Entrada

Unidade de Biblioteca

CDE / EDC: recursos eletrónicos (revistas)

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

TÍTULO: Jornal oficial da União Europeia [Recurso eletrónico]


COTA: R/UE/URL 06 Jor

alt

TÍTULO: Jornal oficial da União Europeia [Recurso eletrónico]


COTA: R/UE/URL 06 Jor

 

alt

TÍTULO: Jornal oficial da União Europeia [Recurso eletrónico]


COTA: R/UE/URL 06 Jor

 

alt

TÍTULO: Jornal oficial da União Europeia [Recurso eletrónico]


COTA: R/UE/URL 06 Jor

 

rapid 19 de novembro

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 19 de novembro de 2019.

Acordo sobre orçamento da UE para 2020: destaque para alterações climáticas e prioridades da UE
As três instituições da UE chegaram a acordo sobre o orçamento da UE para 2020, o que permitirá à UE concentrar os seus recursos nas prioridades realmente importantes para os cidadãos: as alterações climáticas, o emprego, os jovens, a segurança e a solidariedade na UE. O orçamento do próximo ano irá igualmente preparar a transição para o próximo ciclo orçamental, uma vez que será o sétimo e último do atual ciclo orçamental de longo prazo da UE (2014-2020).
(Desenvolvimento em ip_19_6280)

200 milhões de euros para promover produtos agroalimentares da UE
Em 2020, a Comissão Europeia afetará 200,9 milhões de euros para financiar atividades de promoção de produtos agroalimentares da UE dentro e fora do seu território. O programa de trabalho para 2020 no âmbito da política de promoção, adotado pela Comissão, define as principais prioridades na concessão de apoio. A política da UE em matéria de promoção de produtos agroalimentares visa ajudar o setor a tirar partido do mercado global de produtos agroalimentares, cada vez mais vasto e dinâmico, aumentar a sensibilização para os regimes de qualidade, incluindo da produção biológica, e ajudar os produtores a enfrentar perturbações do mercado.
(Desenvolvimento em ip_19_6287)

UE assina acordo com a Sérvia sobre cooperação na gestão das fronteiras
A União Europeia assinou hoje um acordo com a Sérvia sobre a cooperação em matéria de gestão das fronteiras entre a Sérvia e a Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira. Este acordo vai permitir à Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira assistir a Sérvia na gestão das fronteiras, realizar operações conjuntas e destacar equipas nas regiões da Sérvia que fazem fronteira com a UE, sob reserva do acordo da Sérvia. Estas atividades visam combater a migração irregular e a criminalidade transfronteiras e podem implicar um aumento da assistência técnica e operacional na fronteira.
(Desenvolvimento em ip_19_6303 e em IP_18_5835)

UE disponibiliza 10,3 milhões de euros a favor dos refugiados no Ruanda
Durante a sua visita ao Ruanda, o comissário responsável pela Cooperação Internacional e o Desenvolvimento, Neven Mimica, anunciou um pacote de apoio no valor de 10,3 milhões de euros para o Mecanismo de Trânsito de Emergência do ACNUR no Ruanda, que proporciona um corredor de salvação para a saída da Líbia de pessoas que necessitem de proteção internacional, tendo em vista a sua posterior reinstalação. O financiamento é concedido através do Fundo Fiduciário de Emergência para África. Esta iniciativa baseia-se no exemplo do Mecanismo de Trânsito de Emergência no Níger, através do qual mais de 2 900 refugiados e requerentes de asilo foram evacuados da Líbia desde 2017.
(Desenvolvimento em ip_19_6301)

Produção no setor da construção aumentou 0,7 % na área do euro e 0,3 % na UE e diminuiu 1,9 % em Portugal – valores de setembro de 2019
Em setembro de 2019, em comparação com agosto de 2019, a produção no setor da construção ajustada sazonalmente aumentou 0,7 % na área do euro e 0,3 % na UE e diminuiu 1,9 % em Portugal, de acordo com as primeiras estimativas do Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia. Em agosto de 2019, a produção na construção diminuiu 0,8 % na área do euro e 0,5 % na UE e aumentou 1,1 % em Portugal. Em setembro de 2019, em comparação com setembro de 2018, a produção na construção diminuiu 0,7 % na área do euro e aumentou 0,3 % na UE e 1,6 % em Portugal.
(Desenvolvimento neste sítio Web)

 

Biblioteca: Livros / Library: Books

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

TÍTULO: Discrete-time signal processing


COTA: 621.391 OPP Dis

alt

TÍTULO: Rethinking the theory of money, credit, and macroeconomics


COTA: 330.101.541 SMI Ret

 

alt

TÍTULO: What is money?


COTA: 33:336 Wha

 

rapid 18 de novembro

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 18 de novembro de 2019.

