Entrada

Unidade de Documentação e Arquivo - UDA

CDE: Rapid 9 de março

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Lisboa, 9 de março de 2017

 

  • Corpo Europeu de Solidariedade entra em nova fase de funcionamento

Três meses após o lançamento do Corpo Europeu de Solidariedade e a abertura das inscrições para os jovens europeus interessados na iniciativa, as organizações acreditadas que proporcionarão experiências de solidariedade podem agora aceder à base de dados para selecionar potenciais trabalhadores, estagiários ou voluntários para as suas atividades. Várias centenas de colocações estarão disponíveis a partir da primavera e muitas mais se seguirão nos próximos meses.

(Desenvolvimento em IP-17-469)

 

  • Comissão distingue Mulheres Inovadoras da UE 2017

Numa cerimónia ontem à noite em Bruxelas por ocasião do Dia Internacional da Mulher, o Comissário europeu Carlos Moedas e o Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Mairead McGuinness, anunciaram as quatro empreendedoras de excelência vencedoras do Prémio Mulheres Inovadoras da UE 2017, financiado pelo Programa Horizonte 2020. Este Prémio foi atribuído no ano passado à portuguesa Susana Sargento, que esteve presente na cerimónia de ontem e falou sobre a sua experiência. As vencedoras deste ano são Michela Magas, de nacionalidade croata/britânica, Petra Wadström, da Suécia, Claudia Gärtner, da Alemanha e Kristina Tsvetanova, da Bulgária, esta última na categoria Inovadoras em Ascensão.

(Desenvolvimento em IP-17-481 e neste sítio Web)

 

Para mais informações sobre assuntos europeus:

http://ec.europa.eu/portugal

 

 

Biblioteca: Revistas / Library: Journals

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

TITULO: O amigo dos leprosos
 

COTA: PP 614 Ami

alt

TITULO: Enfermagem em foco
 

COTA: PP 616-083 Enf

 

alt

TITULO: Nefrâmea
 

COTA: PP 616.61 Nef

 

alt

TITULO: Viver : vidas e veredas da Raia
 

COTA: PP 39 Viv

 

Livros / Books: Novidades / News

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

TITULO: Introdução aos cultural studies


COTA: 316.77 MAT Int

alt

TITULO: A comunicação pública da arte : o caso dos Museus de Arte locais e globais


COTA: 316.77 Com

 

alt

TITULO: Teoria e crítica da arte em Portugal (1921-1940)


COTA: 7.03"19"(469) ESQ Teo

 

alt

TITULO: Manual de organização e gestão de eventos


COTA: 65.012.3 Man

 

CDE: Rapid 8 de março

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Lisboa, 8 de março de 2017

 

  • Dia Internacional da Mulher 2017: Igualdade de Géneros – uma exportação europeia

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, a Comissão renova o seu apelo para garantir a igualdade da mulher em casa e no mundo. Um novo relatório sobre a igualdade entre homens e mulheres publicado hoje revela que a legislação, as orientações, as ações e as possibilidades de financiamento da UE estão a apoiar um progresso notável mas desigual nos Estados-Membros da UE. Desde que o valor fundamental da igualdade entre homens e mulheres foi consagrado no Tratado de Roma há 60 anos, a taxa de emprego das mulheres atingiu o nível mais elevado de sempre. Todavia, a diferença salarial entre homens e mulheres persiste com as mulheres a auferirem menos 16,3 % do que os homens na Europa. Apesar de a Comissão se encontrar no bom caminho para alcançar o seu objetivo de 40 % de mulheres representadas em posições de chefia, de grau intermédio e de grau superior até 2019, as mulheres continuam a enfrentar um teto de vidro ao tentarem alcançar posições de gestão e de liderança.

(Desenvolvimento em IP-17-489 e em MEMO-17-470)

 

  • Presidente Juncker participa na Cimeira Social Tripartida

Esta tarde, o Presidente Juncker participa na Cimeira Social Tripartida que terá lugar em Bruxelas, na qual será acompanhado pelo Vice-Presidente responsável pelo Euro e o Diálogo Social, Valdis Dombrovskis e a Comissária para o Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, Marianne Thyssen. A Cimeira Social Tripartida é bienal e constitui uma oportunidade para uma troca de opiniões construtiva entre os representantes das organizações patronais e dos trabalhadores da UE, da Comissão Europeia, do Conselho Europeu, dos Chefes de Estado ou de Governo e dos ministros dos Assuntos Sociais e do Emprego dos países com a atual e a futura Presidência do Conselho da UE. Esta edição é intitulada «O futuro da Europa: definir o caminho rumo ao crescimento, ao emprego e à equidade».

(O discurso estará disponível neste sítio Web após o início da Cimeira)

 

  • Perspetivas a curto prazo para mercados agrícolas mostra recuperação dos preços do leite na UE

A Comissão publica hoje a sua perspetiva a curto prazo para os mercados de culturas arvenses, azeite, carne e produtos lácteos na UE em 2017-2018, confirmando que a redução da oferta de leite da UE, no final de 2016, contribuiu para uma significativa recuperação dos preços do leite na União Europeia. As exportações e a procura interna conduziram a uma subida histórica dos preços da manteiga e uma recuperação significativa dos preços do queijo. O texto integral do relatório está disponível neste sítio Web.

 

  • Lançamento oficial das Redes Europeias de Referência, Vílnius, 9-10 de março

Amanhã, em Vílnius, a Comissão Europeia, representada por Vytenis Andriukaitis, Comissário da UE responsável pela Saúde e Segurança Alimentar, e a Presidência maltesa do Conselho, representada por Chris Fearne, Ministro da Saúde, lançarão oficialmente as primeiras 24 Redes Europeias de Referência (RER) para doenças complexas e raras ou de baixa prevalência. O evento contará com mais de 600 participantes numa conferência de dois dias, organizada pelo Ministério da Saúde da Lituânia. Reunindo mais de 900 unidades de cuidados de saúde altamente especializados de 26 países, as 24 Redes Europeias de Referência irão começar a trabalhar em conjunto em benefício dos cerca de 30 milhões de cidadãos da UE que sofrem de uma doença rara.

(Desenvolvimento em IP-17-323 e em MEMO-17-324)

 

  • Nasceram mais de 5,1 milhões de bebés na UE em 2015, dos quais 85 500 em Portugal

Em 2015, nasceram na União Europeia 5,103 milhões de bebés, contra os 5,063 milhões nascidos em 2001 (primeiro ano para o qual existem estatísticas comparáveis). Nos Estados-Membros, França continua a registar o maior número de nascimentos (799 700 em 2015), à frente do Reino Unido (776 700), da Alemanha (737 600), da Itália (485 800), de Espanha (418 400) e da Polónia (369 300). Em Portugal, no ano de 2015 registaram-se 85 500 nascimentos, uma descida contra os 112 774 nascimentos registados em 2001. Em termos de média de idades das mães, esta é de 29,5 anos em Portugal, um valor ligeiramente superior à média de idade das mães na UE (28,9 anos).

(Desenvolvimento em STAT-17-467)

 

Para mais informações sobre assuntos europeus:

http://ec.europa.eu/portugal

Actualizado Quarta-feira, 08 Maro 2017 15:04
 

Biblioteca / Livros: Oferta do CIE-UMa Centro de Investigação em Educação

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

TITULO: Pesquisar para mudar (a educação)


COTA: 37 Pes

alt

TITULO: A escola restante


COTA: 37 Esc

 

alt

TITULO: Estado mínimo - Escola mínima


COTA: 37 Est

 

alt

TITULO: Etnografia da educação


COTA: 37 Etn

 
Página 7 de 504