Entrada

Unidade de Biblioteca

CDE: Rapid 5 de março

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 5 de março de 2019.

  • Foreign Investment Screening: new European framework to enter into force in April 2019
    Today the Council of the EU approved a new framework to screen foreign direct investments coming into the European Union, thus concluding the legislative process. Based on a Commission proposal presented by President Juncker in his 2017 State of the Union Address, the new framework will help safeguarding Europe's security, public order and strategic interests. In reaction to the Council's decision President Jean-Claude Juncker said: "Today's decision is a proof the EU is able to act quickly when strategic interests of our citizens and economy are at stake. I committed to work for a Europe that protects, in trade as in other areas; with this new legislation in place we are delivering on a crucial part of our promise.” Following today's approval by Member States in the Council and the positive vote by the European Parliament on 14 February, the new EU legislation establishing an EU-wide investment screening framework is now set to enter into force in the coming weeks. For more information see the press release and a factsheet presenting the new framework.
    (Desenvolvimento em IP-19-1532 e nesta ficha informativa)
     
  • Mergers: Commission clears acquisition of Viseu car park assets by Saba Portugal and Egis Portugal
    The European Commission has approved, under the EU Merger Regulation, the acquisition of car park assets located in Viseu (Portugal) by Saba Portugal – Parques de Estacionamento, S.A. (“Saba Portugal”) and Egis Road Operation Portugal, S.A. (“Egis Portugal”), both of Portugal. The Viseu car park assets consist of six car parks and the regulated parking zone, in the municipality of Viseu. Saba Portugal is a company specialised in the operation, maintenance and conservation of car parks and regulated areas (on-street parking). Egis Portugal is specialised in the operation and maintenance of road infrastructures including the electronic and electrical equipment to support those activities. The Commission concluded that the proposed acquisition would raise no competition concerns, because of the limited impact it would have on the market. The transaction was examined under the simplified merger review procedure.
    (Desenvolvimento neste sítio Web)

 

CDE: Rapid 4 de março

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF


alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 4 de março de 2019.

Comissão apresenta resultados do Plano de Ação para a Economia Circular
As 54 ações levadas a cabo no âmbito do plano de 2015 ou foram concluídas ou se encontram em fase de execução. Tal contribuirá para reforçar a competitividade da Europa e modernizar a economia e a indústria, de modo a criar emprego, proteger o ambiente e gerar crescimento sustentável. A Comissão Europeia publicou hoje um relatório exaustivo sobre a aplicação do Plano de ação para a economia circular, adotado em dezembro de 2015. O relatório apresenta os principais resultados obtidos com a execução do plano de ação e enuncia os desafios que se colocam na preparação do terreno para uma economia circular neutra em termos climáticos e competitiva, minimizando a pressão sobre os recursos naturais e de água doce e os ecossistemas. As conclusões do relatório serão discutidas durante a Conferência anual das partes interessadas para a economia circular, a realizar em Bruxelas em 6 e 7 de março.
(Desenvolvimento em IP-19-1480)

Coligação para a Vacinação reúne pela primeira vez em Bruxelas
Deve ser disponibilizada aos doentes e ao público em geral informação exata e transparente em matéria de vacinação e a UE está a agir nesse sentido. Tendo em conta as ações principais adotadas pela Recomendação do Conselho de 7 de dezembro de 2018, a Comissão Europeia recebe hoje em Bruxelas a primeira reunião da Coligação para a Vacinação, que junta associações europeias de trabalhadores da área da saúde e associações de estudantes pertinentes neste domínio. A Coligação está também a ser criada numa altura em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a hesitação quanto à vacinação como uma das maiores ameaças globais e confirmou que poderiam ser evitadas 1,5 milhões de mortes se a cobertura da vacinação fosse melhorada.

Preços da produção industrial sobem 0,4 % na área do euro e em Portugal e 0,3 % na UE
Em janeiro de 2019, em comparação com o mês anterior, os preços da produção industrial subiram 0,4 % na área do euro e em Portugal e 0,3 % na UE, segundo estimativas do Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia. Em termos homólogos, os preços da produção industrial aumentaram 3 % na área do euro, 2,9 % na UE e 1,6 % em Portugal.
(Desenvolvimento em STAT-19-1508)

UE regista taxas recordes de reciclagem e de utilização de material reciclado
As taxas de reciclagem e de utilização de materiais reciclados na União Europeia estão a crescer sustentadamente. No geral, a UE reciclou em 2016 cerca de 55 % de todos os resíduos, excluindo os grandes resíduos mineralógicos (em comparação com 53 % em 2010). A taxa de recuperação dos resíduos da construção e da demolição chegou a 89 % (em 2016), a taxa de reciclagem dos resíduos de embalagens ultrapassou 67 % (em 2016, em comparação com 64 % em 2010), ao passo que a taxa de reciclagem de embalagens de plástico foi superior a 42 % (em 2016, em comparação com 24 % em 2005). A taxa de reciclagem de resíduos municipais foi de 46 % (em 2017, em comparação com 35 % em 2007) e, no que se refere aos resíduos de equipamento elétrico e eletrónico como computadores, televisões, frigoríficos e telemóveis (que incluem materiais valiosos que podem ser recuperados) a taxa de reciclagem na UE foi de 41 % em 2016, em comparação com 28 % verificados em 2010.
(Desenvolvimento neste sítio Web)

 

CDE: Rapid 1 de março

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 1 de março de 2019.