Adoção de novas regras sobre mobilidade transfronteiras das empresas
O Conselho adotou hoje a diretiva relativa às transformações, fusões e cisões transfronteiriças que estabelece procedimentos claros e harmonizados para as sociedades serem objeto de fusão, cisão ou transferência no mercado único. A diretiva inclui salvaguardas sólidas para proteger os direitos dos trabalhadores, nomeadamente para serem informados, consultados e participarem nos conselhos de administração das empresas, bem como os direitos de acionistas minoritários e credores nas operações transfronteiras. As novas regras asseguram igualmente que as operações transfronteiras não possam ser utilizadas de forma abusiva para fins fraudulentos ou abusivos.
(Desenvolvimento em mex_19_6297 e neste sítio Web)

Comissão anuncia composição de um fórum de alto nível para fazer avançar a União dos Mercados de Capitais
A Comissão Europeia anunciou hoje a composição de um fórum de alto nível sobre o futuro da União dos Mercados de Capitais. Este grupo de peritos contribuirá com conhecimentos e dará apoio ao objetivo da Comissão de continuar a desenvolver uma União dos Mercados de Capitais que abranja todos os Estados-Membros, para que estes possam mobilizar capitais para as empresas, oferecer melhores oportunidades de investimento e impulsionar o crescimento económico na Europa.
(Desenvolvimento em mex_19_6297 e neste sítio Web)

Semana Mundial de Sensibilização para os Antibióticos 2019
O comissário Vytenis Andriukaitis lançou hoje em Estocolmo uma série de eventos organizados por ocasião da Semana Mundial de Sensibilização para os Antibióticos, proferindo o discurso de abertura na 12.ª edição do Dia Europeu de Sensibilização para os Antibióticos. O evento, organizado pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças com o apoio da Comissão Europeia, reúne partes interessadas e organizações profissionais e será marcado pela apresentação de um estudo sobre os conhecimentos e as atitudes dos profissionais de saúde em relação aos antibióticos.
(Desenvolvimento em mex_19_6297 e neste sítio Web)

 

rapid 15 de novembro

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 15 de novembro de 2019

Comissão Europeia lança processo por infração contra Reino Unido por não ter designado candidato a comissário da UE
Enquanto Guardiã dos Tratados, a Comissão Europeia enviou uma carta de notificação ao Reino Unido por ter violado as suas obrigações decorrentes do Tratado da União Europeia, ao não apresentar um candidato para o cargo de comissário da UE. As autoridades do Reino Unido têm de apresentar os seus pontos de vista até sexta-feira, 22 de novembro. Este curto prazo justifica-se pelo facto de a próxima Comissão ter de iniciar funções o mais rapidamente possível. Na sequência da resposta do Reino Unido às duas cartas enviadas pela presidente eleita Ursula von der Leyen, recordando as obrigações do Reino Unido decorrentes do Tratado da UE, a Comissão analisou esta resposta e considera que o Reino Unido viola as suas obrigações decorrentes do Tratado da União Europeia. Na sua carta, as autoridades do Reino Unido consideram que não estão em condições de propor um candidato ao cargo de comissário da UE atendendo ao facto de que se realizarão em breve eleições legislativas no país. A Comissão Europeia recorda que, em conformidade com a jurisprudência da UE, um Estado-Membro não pode invocar disposições vigentes na sua ordem jurídica nacional para justificar o incumprimento das obrigações decorrentes do direito da União.
(Desenvolvimento em ip_19_6286)

UE inicia litígio na OMC contra a Colômbia
A União Europeia iniciou hoje um litígio na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as medidas anti-dumping ilegais instituídas pela Colômbia sobre batatas fritas congeladas provenientes da Bélgica, da Alemanha e dos Países Baixos. Os direitos anti-dumping instituídos pela Colômbia há um ano são incompatíveis com a legislação da OMC, tanto em substância como em termos do procedimento aplicado para os pôr em prática. Os direitos aplicáveis às importações europeias ao longo de um período de dois anos variam entre cerca de 3 % e 8 %. Estes direitos irregulares restringem o acesso ao mercado colombiano, afetando quase 85 % das exportações da UE de batatas fritas congeladas para aquele mercado, no valor de 19 milhões de euros por ano.
(Desenvolvimento em ip_19_6221 e neste sítio Web)

Comércio internacional de bens em setembro de 2019 produziu excedente de 18,7 mil milhões de euros na área do euro e défice de 5,0 mil milhões de euros na UE
As primeiras estimativas do Eurostat para as exportações de bens da área do euro para o resto do mundo, em setembro de 2019, são de 196,2 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 5,2 % em relação a setembro de 2018 (186,5 mil milhões de euros). As importações provenientes do resto do mundo ascenderam a 177,6 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 2,1 % em relação a setembro de 2018 (173,9 mil milhões de euros). Em consequência, a área do euro registou um excedente de 18,7 mil milhões de euros no comércio de bens com o resto do mundo em setembro de 2019, em comparação com +12,6 mil milhões de euros em setembro de 2018. O comércio intra-área do euro aumentou para 163,4 mil milhões de euros em setembro de 2019, um aumento de 0,9 % em relação a setembro de 2018. As primeiras estimativas para o conjunto da União Europeia revelam um défice de 5,0 mil milhões de euros no comércio internacional de bens em setembro de 2019, em comparação com – 1,5 mil milhões de euros em período homólogo no ano anterior. Portugal registou défices na balança comercial tanto intra como extra-UE entre janeiro e setembro de 2019.
(Desenvolvimento neste sítio Web)

Inflação anual diminui para 0,7 % na área do euro e para 1,1 % na UE e permanece negativa em Portugal – valores de outubro de 2019
A taxa de inflação anual da área do euro foi de 0,7 % em outubro de 2019, contra 0,8 % em setembro. Um ano antes, a taxa era de 2,3 %. A inflação anual da União Europeia foi de 1,1 % em outubro de 2019, contra 1,2 % em setembro. Um ano antes, a taxa foi de 2,3 %. Portugal voltou a registar uma das taxas mais baixas da UE, com -0,1 %, o que representa um aumento em relação ao mês anterior (- 0,3 %). Em comparação com setembro, a inflação anual diminuiu em 15 Estados-Membros, manteve-se estável em oito e aumentou em cinco. Estes dados são publicados pelo Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia.
(Desenvolvimento neste sítio Web)

 
Page 9 of 795