Entrada

Unidade de Biblioteca

Livros: Novidades / Books: News

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Titulo: Geospatial analysis and modelling of urban structure and dynamics
Palavras-chave: Análise matemática / Geografia / População / Urbanização / Topologia / Climatologia / Impacto ambiental
Cota: 517 Geo  

Titulo: Galileo's commandment : an anthology of great science writing
Palavras-chave: Actividade e técnica literárias / Escrita / Antologia
Cota: 82.08 Gal
  

Titulo: Bashert
Palavras-chave: Literatura americana / Ficção
Cota: 820(73)-3 SAM Bas
 

Titulo: Effective business communications
Palavras-chave: Gestão / Comunicação em negócios
Cota: 65.012.3 MUR Eff
 
 

Actualizado Segunda-feira, 16 Abril 2012 15:29
 

CDE Rapid

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

  

Lisboa, 13-4-2012

Capital Verde da Europa de 2014: Bristol, Copenhaga e Frankfurt Selecionadas Bristol, Copenhaga e Frankfurt são as três finalistas do concurso destinado a designar a Capital Verde da Europa para 2014.

Foram selecionadas de entre as 18 cidades candidatas ao prémio de 2014. As três finalistas foram propostas por um painel de peritos independentes que avaliou as candidaturas em 12 domínios diferentes: Contribuição local para as alterações climáticas a nível mundial
Transportes locais
Utilização sustentável dos solos em zonas verdes urbanas
Natureza e biodiversidade
Qualidade do ar ambiente local
Poluição sonora
Produção e gestão de resíduos
Consumo de água
Tratamento das águas residuais
Ecoinovação e emprego sustentável
Gestão ambiental por parte da autoridade local
Desempenho energético.
Desde a criação deste prémio em 2010, quatro cidades foram distinguidas com o título de Capital Verde da Europa. Estocolmo foi a primeira, seguida de Hamburgo em 2011; a atual detentora do título é Vitoria-Gasteiz (Espanha) e Nantes foi a cidade escolhida como Capital Verde da Europa para 2013.
No dia 8 de junho, Bristol, Copenhaga e Frankfurt apresentarão ao júri em Bruxelas a sua visão, planos de ação, estratégia de comunicação e potencial para servir de modelo inspirador a outras cidades. O júri emitirá o seu veredicto numa cerimónia de entrega de prémios a realizar em Vitoria-Gasteiz em 29 de junho.


Antecedentes O prémio Capital Verde da Europa recompensa uma cidade que se encontra na vanguarda em matéria de vida urbana respeitadora do ambiente. Um painel de peritos avalia as cidades com base em 12 indicadores ambientais, classificando-as em função da sua capacidade de alcançarem elevados níveis ambientais, do seu empenho a favor de objetivos em curso e ambiciosos no sentido da melhoria do ambiente e do desenvolvimento sustentável, bem como do seu potencial para servirem de modelo e promoverem as melhores práticas noutras cidades europeias. O júri é composto por representantes da Comissão Europeia, Parlamento Europeu, Comité das Regiões, Agência Europeia do Ambiente, Conselho Internacional das Iniciativas Locais para o Ambiente (ICLEI) (governos locais a favor da sustentabilidade), Gabinete do Pacto dos Autarcas e Gabinete Europeu do Ambiente. 

Para mais informações:
www.europeangreencapital.eu
 

Facebook: EuropeanGreenCapitalAward
Twitter; EU_GreenCapital_Twitter

 

For more information:
www.europeangreencapital.eu
  

Facebook: EuropeanGreenCapitalAward
Twitter; EU_GreenCapital_Twitter

 

Actualizado Segunda-feira, 16 Abril 2012 14:36
 

CDE Rapid 16 de Abril / Rapid CDE April 16th

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

 

Lisboa, 16-04-2012
Rumo ao espaço único ferroviário: o sistema europeu de gestão do tráfego ferroviário

Funcionam na Europa, neste momento, mais de 20 sistemas nacionais de sinalização e de controlo da velocidade, infelizmente não compatíveis uns com os outros. Estas ineficiências técnicas constituem um grande obstáculo ao desenvolvimento do mercado do transporte ferroviário de mercadorias, em franco crescimento, cujo grande potencial provém do tráfego transfronteiras, e ao desenvolvimento geral da rede europeia de transportes.

