Entrada

Unidade de Documentação e Arquivo - UDA

CDE: Rapid 14 de março

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Lisboa, 14 de março de 2017

 

  • Diretiva relativa aos direitos dos acionistas

O Parlamento Europeu aprovou hoje o seu relatório sobre a revisão da diretiva relativa aos direitos dos acionistas. O passo final será agora a sua adoção final que terá lugar em breve no Conselho Europeu. Esta revisão da diretiva relativa aos direitos dos acionistas decorre do facto de se terem verificado deficiências durante a crise financeira no domínio da governação empresarial que contribuíram para essa mesma crise. Pela ocasião, a Comissária europeia responsável pela Justiça, Consumidores e Igualdade de Género, Vera Jourová, disse: «Aprendemos com as lições do passado. Para uma economia estável, é essencial olhar para além dos lucros rápidos e focar-se no sucesso a longo prazo. A economia e as empresas europeias beneficiarão da revisão da diretiva relativa aos direitos dos acionistas. As novas regras europeias irão permitir prevenir a assunção excessiva de riscos a curto prazo». A diretiva entrará em vigor dois anos após a sua publicação no Jornal Oficial da União Europeia.

(Desenvolvimento em MEMO-17-592)

 

  • Produção industrial aumenta 0,9 % na área do euro, 0,5 % na UE e diminui 0,3 % em Portugal

Em janeiro de 2017, em comparação com dezembro de 2016, a produção industrial aumentou 0,9 % na área do euro e 0,5 % na UE, tendo diminuído 0,3 % em Portugal, de acordo com as estimativas do Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia. Em dezembro de 2016, a produção industrial tinha diminuído 1,2 % na área do euro e 0,7 % na UE, tendo subido 0,4 % em Portugal.

(Desenvolvimento em STAT-17-603)

 

  • Portugal consome mais energias renováveis (28 %) do que a média da UE (16,7 %)

Em 2015, a proporção de energia proveniente de fontes renováveis no consumo final de energia era de 16,7 % na União Europeia, quase o dobro do valor registado em 2004 (8,5 %), o primeiro ano para o qual existem dados disponíveis. Em Portugal, em 2015, a proporção de energias renováveis no consumo final de energia foi de 28 %, um valor superior ao da média europeia e que coloca Portugal mais perto de alcançar o seu objetivo de 31 % de energias renováveis no consumo final de energia até 2020. Os dados relativos a Portugal revelam que em 2004 esta percentagem era de 19,2 %, tendo aumentado sem interrupções desde 2012.

(Desenvolvimento em STAT-17-604)

 

Para mais informações sobre assuntos europeus:

http://ec.europa.eu/portugal

 

 

 

Biblioteca: Revistas / Library: Journals

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

TITULO: Dor


COTA: PP 616-083 Dor

alt

TITULO: Jornal médico


COTA: PP 614 Jor

 

alt

TITULO: Jornal médico


COTA: PP 614 Jor

 

alt

TITULO: Jornal médico


COTA: PP 614 Jor

Actualizado Tera-feira, 14 Maro 2017 14:53
 

CDE: Rapid 13 de março

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Lisboa, 13 de março de 2017

 

·      A Comissão convida todos os interessados a apresentarem observações sobre os compromissos propostos pela Gazprom no que respeita aos mercados do gás da Europa Central e Oriental

A Comissão Europeia gostaria de receber observações de todas as partes interessadas sobre os compromissos propostos pela Gazprom para responder às preocupações da Comissão em matéria de concorrência relativas aos mercados do gás da Europa Central e Oriental. Os compromissos permitirão fluxos transfronteiras de gás a preços competitivos. A Gazprom é o principal fornecedor de gás em alguns países da Europa Central e Oriental. Em abril de 2015, a Comissão enviou uma comunicação de objeções na qual afirma, a título preliminar, que a Gazprom infringiu as regras da UE em matéria antitrust ao prosseguir uma estratégia global de compartimentação dos mercados do gás na Europa Central e Oriental. Os compromissos propostos pela Gazprom, na opinião da Comissão, respondem às suas preocupações em matéria de concorrência. Ajudam a integrar melhor os mercados do gás da Europa Central e Oriental, facilitando os fluxos transfronteiras do gás a preços competitivos.

 

·      Normas mais simples e maior apoio para os produtores de fruta e produtos hortícolas

As novas normas hoje adotadas pela Comissão Europeia simplificarão a vida às organizações de produtores do setor das frutas e produtos hortícolas, reduzir-lhes-ão os encargos administrativos e conceder-lhes-ão mais apoio financeiro em tempo de crise. Resultado de um estudo de dois anos, realizado no âmbito da iniciativa Legislar melhor da Comissão Juncker, o regulamento delegado, atualizado e simplificado, do setor europeu das frutas e produtos hortícolas reforçará a atuação das organizações de produtores (OP), tornando-as mais atrativas para os não-membros, e melhorará o funcionamento do regime de gestão de mercado. O valor da produção anual de fruta e produtos hortícolas da UE, realizada por 3,4 milhões de explorações agrícolas em todo o seu território (cerca de um quarto das explorações agrícolas), ascende a cerca de 47 mil milhões de euros. Segundo os últimos dados disponíveis, 1 500 organizações de produtores, aproximadamente, representam 50 % da produção frutícola e hortícola da UE.

 

  • Labelling of alcoholic beverages: Commission report invites the industry to submit a self-regulatory proposal

The European Commission adopted today a report on the mandatory labelling of the list of ingredients and the nutrition declaration of all alcoholic beverages. Following the conclusions of the report, the Commission has decided to invite the alcoholic beverages' industry to develop, within a year, a self-regulatory proposal aiming to provide information on ingredients and nutrition of all alcoholic beverages. Press release is available here.

