Entrada

Unidade de Documentação e Arquivo - UDA

Livro do Prof. Doutor Rui Carita / Book By Rui Carita

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Titulo: Associação Comercial e Industrial do Funchal. Vol.1
Palavras-chave: História da Madeira / Política comercial / Política industrial / Política financeira / Comércio associado
Cota: 946.98 Ass

Titulo: Associação Comercial e Industrial do Funchal. Vol.2
Palavras-chave: História da Madeira / Política comercial / Política industrial / Política financeira / Comércio associado
Cota: 946.98 Ass
  

 

CDE Rapid 16 de Abril / Rapid CDE April 16th

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

 

Lisboa, 16/04/2012

• Igualdade entre homens e mulheres: benéfico para o crescimento económico beneficia, afirma relatório
Segundo o último relatório anual da Comissão Europeia sobre a igualdade de género, promover a igualdade entre homens e mulheres é essencial para que a UE dê resposta à atual crise económica. O relatório analisa os progressos efetuados no ano passado para suprir as lacunas que subsistem entre homens e mulheres a nível de emprego, da economia e da sociedade em geral. Embora se tenham verificado alguns progressos quanto ao aumento do número de mulheres nos postos superiores das empresas e à redução das disparidades salariais entre homens e mulheres, subsistem desafios consideráveis.
Para  consulta mais pormenorizada, clique aqui
For more detailed consultation and "English Version" click here

 

• Rumo ao espaço único ferroviário: o sistema europeu de gestão do tráfego ferroviário
Funcionam na Europa, neste momento, mais de 20 sistemas nacionais de sinalização e de controlo da velocidade, infelizmente não compatíveis uns com os outros. Estas ineficiências técnicas constituem um grande obstáculo ao desenvolvimento do mercado do transporte ferroviário de mercadorias, em franco crescimento, cujo grande potencial provém do tráfego transfronteiras, e ao desenvolvimento geral da rede europeia de transportes. A solução está no Sistema Europeu de Gestão do Tráfego Ferroviário (ERTMS), que proporciona uma norma única para o equipamento de sinalização em toda a Europa, permitindo controlar a velocidade e abrandar a marcha dos comboios caso seja necessário. Permitirá que os comboios circulem sem problemas através de redes nacionais compatíveis, sem atrasos, controlos extraordinários ou “sintonizações”. Enquanto sistema moderno de alto desempenho, o ERTMS criará um espaço ferroviário unificado.
Para  consulta mais pormenorizada, clique aqui
For more detailed consultation and "English Version" click here

 

• Direitos fundamentais: uma realidade para os cidadãos
A Carta dos Direitos Fundamentais da UE, atualmente em vigor e juridicamente vinculativa há mais de dois anos, tem sido a linha orientadora do processo legislativo da UE, desde a fase de projeto preliminar até à sua incorporação no sistema legal. A Carta define os direitos fundamentais, tais como a liberdade de expressão e a proteção dos dados pessoais, refletindo valores comuns da Europa e o seu património constitucional. O segundo relatório anual da Comissão Europeia sobre a Carta conclui que o respeito pelos direitos fundamentais está cada vez mais radicado na elaboração das políticas da UE. Graças às iniciativas da Comissão para proteger a privacidade na legislação da EU, os viajantes podem não passar pelo scanner de segurança nos aeroportos da UE, optando por um método alternativo de controlo. O Tribunal de Justiça da UE tem usado cada vez mais a Carta como referência, nomeadamente nas decisões importantes relacionadas com a discriminação de género e a proteção da vida privada na Internet. O relatório hoje apresentado faz parte dos esforços da Comissão para aumentar a consciência dos cidadãos acerca da Carta, relativamente às situações em que esta é aplicável e ao papel das instituições da UE no domínio dos direitos fundamentais.
Para  consulta mais pormenorizada, clique aqui
For more detailed consultation and "English Version" click here

 

• Lixo torna-se ouro: alguns Estados-Membros fazem dos resíduos um recurso
Os Estados-Membros com melhor desempenho apresentam taxas de reciclagem que atingem 70% e quase já não enterram resíduos, enquanto outros ainda depositam em aterro mais de três quartos dos seus resíduos. Como conseguiram os primeiros transformar um problema num recurso? Um novo relatório da Comissão Europeia hoje divulgado mostra que se trata de combinar instrumentos económicos. Combinando impostos e proibições respeitantes à deposição em aterro e à incineração, regimes de responsabilidade dos produtores e sistemas de tributação em função da quantidade de resíduos descartados, obtém-se o conjunto de instrumentos mais eficaz para desviar os fluxos de resíduos para percursos mais sustentáveis.
Para  consulta mais pormenorizada, clique aqui
For more detailed consultation and "English Version" click here

 

• Fevereiro de 2012: excedente de 2,8 mil milhões de euros do comércio externo da zona euro
Segundo as primeiras estimativas relativas a fevereiro de 2012, a zona euro registou um excedente do comércio externo de 2,8 mil milhões de euros com o resto do mundo, em comparação com -2,8 mil milhões de euros em fevereiro de 2011. O saldo registado em janeiro de 2012 foi de -7,9 mil milhões, contra -16,1 mil milhões em janeiro de 2011. Em fevereiro de 2012, em comparação com janeiro de 2012, as exportações aumentaram 2,4% e as importações 3,5%.
Para  consulta mais pormenorizada, clique aqui
For more detailed consultation and "English Version" click here