A solução está no Sistema Europeu de Gestão do Tráfego Ferroviário (ERTMS – do inglês European Rail Trafic Management System), que proporciona uma norma única para o equipamento de sinalização em toda a Europa, permitindo controlar a velocidade e abrandar a marcha dos comboios caso seja necessário. Permitirá que os comboios circulem sem problemas através de redes nacionais compatíveis, sem atrasos, controlos extraordinários ou “sintonizações”. Enquanto sistema moderno de alto desempenho, o ERTMS criará um espaço ferroviário unificado.

“Muitas das vantagens do ERTMS perder-se-ão, se o sistema for implantado isoladamente por apenas um país. Os Estados-Membros decidiram em conjunto avançar com a operacionalização do sistema, devendo, portanto, agir de modo coordenado. É isso que temos de fazer se pretendemos que os comboios funcionem em toda a rede transeuropeia", declarou o Vice-Presidente Siim Kallas, responsável pelos Transportes.

A Comissão Europeia e a Presidência dinamarquesa abriram hoje, em Copenhaga, uma conferência de dois dias sobre o sistema europeu de gestão do tráfego ferroviário (ERTMS). Trata-se de um importante evento destinado a impulsionar a interoperabilidade dos caminhos-de-ferro europeus, um marco no sentido do espaço único ferroviário. A conferência abordará os obstáculos que urge primeiramente ultrapassar para se estabelecer um serviço transfronteiras sem descontinuidades, que é uma necessidade real dos europeus. A conferência constitui igualmente uma oportunidade para a apresentação de uma recomendação da Agência Ferroviária Europeia sobre o modo de melhorar as normas técnicas para a implantação do sistema. Essas melhorias permitirão aos gestores das infraestruturas ganhar eficiência e reduzir custos com a instalação do sistema. A Dinamarca e a Suíça, países que decidiram equipar toda a sua rede com o ERTMS nos próximos anos, aguardam com particular expectativa a nova versão do sistema.
 
“A Agência Ferroviária Europeia e a Comissão comprometeram-se, em 2008, a finalizar esta nova versão da especificação até 2012 e é com agrado que constato que vão cumprir o prometido. Poderemos, pois, instalar o ERTMS em toda a nossa rede, como previsto”, declarou o Ministro dinamarquês dos Transportes, Henrik Dam Kristensen.

A Suíça já assinou um contrato para equipar a totalidade da sua rede até 2017, por um custo total de 250 milhões de euros (menos de 80 000 euros por quilómetro). Na Dinamarca, cerca de metade dos atrasos devem-se a problemas de sinalização decorrentes da gestão da infraestrutura, sendo essa a razão pela qual a instalação do ERTMS foi incluída num projeto mais vasto de renovação total dos sistemas de sinalização e de gestão do tráfego ferroviário no país. O projeto inclui outros elementos como a renovação do sistema de encravamento e do equipamento dos comboios. O investimento total é de 3200 milhões de euros para um período de 12 anos.

 

Siga-nos no TWITTER:
http://twitter.com/rapidportugal

Para mais informações sobre assuntos europeus, clique aqui 

For more information on European issues, click here


 

Actualizado Segunda-feira, 16 Abril 2012 14:09
 

Livros: Novidades / Books: News

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Titulo: A república : resistências e acatamento a nível local. - Lisboa
Palavras-chave: História das religiões / Religião / Política / Lusitanos
Cota:
291 Rep

Titulo: Análise sociológica numa perspectiva de género do estudo sobre o uso do tempo e percepção das discriminações dos munícipes do Seixal
Palavras-chave: Sociologia / Género / Discriminaçao social - Seixal / Psicologia social
Cota: 316 COS Ana

Actualizado Sexta-feira, 18 Maio 2012 14:59
 

Revistas: Novidades / Journals: News

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Titulo: Serviço social & sociedade
Palavras-chave: Ciências sociais / Periódicos

Cota: PP 364 Ser

 

Titulo: Formar : revista dos formadores
Palavras-chave: Periódicos / Ciências da educação / Formação Profissional
Cota:  PP 37 For

Titulo: Educação e matemática
Palavras-chave: Periódicos / Ciências da educação
Cota: PP 37 Edu
 

 

Titulo: Revista brasileira em promoção da saúde
Palavras-chave: Periódicos / Saúde pública
Cota: PP 614 Rev

Actualizado Sexta-feira, 13 Abril 2012 16:23
 
Página 611 de 677