 

  • European Research Council's marks 10th anniversary of support for top-quality research in Europe

This week, the European Research Council (ERC) is celebrating the "ERC week" to mark the 10th anniversary of their work in successfully supporting some of world's most excellent research. The celebration will see more than 70 events held around Europe and beyond, including science exhibitions at Tate Gallery and Science Museums in Madrid and Milan, to honour the achievements of the ERC, promote its work and reflect on the future ahead. The festivities will culminate in a final celebration in Brussels on 21 March hosted by Commissioner Moedas, responsible for Research, Science and Education and ERC President Jean Pierre Bourguignon.

 

Para mais informações sobre assuntos europeus:

http://ec.europa.eu/portugal

 

 

Livros / Books: Novidades / News

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

TITULO: Partial differential equations for scientists and engineers


COTA: 517.9 STE Pa

alt

TITULO: Negotiating neoliberalism : developing alternative educational visions


COTA: 37.015.4 Neg

 

alt

TITULO: The routledge international handbook on narrative and life history


COTA: 37.015.4 Rou

 

Guia do utilizador 2016-2017

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Quem são os utilizadores

São utilizadores da Biblioteca todos aqueles que estão vinculados à UMa.

Os serviços da Unidade de Biblioteca são extensivos a utilizadores externos à comunidade universitária, desde que devidamente autorizados pela Responsável da Biblioteca.

Acervo bibliográfico

É constituído por obras de referência, monografias, publicações em série, material não livro, teses, área de reservados e depósito, formando sete colecções específicas:

  1. Colecção de referência;
  2. Colecção de monografias;
  3. Colecção geral de publicações em série;
  4. Colecção de material não livro;
  5. Colecção de teses;
  6. Colecção de depósito;
  7. Colecção comunitária;
  8. Colecção da ESEM.

Arrumação do acervo bibliográfico

As espécies bibliográficas que compõem o acervo (excepto os reservados, teses e depósito) estão arrumadas em regime de livre acesso nas estantes.

As estantes estão distribuídas e classificadas de acordo com as grandes classes da Classificação Decimal Universal (ver tabela em anexo).

Grandes letreiros estão colocados nas estantes designando o assunto, de forma numérica e alfabética.

Ex. 512 Álgebra

Monografias

Nas lombadas das monografias estão colocadas uma etiqueta branca com cota. Esta é constituída pela notação numérica da CDU, que identifica o assunto principal do documento, pelo conjunto das 3 primeiras letras do apelido do autor, as 3 primeiras letras do título, e número de volume.

Ex: Os Maias de Eça de Queirós

Autor = QUE de Queirós

Título = Mai de Maias

Assunto = 869.0 (significa Literatura Portuguesa na Tabela CDU)

869. 0

QUE Mai

V. 1

As monografias estão colocadas nas estantes, segundo a cota e arrumadas por ordem alfabética do autor e título.

Publicações em série (revistas)

Estão distribuídas de acordo com o CDU, arrumadas por ordem alfabética do título e colocadas em caixas de arquivo próprias.

Recuperação da informação

O utilizador dispõe de diversos instrumentos, para recuperar informação:

1º - No acervo bibliográfico da Biblioteca da UMa:

1.1 Livre acesso às estantes. Após a consulta das espécies bibliográficas, os utilizadores não deverão colocá-las nas respectivas prateleiras, mas deixá-las no carro para transporte de livros;

1.2 Base de dados interna: Bibuma;

1.3 Internet.

2º - Nos acervos documentais das Bibliotecas Portuguesas (Bibliografias nacional e estrangeira)

2.1 Porbase: Base Nacional de Dados Bibliográficos;

2.2 Internet;

2.3 Bibliografias institucionais;

2.4 Colecção bibliográfica de referência;

3º - Nos acervos internacionais:

3.1 Internet;

3.2 Catálogos comerciais;

3.3 Bibliografias institucionais;

3.4 Colecção bibliográfica de referência.

Empréstimo domiciliário

A maioria dos livros podem ser requisitados para leitura domiciliária, excepto os indicados no regulamento (disponível na recepção).

Para o efeito basta preencher a respectiva requisição.

O número de publicações e prazos de empréstimo domiciliário são:

 

 Tipo de utilizador

 Prazos (Dias)

  Livros

Docente

 30

 15

Funcionário

 3

 3

Estudante da UMa do 1º ciclo 

 4

 4

Estudante da UMa do 2º ciclo

 15

 6

Estudante da UMa do 3º ciclo 

 15

 9

Utilizador com necessidades educativas especiais

 10

 5

Estagiário (complementos de formação/profissionalização em serviço/Estagiários do 1º ciclo de Enfermagem)

 7

 3

Utilizador protocolo

 5

 3

Universidade Aberta

 4

 4

Utilizador Externo

 3

 2

Empréstimo interbibliotecas

 20

 nn

Empréstimo permanente 

 365

 nn

 

Serviço de referência

Informações mais detalhadas, ser-lhe-ão prestadas pelo serviço de referência, contacto: Mestre Helder Maurício, Ext: 5080, Email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Site da Unidade de Biblioteca da Universidade da Madeira: http://uda.uma.pt

Horário de funcionamento

Período lectivo

De segunda a sexta-feira:  9h00 às  20h00

Sábado: 9h00 às 16h00

Domingo e feriado: ENCERRADA

Período de férias lectivas

De segunda a sexta-feira: 9h00 às 12h30m  e das 14h00 às 17h30m

Sábado, domingo e feriado: ENCERRADA

Actualizado Quinta-feira, 09 Maro 2017 16:42
 
Página 6 de 504