 

Siga-nos no TWITTER:
http://twitter.com/rapidportugal

Para mais informações sobre assuntos europeus, clique aqui 

For more information on European issues, click here

 

Livros: Novidades / Books: News

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 Titulo: Aguas limpias, manos limpias : corrupción e irregularidades am la gestión del agua en España
Palavras-chave: Hidrologia / Hidrologia / Gestão ambiental / Água / Corrupção / Gestão de águas - Espanha
Cota: 556 Agu

 


Titulo: Terrestrial arthropods of Macaronesia
Palavras-chave: Entomologia - Insectos / Insectos / Artrópodes - Macaronésia / Biodiversidade / Ecologia
Cota: 595.7 Terr

 

Titulo: IFLA Annual Report 2010
Palavras-chave: Informação / Relatório / Biblioteconomia
Cota: 02 IFLA

 

Titulo: Internal projects : fostering interdisciplinary collaboration ; 2009-2010
Palavras-chave: Organizações / Instituições de pesquisa / Telecomunicações / Promoção da investigação / Projectos de engenharia
Cota: 061 Int

 

Livros: Novidades / Books: News

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Titulo: Geospatial analysis and modelling of urban structure and dynamics
Palavras-chave: Análise matemática / Geografia / População / Urbanização / Topologia / Climatologia / Impacto ambiental
Cota: 517 Geo  

Titulo: Galileo's commandment : an anthology of great science writing
Palavras-chave: Actividade e técnica literárias / Escrita / Antologia
Cota: 82.08 Gal
  

Titulo: Bashert
Palavras-chave: Literatura americana / Ficção
Cota: 820(73)-3 SAM Bas
 

Titulo: Effective business communications
Palavras-chave: Gestão / Comunicação em negócios
Cota: 65.012.3 MUR Eff
 
 

Actualizado Segunda-feira, 16 Abril 2012 15:29
 

CDE Rapid

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

  

Lisboa, 13-4-2012

Capital Verde da Europa de 2014: Bristol, Copenhaga e Frankfurt Selecionadas Bristol, Copenhaga e Frankfurt são as três finalistas do concurso destinado a designar a Capital Verde da Europa para 2014.

Foram selecionadas de entre as 18 cidades candidatas ao prémio de 2014. As três finalistas foram propostas por um painel de peritos independentes que avaliou as candidaturas em 12 domínios diferentes: Contribuição local para as alterações climáticas a nível mundial
Transportes locais
Utilização sustentável dos solos em zonas verdes urbanas
Natureza e biodiversidade
Qualidade do ar ambiente local
Poluição sonora
Produção e gestão de resíduos
Consumo de água
Tratamento das águas residuais
Ecoinovação e emprego sustentável
Gestão ambiental por parte da autoridade local
Desempenho energético.
Desde a criação deste prémio em 2010, quatro cidades foram distinguidas com o título de Capital Verde da Europa. Estocolmo foi a primeira, seguida de Hamburgo em 2011; a atual detentora do título é Vitoria-Gasteiz (Espanha) e Nantes foi a cidade escolhida como Capital Verde da Europa para 2013.
No dia 8 de junho, Bristol, Copenhaga e Frankfurt apresentarão ao júri em Bruxelas a sua visão, planos de ação, estratégia de comunicação e potencial para servir de modelo inspirador a outras cidades. O júri emitirá o seu veredicto numa cerimónia de entrega de prémios a realizar em Vitoria-Gasteiz em 29 de junho.


Antecedentes O prémio Capital Verde da Europa recompensa uma cidade que se encontra na vanguarda em matéria de vida urbana respeitadora do ambiente. Um painel de peritos avalia as cidades com base em 12 indicadores ambientais, classificando-as em função da sua capacidade de alcançarem elevados níveis ambientais, do seu empenho a favor de objetivos em curso e ambiciosos no sentido da melhoria do ambiente e do desenvolvimento sustentável, bem como do seu potencial para servirem de modelo e promoverem as melhores práticas noutras cidades europeias. O júri é composto por representantes da Comissão Europeia, Parlamento Europeu, Comité das Regiões, Agência Europeia do Ambiente, Conselho Internacional das Iniciativas Locais para o Ambiente (ICLEI) (governos locais a favor da sustentabilidade), Gabinete do Pacto dos Autarcas e Gabinete Europeu do Ambiente. 

Para mais informações:
www.europeangreencapital.eu
 

Facebook: EuropeanGreenCapitalAward
Twitter; EU_GreenCapital_Twitter

 

For more information:
www.europeangreencapital.eu
  

Facebook: EuropeanGreenCapitalAward
Twitter; EU_GreenCapital_Twitter

 

Actualizado Segunda-feira, 16 Abril 2012 14:36
 
Página 545 de 612