Entrada

Unidade de Documentação e Arquivo - UDA

Biblioteca / Livros: Doação: Mestre Hélder Maurício

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

TÍTULO: Vacas sagradas dão os melhores hambúrgeres : estratégias que rompem paradigmas para desenvolver pessoas e organizações preparadas para mudanças


COTA: 65.012.3 KRI Vac

alt

TÍTULO: Introdução ao estudo do direito


COTA: 34 MEN Int

 

alt

TÍTULO: Como preparar um Mestrado ou Doutoramento


COTA: 001.8 PHI Com

 

alt

TÍTULO: Turismo: enfoques teóricos e práticos


COTA: 379.85 Tur

 

CDE: Rapid 7 de novembro

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Lisboa, 7 de novembro de 2017

 

  • Comissão propõe possibilidades de pesca no Atlântico e no mar do Norte para 2018

A Comissão apresenta hoje a sua proposta sobre as possibilidades de pesca no Atlântico e no mar do Norte para 2018. Propõe quotas para 78 unidades populacionais de peixes: para 53 delas a quota é aumentada ou mantida, enquanto para 25 é reduzida. As possibilidades de pesca, ou os totais admissíveis de capturas (TAC), são quotas fixadas relativamente à maioria das unidades populacionais comerciais no intuito de as manter saudáveis, permitindo ao mesmo tempo ao setor das pescas capturar a maior quantidade de peixe possível. O aumento da abundância de algumas das principais unidades populacionais de peixe — nomeadamente, a do linguado do mar do Norte, da pescada do Norte e a do carapau do Sul — traduz-se numa maior rentabilidade do setor das pescas, com um lucro estimado de 1,5 mil milhões de euros para 2017.

(Desenvolvimento em IP-17-4284 e em MEMO-17-4285)

 

  • Auxílios estatais: Comissão aprova prorrogação do regime de garantias português

A Comissão Europeia autorizou, ao abrigo das regras da UE sobre auxílios estatais, a prorrogação de um regime de garantias a favor das instituições de crédito em Portugal até 7 de maio de 2018. A Comissão concluiu que a prorrogação das medidas está em conformidade com a Comunicação relativa aos bancos de 2013, segundo a qual a Comissão pode autorizar os regimes que preveem medidas de apoio à liquidez para os bancos que não tenham um défice de capital. O regime foi inicialmente aprovado em outubro de 2008 e prorrogado várias vezes, a última das quais em fevereiro de 2017. A Comissão aprovou a prorrogação do regime de auxílio porque a medida é bem orientada, proporcionada e tem duração e âmbito limitados. Em conformidade com a Comunicação relativa aos bancos de 2013, a Comissão autoriza regimes de garantias sobre os passivos dos bancos por períodos de seis meses. Cada prorrogação tem por base uma análise da evolução dos mercados financeiros e a eficácia do regime. Para mais informações, consultar no sítio da DG Concorrência da Comissão, no registo público de processos com a referência SA.48550.

 

  • Auxílios estatais: Comissão aprova prorrogação do regime português de garantia para empréstimos do BEI

A Comissão Europeia autorizou, ao abrigo das regras da UE sobre auxílios estatais, a prorrogação de um regime de garantias português sobre empréstimos do Banco Europeu de Investimento (BEI) até 7 de maio de 2018. O regime abrange as garantias estatais a bancos que prestem garantia aos empréstimos do BEI concedidos às empresas em Portugal. A Comissão concluiu que a prorrogação do regime está em conformidade com a sua Comunicação relativa aos bancos de 2013, uma vez que é bem orientado, proporcionado e tem duração e âmbito limitados. Este regime foi inicialmente aprovado em 27 de junho de 2013 e prorrogado várias vezes, a última das quais em fevereiro de 2017. A prorrogação do regime permitirá a continuidade do financiamento concedido pelo BEI à economia real e evitará a rutura do crédito atribuído pelo BEI através de bancos que participam no regime. Para mais informações, consultar no sítio da DG Concorrência da Comissão, no registo público de processos com a referência SA.48549.

