinalado em Lisboa no sábado, 28 de setembro, no Jardim do Campo Grande, com um programa cultural variado, assim como em diversas escolas e instituições por todo o país.
(Desenvolvimento em mex_19_5871 e neste sítio Web)

Comissão congratula-se com a nomeação de Laura Codruta Kövesi como primeira Procuradora-Geral Europeia
O Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia acordaram em nomear Laura Codruta Kövesi como primeira Procuradora-Geral Europeia. Todos os anos, os orçamentos nacionais em toda a União perdem pelo menos 50 mil milhões de euros de receitas do IVA devido à fraude transnacional. A Procuradoria Europeia será um órgão independente e descentralizado da União Europeia, com competência para investigar, instaurar ação penal, bem como levar a julgamento os autores de crimes contra o orçamento da UE, como a fraude, a corrupção ou a fraude transnacional grave em matéria de IVA. Nesta fase, participam 22 países da UE. A Procuradoria Europeia ficará sediada no Luxemburgo e o mandato de Laura Codruta Kövesi será de sete anos, não renovável. Laura Codruta Kövesi será responsável pela organização dos trabalhos da Procuradoria Europeia, incumbindo-lhe representar esta instituição, dirigir as suas atividades e assegurar o seu funcionamento eficaz.
(Desenvolvimento em statement_19_5769)

Comissários Miguel Arias Cañete, Karmenu Vella e Carlos Moedas congratulam-se com o relatório das Nações Unidas sobre os oceanos e as alterações climáticas
O Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC) publicou hoje o seu relatório especial sobre o impacto das alterações climáticas nos oceanos e na criosfera — as partes congeladas do nosso planeta. O relatório proporciona aos decisores políticos de todo o mundo uma base científica sólida para os seus esforços para modernizar a economia, combater as alterações climáticas e fazer face aos seus impactos nos oceanos, promover o desenvolvimento sustentável e erradicar a pobreza. Os comissários Miguel Arias Cañete, responsável pela Ação Climática e Energia, Karmenu Vella, responsável pelo Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, e Carlos Moedas, responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, congratulam-se com o relatório, considerando-o um sinal de alerta para a comunidade internacional no sentido de combater as alterações climáticas e os seus impactos nos oceanos o mais rapidamente possível.
(Desenvolvimento em ip_19_5869)

Nantes, Capital Europeia da Inovação 2019
No âmbito das Jornadas Europeias da Investigação e Inovação, a Comissão atribuiu hoje o título de Capital Europeia da Inovação 2019 à cidade de Nantes, no Noroeste de França. Este título foi atribuído a Nantes em reconhecimento da sua impressionante capacidade de explorar a inovação para melhorar a vida dos seus cidadãos e o seu modelo de governação aberta e colaborativa. É acompanhado de um prémio pecuniário de um milhão de euros financiado pelo programa Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da UE. Nas palavras de Carlos Moedas, comissário europeu responsável pela Investigação, Ciência e Inovação: «Certas cidades europeias mostram ao mundo de que forma se pode combinar inovação, processos democráticos inclusivos e governação aberta para melhorar a resiliência e a sustentabilidade urbanas. Nantes dá um excelente exemplo de como uma cidade pode mobilizar os seus cidadãos para enfrentar desafios como a eficiência energética, o envelhecimento da população, a transformação digital e a inclusão social. É assim que a inovação desempenha o seu papel no interesse dos cidadãos.»
(Desenvolvimento em ip_19_5789)

