Entrada

Unidade de Biblioteca

Biblioteca: Livros / Library: Books

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

TÍTULO: Ilse Losa : vida e obra : sob os céus estranhos


COTA: 929 TEI Ils

alt

TÍTULO: Ramalho Ortigão : evolução do seu pensamento político e social


COTA: 869.0.09 HOM Ram

 

alt

TÍTULO: Fotografias da Madeira de Aloísio César de Bettencourt (1872-1895)


COTA: 946.98 BET Fot

 

alt

TÍTULO: Photographs of Madeira by Aloísio César de Bettencourt (1872-1895)


COTA: 946.98 BET Pho

 

rapid 1 de agosto

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 1 de agosto de 2019.

Comissário Stylianides está em Portimão hoje e amanhã
Christos Stylianides, Comissário europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crise, está em Portimão a 1 e 2 de agosto para um conjunto de visitas, um Diálogo com os Cidadãos e para inaugurar a exposição EU Saves Lives. O programa oficial começa hoje, às 15h00, altura em que o Comissário Stylianides, acompanhado por Isilda Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Portimão, visita o Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro, onde se encontra instalado o posto de controlo do sistema de aviso à população para o risco de tsunamis que está a ser instalado na costa de Portimão e onde serão apresentados os esforços portugueses feitos para montar sistemas de aviso e alerta e medidas de prevenção. O Comissário passará ainda pelo quartel de bombeiros, cujos trabalhos de melhoria em curso são financiados pelo Fundo de Coesão da União Europeia (Rua dos Bombeiros Voluntários de Portimão, 8500-649 Portimão). Às 16h45, tem início a visita ao posto de comando instalado no festival “Afro Nation” (praia da Rocha). Às 18h30, o Comissário Stylianides é um dos oradores do Diálogo com os Cidadãos sobre proteção civil e o rescEU, junto a Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna, Isilda Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Portimão, e Richard Marques, Coordenador Municipal de Proteção Civil.  O Diálogo decorre até às 20h00 na zona ribeirinha, em frente ao Museu de Portimão, e é aberto ao público e de participação gratuita, permitindo aos cidadãos participar ativamente na troca de ideias e fazer perguntas aos oradores.

Portugal: Fundo de Coesão investe 68 milhões de euros para modernizar linha do Minho
O Fundo de Coesão investe quase 68 milhões de euros no norte de Portugal para modernizar o troço de 92 km da linha ferroviária de via única do Minho, situada entre Nine e Valença, junto à fronteira com Espanha. O projeto faz parte do corredor ferroviário Porto-Valença-Espanha, que desempenha uma importante função na economia da região. Além disso, a modernização vai melhorar o conforto, a segurança e a fiabilidade da linha, reduzir o tempo de viagem em cerca de 10 minutos nos comboios internacionais, e apoiar o desenvolvimento do transporte intermodal através da ligação de nós importantes, como o Porto de Leixões, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e as plataformas logísticas. Este investimento de 68 milhões de euros representa a segunda fase de um projeto de coesão no valor global de 125 milhões de euros. Esta segunda fase inclui a eletrificação da linha e a construção de quatro estações em Midões, Barroselas, Carreço e Carvalha, a fim de permitir a passagem de comboios de mercadorias de maior dimensão. O troço ferroviário deverá estar operacional em 2021.

Conciliar vida profissional e vida privada: entram hoje em vigor direitos novos e atualizados para pais e prestadores de cuidados que exercem uma atividade profissional
Entra hoje em vigor a Diretiva relativa ao equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada, que prevê novos direitos para pais e prestadores de cuidados que exercem uma atividade profissional. Esta nova diretiva estabelece um conjunto de novas regras ou regras mais rigorosas em matéria de licença parental, de paternidade e de licença para prestação de cuidados, bem como o direito de requerer condições de trabalho flexíveis. Tal permitirá aos pais e às pessoas que têm a cargo um membro da família escolher como combinar o seu trabalho com a sua vida familiar.
(Mais informações sobre a diretiva neste sítio Web)

União da Segurança: regras mais rigorosas em matéria de explosivos e de luta contra o financiamento do terrorismo entram em vigor
Entram hoje em vigor regras da UE mais rigorosas em matéria de precursores de explosivos. Estas regras ajudarão a prevenir atos terroristas, limitando o acesso a substâncias perigosas, e reforçam simultaneamente as salvaguardas e os controlos sobre a venda de produtos químicos perigosos que possam ser utilizados para o fabrico de explosivos artesanais. As novas medidas irão proibir novas substâncias, harmonizar as regras para as compras em linha e tradicionais, limitar o acesso ao público em geral através de uma licença que permite apenas obter alguns precursores sujeitos a restrições e permitir uma melhor partilha de informações entre as empresas e as autoridades nacionais.

 

Biblioteca: Livros / Library: Books

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

TÍTULO: Fotografias da Madeira de Alexander Lamont Henderson (1906)


COTA: 946.98 HEN Fot

alt

TÍTULO: Photographs of Madeira by Alexander Lamont Henderson (1906)


COTA: 946.98 HEN Pho

 

alt

TÍTULO: Fotografias da Madeira de João Anacleto Rodrigues (1891-1943)


COTA: 946.98 ROD Fot

 

alt

TÍTULO: Photographs of Madeira by João Anacleto Rodrigues (1891-1943


COTA: 946.98 ROD Pho

 

Biblioteca: Revistas / Library: Journals

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

TÍTULO: UALGzine : revista da Universiade do Algarve


COTA: PP 37 UALG

alt

TÍTULO: Revista de ciência elementar


COTA: PP 37 Rev

 

alt

TÍTULO: SIAM news [Recurso eletrónico]


COTA: PP/URL 51 SIAM

 

alt

TÍTULO: Ensino magazine [Recurso eletrónico]