 

  • Comissão concede a Paris o prémio de cidade europeia mais inovadora em 2017

A Comissão Europeia concedeu hoje a Paris o prémio de Capital Europeia da Inovação 2017 (iCapital), no montante de um milhão de euros. O prémio iCapital, concedido ao abrigo do programa de investigação e inovação da UE, Horizonte 2020, recompensa a estratégia de inovação inclusiva adotada na cidade. As cidades de Taline (Estónia) e Telavive (Israel) foram também selecionadas como finalistas, tendo sido concedido a ambas um prémio no valor de cem mil euros. O montante do prémio será utilizado para reforçar e expandir as iniciativas em curso nestas cidades no domínio da inovação. O Comissário Carlos Moedas, responsável pelo pelouro da Investigação, Ciência e Inovação, anunciou os resultados na Web Summit, a decorrer em Lisboa, tendo declarado: «As cidades não se caracterizam pelas dimensões e pela população, mas pelo seu âmbito de visão e pelo poder confiado aos cidadãos. Algumas cidades não têm medo das novas experiências. Não receiam envolver os seus cidadãos no desenvolvimento e no teste de novas ideias. Estas cidades dão poder aos seus cidadãos. Estamos aqui hoje para premiá-las.» O Comissário Carlos Moedas acrescentou: «Este ano, a competição foi particularmente renhida. Os êxitos notáveis alcançados por todos os concorrentes constituem exemplos acabados da importância vital dos ecossistemas de inovação e da participação dos cidadãos na Europa.»

(Desenvolvimento em IP-17-4363)

 

  • UE reduz emissões de CO2 em 23 %, enquanto a sua economia cresce 53 %

As emissões de gases com efeito de estufa na União Europeia diminuíram em 23 % entre 1990 e 2016, enquanto a sua economia cresceu 53 % durante o mesmo período. Trata-se de uma revelação do mais recente relatório da Comissão no arranque da conferência das Nações Unidas sobre o clima (COP 23) deste ano, em Bona. O relatório «Dois anos após a Conferência de Paris — Progressos realizados no cumprimento dos compromissos climáticos da UE» mostra que, embora o crescimento económico tenha recentemente registado um aumento, a UE continua empenhada no seu objetivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa até 2020.

(Mais informações neste sítio Web)

 

  • Comissão reúne líderes religiosos para debater uma União eficaz e baseada em valores

O Primeiro Vice-Presidente da Comissão, Frans Timmermans, na presença da Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Mairead McGuinness, acolheu hoje uma reunião de alto nível de líderes religiosos de toda a Europa. Esta 13.ª reunião anual de alto nível realizou-se no contexto do debate em curso sobre o futuro da Europa, lançado pelo Presidente Juncker com o Livro Branco da Comissão em 1 de março. O Primeiro Vice-Presidente da Comissão, Frans Timmermans, afirmou: «O futuro da Europa está nas mãos dos cidadãos. Definir o nosso futuro é da nossa responsabilidade coletiva, com os nossos valores comuns como linha de rumo. O diálogo regular com as organizações confessionais, tal como com as organizações não confessionais, permite-nos abordar a questão do nosso futuro comum sob diferentes perspetivas. É graças a este diálogo inclusivo que podemos definir a melhor via para moldar o nosso futuro comum.

(Desenvolvimento em IP-17-4342)

 

  • Volume do comércio a retalho sobe 0,7% na área do euro, 0,3% na UE e 0,9 % em Portugal

Em setembro deste ano, em comparação com o mês anterior e em valores corrigidos de sazonalidade, o volume do comércio a retalho aumentou 0,7 % na área do euro, 0,3% na UE e 0,9 % em Portugal, segundo o Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia. Em agosto de 2017, o volume do comércio a retalho tinha registado uma diminuição de 0,1 % na área do euro e de 1,2 % em Portugal e uma subida de 0,5 % na UE. Em termos homólogos, ou seja em comparação com o mês de setembro de 2016, o volume do comércio a retalho registou em setembro deste ano, uma subida de 3,7 % na área do euro, 3,5 % na UE e 4,1 % em Portugal.