Agenda de quarta-feira da EU@UNGA74 - UE na 74.ª Assembleia Geral das Nações Unidas
A alta representante/vice-presidente Federica Mogherini participará numa reunião ministerial E3/UE+2 com o Irão (13h00, hora local). Encontrar-se-á com a União Africana, a Organização Internacional para as Migrações e a Agência das Nações Unidas para os Refugiados, a fim de analisar o trabalho realizado no âmbito do Grupo de Trabalho Conjunto União Africana-União Europeia-Nações Unidas, bem como as futuras medidas para encontrar soluções duradouras para a situação precária dos refugiados e migrantes na Líbia (10h15). Proferirá um discurso em nome da UE e dos seus Estados-Membros na 11.ª Conferência sobre a facilitação da entrada em vigor do Tratado de Proibição Total de Ensaios Nucleares (11h00). Durante a tarde, participará numa reunião ministerial sobre o Mali e o Sael, realçando o apoio da UE na região e aos países do G5 Sael (15h00). Em seguida, prosseguirá a sua colaboração com os parceiros latino-americanos numa reunião com os membros da Aliança do Pacífico (16h30) e com o Grupo de Lima, juntamente com representantes do Grupo Internacional de Contacto para a Venezuela (13h00). À noite, participará num jantar ministerial com os Estados membros da NATO organizado pelos EUA (19h00). Os comissários Dimitris Avramopoulos e Christos Stylianides participarão por seu lado noutros eventos e encontros.
(Desenvolvimento em mex_19_5871)

A UE e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: execução da Agenda 2030
O primeiro vice-presidente, Frans Timmermans proferiu um discurso, na terça-feira, em nome da União Europeia, na Cimeira da ONU sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, reafirmando o forte empenho da UE na realização da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável rumo a um mundo pacífico e próspero, centrado no bem-estar humano num planeta saudável.

(Desenvolvimento em mex_19_5871)

UE organiza em Nova Iorque evento ministerial de alto nível sobre a Síria
A alta representante/vice-presidente Federica Mogherini e o comissário Christos Stylianides organizaram uma nova edição da tradicional reunião ministerial sobre a Síria, à margem da 74.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. A reunião constituiu uma oportunidade para reafirmar o apoio da UE à procura de uma solução política que abra caminho a uma Síria unida, independente, democrática e inclusiva.
(Desenvolvimento em mex_19_5871)

Comissão adota três recomendações para ajudar os Estados-Membros a pôr em prática a transição para as energias limpas
Colocar a eficiência energética em primeiro lugar é um objetivo fundamental da União da Energia. A poupança de energia é uma forma eficiente de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, contribuindo assim para a ação da UE contra as alterações climáticas. Também ajuda os europeus a poupar dinheiro nas suas faturas de energia. A Comissão Europeia adotou hoje três recomendações para ajudar os Estados-Membros a transporem e aplicarem a diretiva modificativa relativa à eficiência energética. São particularmente relevantes no contexto da finalização dos planos nacionais em matéria de energia e clima. A diretiva é um dos elementos emblemáticos do pacote «Energia limpa para todos os europeus», no qual a UE estabeleceu objetivos ambiciosos para atingir, pelo menos, 32,5 % de eficiência energética até 2030, em relação a um cenário de manutenção do statu quo.
(Desenvolvimento em mex_19_5871)

Prémio Horizonte de Inovação Social atribui 1,5 milhões de euros a três projetos extraordinários
A Comissão Europeia atribuiu ontem 1,5 milhões de euros a três projetos inovadores destinados a melhorar a vida dos idosos com problemas de mobilidade. Os projetos vencedores serão financiados no âmbito do programa Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da UE. Carlos Moedas, comissário responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, que entregou os prémios nas Jornadas Europeias da Investigação e Inovação, em Bruxelas, afirmou: «Estas inovações representam uma verdadeira diferença para os nossos cidadãos mais velhos, ajudando-os a manter uma vida social ativa e autónoma. Os projetos demonstram igualmente de que forma o apoio da UE abre a porta a novas empresas inovadoras e inspira a cooperação entre inovadores e organizações da sociedade civil e dos setores público e privado. Este é um grande benefício para todos nós.» O Comissário Carlos Moedas lançou o concurso para o prémio em 2017 na conferência «Abrir a uma era de inovação social», em Lisboa.
(Desenvolvimento em mex_19_5871)

Política dos consumidores: resolução alternativa de litígios e resolução de litígios em linha ajudam os consumidores a fazer valer os seus direitos
A Comissão Europeia publicou hoje o seu primeiro relatório sobre a aplicação do quadro europeu para a resolução alternativa de litígios (RAL) e a resolução de litígios em linha (RLL). Ambos os instrumentos permitem que os consumidores e os comerciantes resolvam os seus litígios através de 460 organismos de resolução alternativa de litígios de consumo sem recorrer aos tribunais.
(Desenvolvimento em mex_19_5871)