COTA: PP/URL 37 Ens

 

rapid 31 de julho

E-mail Print PDF
There are no translations available.


alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 31 de julho de 2019

Auxílio estatal: Comissão aprova auxílio ao investimento de Portugal à fábrica de papel Navigator em Cacia
A Comissão Europeia considerou que o auxílio ao investimento de Portugal no valor de 12 milhões de euros à Navigator Tissue Cacia S.A. está em conformidade com as regras da UE em matéria de auxílios estatais. O auxílio irá apoiar os planos da Navigator de investir cerca de 114 milhões de euros na produção de papel em Cacia (Aveiro). O projeto deverá criar, pelo menos, 133 postos de trabalho diretos. Cacia está localizada na região Centro de Portugal, uma região elegível para auxílios com finalidade regional (artigo 107.º, n.º 3, alínea a) do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia). A Comissão avaliou a medida de auxílio ao abrigo das Orientações relativas aos auxílios estatais com finalidade regional para 2014-2020, que permitem aos Estados-Membros apoiar o desenvolvimento económico e o emprego nas regiões menos desenvolvidas da UE e promover a coesão regional no mercado único. A Comissão concluiu que, sem o financiamento público, o projeto não teria sido realizado em Portugal ou em qualquer outro país da UE, uma vez que não teria sido economicamente viável. Além disso, o auxílio é limitado ao mínimo necessário para tornar o projeto suficientemente rentável para a empresa realizar o investimento. Por último, o auxílio ao investimento contribuirá para a criação de emprego e para o desenvolvimento económico da região. Nesta base, a Comissão concluiu que os efeitos positivos do projeto no desenvolvimento regional ultrapassam qualquer potencial distorção da concorrência resultante dos auxílios estatais. Está disponível mais informação no sítio Web das Concorrência, no registo público, com o número SA.49461.

UE e Japão selecionam primeiros Programas Conjuntos de Mestrado Erasmus Mundus
A Comissão Europeia anunciou hoje os resultados do convite à apresentação de propostas para Parcerias de Mestrado Conjunto Erasmus Mundus com o Japão, lançado em outubro de 2018. A Comissão e o Ministério da Educação, da Cultura, do Desporto, da Ciência e da Tecnologia do Japão selecionaram três programas oferecidos por consórcios internacionais que envolvem universidades de renome. Portugal é um Estado-Membro parceiro, juntamente com Itália e França, num desses programas.
(Desenvolvimento em IP-19-4889)

União dos Mercados de Capitais: entram hoje em vigor novas regras para promover a distribuição transfronteiras de fundos de investimento
A partir de hoje, entram em vigor regras atualizadas para eliminar os obstáculos ainda existentes à distribuição transfronteiras de fundos de investimento na UE. Acordadas pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia, as novas regras tornarão a distribuição transfronteiras mais simples, mais rápida, mais barata e aumentarão as possibilidades de escolha para os investidores, salvaguardando simultaneamente um elevado nível de proteção. Os investidores obterão mais escolhas para um melhor valor. As regras atualizadas fazem parte do Plano de Ação para o Mercado de Capitais da Comissão Europeia.

Construir uma Europa mais justa e mais social: entrada em vigor de legislação fundamental da Comissão Juncker
Entra hoje em vigor o regulamento que cria a Autoridade Europeia do Trabalho (AET) e a diretiva relativa a condições de trabalho transparentes e previsíveis. Trata-se de um marco importante para tornar o Pilar Europeu dos Direitos Sociais uma realidade para os nossos cidadãos. A Autoridade Europeia do Trabalho assegurará que os cidadãos e as empresas da UE possam contar com uma aplicação justa e eficaz das regras da UE em matéria de mobilidade laboral e de coordenação da segurança social.

Inflação anual desce para 1,1 % na área do euro
A inflação anual da área do euro deverá ser de 1,1 % em julho de 2019, contra 1,3 % em junho, segundo uma estimativa rápida do Eurostat, o serviço de estatística da União Europeia. Analisando as principais componentes da inflação da área do euro, a alimentação, o álcool e o tabaco deverão registar a taxa anual mais elevada em julho (2 %, em comparação com 1,6 % em junho), seguindo-se os serviços (1,2 %, em comparação com 1,6 % em junho), a energia (0,6 %, em comparação com 1,7 % em junho) e os produtos industriais não energéticos (0,4 %, em comparação com 0,3 % em junho).
(Desenvolvimento em STAT-19-4912)

PIB sobe 0,2 % na área do euro e na UE-28
O Produto Interno Bruto, em valores corrigidos de sazonalidade, aumentou 0,2 % tanto na área do euro como na UE no segundo trimestre de 2019, em comparação com o trimestre anterior, de acordo com uma estimativa rápida preliminar publicada pelo Eurostat, o serviço de estatística da União Europeia. No primeiro trimestre de 2019, o PIB cresceu 0,4 % na área do euro e 0,5 % na UE. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, o PIB cresceu 1,1 % na área do euro e 1,3 % na UE, no segundo trimestre de 2019. No trimestre anterior, o PIB cresceu 1,2 % na área do euro e 1,6 % na UE.
(Desenvolvimento em STAT-19-4913)

Taxa de desemprego em 7,5 % na área do euro e 6,3 % na UE
Na área do euro, a taxa de desemprego, em valores corrigidos de sazonalidade, foi de 7,5 % em junho de 2019, contra 7,6 % em maio de 2019 e 8,2 % em junho de 2018. Na UE, a taxa de desemprego foi de 6,3 % em junho de 2019, igual à de maio de 2019 e de 6,8 % em junho de 2018. Estes dados são publicados pelo Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia.
(Desenvolvimento em STAT-19-4870)

 
Page 5 of 759