(Desenvolvimento em STAT-17-4405)

 

Para mais informações sobre assuntos europeus:

http://ec.europa.eu/portugal

 

Livros / Books: Novidades / News

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

TÍTULO: Fundamentos microeconómicos da macroeconomia


COTA: 330.101.541 Fun

alt

TÍTULO: Game theory : an introduction


COTA: 519.8 TAD Gam

 

alt

TÍTULO: Macroeconomia


COTA: 330.101.541 Mac

 

alt

TÍTULO: Digital design : with an introduction to the Verilog HDL, VHDL, and System Verilog


COTA: 621.38 MAN Dig

 

CDE: Rapid 6 de novembro

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Lisboa, 6 de novembro de 2017

 

  • Science4you e Banco Europeu de Investimento assinam acordo de financiamento de 10 milhões de euros no âmbito do Plano Juncker

O Banco Europeu de Investimento (BEI) está a apoiar a educação científica das crianças e financia a estratégia de crescimento da Science4you, empresa 100% portuguesa especializada no desenvolvimento, produção e comercialização de brinquedos educativos com um financiamento de 10 milhões de euros, que se traduz num instrumento híbrido de dívida e capital (Quasi-equity), para o desenvolvimento de novos produtos e expansão das vendas. O acordo, assinado hoje na sede da Science4you, em Loures, por Román Escolano, Vice-presidente do BEI e Miguel Pina Martins, fundador e CEO da Science4you, na presença de Carlos Moedas, Comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, é garantido pelo Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos, o núcleo do Plano de Investimento para a Europa, ou Plano Juncker. Para Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, «É muito satisfatório ver empresas portuguesas a utilizarem tão bem o Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos, sendo que Portugal está atualmente classificado entre os cinco maiores países da UE em investimentos desencadeados em relação ao PIB. O acordo assinado hoje com a Science4you mostra o impacto positivo que o Plano Juncker está a ter nas PME em toda a Europa. A curto prazo, este projeto vai criar mais de 300 postos de trabalho em Portugal. A longo prazo, ao investir na educação das nossas crianças através do conceito STEM (Science, Technology, Education and Maths), estamos a desenvolver a próxima geração de cientistas e inovadores».

 

  • Comissário Navracsics em Lisboa para falar no Parlamento nacional

O Comissário europeu responsável pela Educação, Cultura, juventude e Desporto, Tibor Navracsics, está em Lisboa hoje e amanhã para uma série de reuniões e eventos de alto nível. O Comissário começa por reunir com antigos alunos Erasmus para um debate sobre o programa. O evento insere-se nas comemorações dos 30 anos do Programa Erasmus que decorrem este ano por toda a Europa. Ao debate seguem-se reuniões com Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação, e Luís Filipe de Castro Mendes, Ministro da Cultura. Amanhã, o Comissário Navracsics fala na audição pública organizada pela Comissão Parlamentar dos Assuntos Europeus sobre o programa de trabalho da Comissão Europeia para 2018. Por fim, o Comissário participa no Web Summit no painel de debate «No-one left behind: the skills your children need to know».

 

  • UE espera progressos concretos na aplicação do Acordo de Paris sobre as alterações climáticas na Conferência de Bona da ONU

A UE espera que a conferência das Nações Unidas sobre o clima (COP23) reitere este ano, uma vez mais, o compromisso da comunidade internacional de reforçar a resposta mundial às alterações climáticas e de alcançar dos objetivos do Acordo de Paris. Na sequência da entrada em vigor do acordo histórico no ano passado, a elaboração de orientações para a sua execução é agora um elemento essencial. A Conferência das Partes da Convenção?Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP23), presidida pelas Fiji, realiza-se este ano de 6 a 17 de novembro de 2017 em Bona, na Alemanha.

(Desenvolvimento em IP-17-4245)

 

  • Preparação das reuniões do Eurogrupo e do ECOFIN a 6 e 7 de novembro

O Vice-Presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, e o Comissário Pierre Moscovici, representam a Comissão Europeia no Eurogrupo de hoje. Os ministros ouvirão Danièle Nouy, Presidente do Conselho de Supervisão do Banco Central Europeu, sobre as atividades de supervisão bancária desde abril último e Elke Koenig, Presidente do Conselho Único de Resolução (SRB), sobre as atividades do SBR em curso e a forma como o Fundo Único de Resolução está a ser constituído. Os ministros debatem também o crescimento e o emprego, em especial o investimento no capital humano, com especial destaque para as despesas públicas no domínio da educação. A reunião prossegue no «formato inclusivo» aberto à participação de 27 Estados-Membros, na qual os ministros do Eurogrupo discutem os possíveis passos a dar para a conclusão da União Bancária, as regras orçamentais da UE e a futura governação orçamental na área do euro. Nesta altura, a Comissão Europeia informa os ministros sobre os principais elementos da sua recente Comunicação sobre a conclusão da União Bancária. O Comissário Moscovici participará na conferência de imprensa após a reunião.