Comissão congratula-se com o acordo dos Estados-Membros sobre o estabelecimento do primeiro sistema de classificação para atividades ecologicamente sustentáveis
A Comissão Europeia congratula-se com o acordo hoje alcançado entre os Estados-Membros sobre uma proposta legislativa que estabelece o primeiro sistema de classificação para determinar as atividades económicas que são sustentáveis do ponto de vista ambiental. A proposta, apresentada em maio de 2018, faz parte dos esforços da Comissão para assegurar que o setor financeiro — capital privado — contribui para a transição para uma economia com impacto neutro no clima. Faz parte do Plano de Ação da UE para o Financiamento Sustentável, publicado pela Comissão em março de 2018.
(Desenvolvimento em mex_19_5871)

 

rapid 24 de setembro

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 24 de setembro de 2019.

União Europeia apoia sobreviventes de violência sexual em situações de conflito
O comissário europeu responsável pela Cooperação Internacional e o Desenvolvimento, Neven Mimica, anunciou hoje um contributo de 2 milhões de euros da União Europeia para o Fundo Internacional para os sobreviventes de violência sexual relacionada com conflitos. O anúncio é feito à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, onde o Comissário Neven Mimica está reunido com Denis Mukwege, laureado com o Prémio Nobel da Paz. O Fundo assenta no contributo das Nações Unidas, no trabalho dos laureados com o Prémio Nobel da Paz, Denis Mukwege e Nadia Murad, bem como no testemunho dos sobreviventes de violência sexual relacionada com conflitos em todo o mundo. Trata-se de uma colaboração inovadora entre parceiros múltiplos para proporcionar aos sobreviventes de violência sexual relacionada com conflitos o acesso a indemnizações e outras formas de reparação, bem como para os ajudar a reintegrar plenamente as suas comunidades. Servirá também para prestar aconselhamento técnico, estabelecer boas práticas e defender a indemnização dos sobreviventes. Denis Mukwege e Nadia Murad estão a liderar a iniciativa em estreita colaboração e consulta com outros intervenientes públicos, privados e da sociedade civil.
(Desenvolvimento em ip_19_5791)

Agenda de terça-feira da EU@UNGA74 - UE na 74.ª Assembleia Geral das Nações Unidas
Esta manhã, o primeiro vice-presidente, Frans Timmermans, e a alta representante/vice-presidente, Federica Mogherini, juntar-se-ão ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, na abertura do debate geral da 74.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. Durante a tarde, o primeiro vice-presidente Frans Timmermans e o comissário Neven Mimica representarão a UE na Cimeira da ONU sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, após a adoção da Agenda 2030 em 2015. O primeiro vice-presidente proferirá um discurso por essa ocasião. Durante o dia, os representantes da UE participarão numa série de eventos de alto nível e de reuniões bilaterais.
(Desenvolvimento em mex_19_5832)

Reunião em Nova Iorque do Grupo de Contacto Internacional para a Venezuela
O Grupo de Contacto Internacional para a Venezuela realizou uma reunião ministerial à margem da 74.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas na segunda-feira, acolhendo o Panamá pela primeira vez como novo membro. Na sua 4.ª reunião, o grupo analisou os desenvolvimentos mais recentes na Venezuela e os seus efeitos na região e acordou em continuar a sensibilizar todos os intervenientes internacionais para ajudar os venezuelanos a restabelecer a democracia e a ordem constitucional. Na reunião, a UE anunciou que realizará uma Conferência de Solidariedade com os refugiados e migrantes venezuelanos em 28 e 29 de outubro, em Bruxelas.
(Desenvolvimento em mex_19_5832)

Novo relatório da Comissão europeia sobre o impacto da digitalização no mundo do trabalho na UE
o Centro Comum de Investigação, plataforma científica e do conhecimento da Comissão, lançou hoje o seu último relatório, intitulado «The changing nature of work and skills in the digital age» (A natureza evolutiva do trabalho e das competências na era digital). O relatório apresenta uma análise fundamentada do impacto da tecnologia nos mercados de trabalho e a necessidade de adaptar as políticas de educação para impulsionar as competências digitais.
(Desenvolvimento em mex_19_5832)

 
Page 10 of 777