Taxa de desemprego na UE é de 6,5 %, a mais baixa desde o início do século
A taxa de desemprego na União Europeia tem vindo a diminuir progressivamente nos últimos cinco anos. Em janeiro de 2019, a taxa de desemprego na UE, em valores corrigidos de sazonalidade, era de 6,5 %, contra 6,6 % em dezembro de 2018 e 7,2 % em janeiro de 2018. Esta é a taxa mais baixa registada desde o início da série mensal de medidas, em janeiro de 2000. A taxa de desemprego na área do euro foi de 7,8 % em janeiro de 2019, estável em relação a dezembro de 2018 e em queda em comparação com os 8,6 % registados em janeiro de 2018. Esta é a taxa mais baixa registada na área do euro desde outubro de 2008. Em Portugal, a taxa de desemprego em janeiro de 2019 foi de 6,7 %, uma ligeira subida em relação aos 6,6 % registados em dezembro do ano passado. Em termos homólogos, a taxa de desemprego em Portugal desceu de 7,8 % em janeiro do ano passado para 6,7 % em janeiro de 2019. Estes dados são do Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia.
(Desenvolvimento em STAT-19-1491)

Aviação: Comissão continua a defender normas sociais mais rigorosas
A Comissão Europeia publicou hoje um relatório em que apresenta uma série de ações destinadas a reforçar a agenda social no domínio dos transportes aéreos. Este relatório sem precedentes destaca as principais oportunidades e desafios com que se deparam as tripulações (pilotos e tripulantes de cabina) na Europa. A manutenção e a promoção de normas sociais exigentes é uma das principais prioridades da estratégia da UE para o setor da aviação e constitui a base da forte agenda social avançada pelo Presidente Juncker.
(Desenvolvimento em IP-19-1489)

Comissão apoia novo passo na luta contra a contrafação em linha
A Comissão Europeia congratula-se com a cooperação entre a Apple, a Duracell, o Facebook Marketplace, a Hermès e a Signify, que assinaram hoje um Memorando com o objetivo de impedir a venda de produtos de contrafação através da Internet. O Memorando é um acordo voluntário, facilitado pela Comissão Europeia, que reúne plataformas na Internet, associações profissionais e empresas cujos produtos de contrafação são frequentemente colocados no mercado em linha.
(A lista completa dos signatários do Memorando pode ser consultada neste sítio Web)

Inflação anual da área do euro sobe para 1,5 %
Prevê-se que a inflação anual da área do euro seja de 1,5 % em fevereiro de 2019, contra 1,4 % em janeiro, segundo estimativas rápidas do Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia. Analisando as principais componentes da inflação na área do euro, espera-se que a energia tenha a taxa anual mais elevada em fevereiro (3,5 %, em comparação com 2,7 % em janeiro), seguida pela alimentação, o álcool e o tabaco (2,4 %, em comparação com 1,8 % em janeiro), pelos serviços (1,3 %, em comparação com 1,6 % em janeiro) e pelos produtos industriais não energéticos (0,3 %, estável em comparação com janeiro).
(Desenvolvimento em STAT-19-1492)

 

DVD: Donativo da Embaixada dos EUA

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

TÍTULO: JFK [Filme] / [director] Oliver Stone


COTA: DVD 791.43 STO JFK

alt

TÍTULO: The witch [Filme] / [director] Robert Eggers


COTA: DVD 791.43 EGG Wit

 

alt

TÍTULO: Bowling for Columbine [Filme] / [director] Michael Moore


COTA: DVD 791.43 MOO Bow

 

alt

TÍTULO: Fahrenheit 9/11 [Filme] / [director] Michael Moore


COTA: DVD 791.43 MOO Fah

 

Biblioteca: Mestrados / Library: Master's Degree

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

TÍTULO: Horta sustentável na escola rural : inovação pedagógica no processo de aprendizagem? / Maria José de Farias Vasconcelos


COTA: T/M 37 VAS Hor

alt

TÍTULO: Horta sustentável na escola rural [Recurso eletrónico] : inovação pedagógica no processo de aprendizagem? / Maria José de Farias Vasconcelos


COTA: T/MCD-R 37 VAS Hor

 

alt

TÍTULO: Estudo da utilização de marcadores bioquímicos no diagnóstico de sépsis / Annabella Farinha


COTA: T/M 577 FAR Est

 

alt

TÍTULO: Estudo da utilização de marcadores bioquímicos no diagnóstico de sépsis [Recurso eletrónico] / Annabella Farinha


COTA: T/MCD-R 577 FAR Est

 
Página 7 de 719