 

  • Desperdício de alimentos: 3.ª reunião da Plataforma da UE produz resultados concretos

Em 7 de novembro, os membros da Plataforma da UE sobre as perdas e o desperdício de alimentos reúnem de novo para examinar os progressos realizados na execução do Plano de Ação para a Economia Circular e debater as futuras ações destinadas a reforçar ainda mais a luta contra o desperdício de alimentos no terreno, desde a exploração agrícola até à mesa. A Plataforma centra-se no apoio aos membros na tomada de medidas eficazes para prevenir o desperdício de alimentos, reunindo os interesses públicos e privados a fim de promover a cooperação entre todos os principais intervenientes na cadeia alimentar e acelerar o avanço da UE para alcançar o objetivo mundial de desenvolvimento sustentável de reduzir para metade os resíduos alimentares até 2030. A reunião será transmitida via Internet neste sítio Web.

 

  • Preços da produção industrial sobem 0,6 % na área do euro e na UE e 0,3 % em Portugal

Em setembro deste ano, em comparação com o mês anterior, os preços da produção industrial subiram 0,6 % na área do euro e na UE e 0,3 % em Portugal, segundo as estimativas do Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia. No mês de agosto deste ano, estes preços tinham registado uma subida de 0,3 % na área do euro, 0,4 % na UE e 0,1 % em Portugal. Em termos homólogos, ou seja em comparação com o mesmo mês do ano anterior, os preços da produção industrial subiram 2,9 % na área do euro e 3,3 % na UE e em Portugal.

(Desenvolvimento em STAT-17-4381)

 

Para mais informações sobre assuntos europeus:

http://ec.europa.eu/portugal

 

CDE: Rapid 3 de novembro

E-mail Print PDF
There are no translations available.


alt

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Lisboa, 3 de novembro de 2017

 

  • Comissão leva a sua política de Inovação à Web Summit em Lisboa

Desde o início do seu mandato, a Comissão Juncker tem trabalhado arduamente para dar aos muitos empresários inovadores da Europa todas as possibilidades de se tornarem empresas líderes mundiais. Neste contexto, os Comissários Margrethe Vestager, Tibor Navracsics, Carlos Moedas e Julian King participam na Web Summit, uma das maiores conferências sobre tecnologia do mundo a decorrer em Lisboa de 6 a 9 de novembro. Na noite de segunda-feira, às 19h40, a Comissária Margrethe Vestager dá uma entrevista no palco principal sobre fair play e alta tecnologia. Na terça-feira de manhã, os Comissários Margrethe Vestager e Carlos Moedas encontram-se no stand #InvestEU para promover o Prémio Mulheres Inovadoras da UE, atribuído anualmente a quatro mulheres excecionais, em 8 de março. Os Comissários participam igualmente numa conversa Facebook Live sobre mulheres investidores às 09h00. Em seguida, às 10h20, o Comissário Carlos Moedas atribuirá o Prémio iCapital 2017 - Prémio Capital Europeia da Inovação, no valor de 1 milhão de euros, para o qual foram pré-selecionadas dez cidades. Às 11h30, o Comissário Julian King intervem num painel sobre a criação de colaboração em matéria de (ciber) segurança. Em paralelo, a Comissária Margrethe Vestager profere um discurso sobre a forma como a UE protege a concorrência. Às 13h30, o Comissário Tibor Navracsics participa no debate do painel «No one left behind: The skills your children need to know».  Na manhã de quarta-feira, às 10h45, o Comissário Carlos Moedas fará um discurso sobre os custos e benefícios da investigação financiada por fundos públicos. Durante a Web Summit, os Comissários terão a oportunidade de apresentar e discutir as iniciativas da Comissão de apoio aos inovadores, incluindo o Plano Juncker, a Iniciativa «Start-up e Scale-up» e o financiamento à investigação orientada para a inovação e de vanguarda.

O programa detalhado de todos os Comissários presentes na Web Summit será enviado às redações esta tarde.

 

Para mais informações sobre assuntos europeus:

http://ec.europa.eu/portugal

 
Page 7 of 579