Entrada

Unidade de Documentação e Arquivo - UDA

CDE: Rapid 23 de maio

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Lisboa, 23 de maio de 2017

 

  • Declaração de Jean-Claude Juncker após os ataques em Manchester

«Foi com grande tristeza e profundo choque que tomei conhecimento to ataque brutal em Manchester. É com o coração destroçado que vejo, mais uma vez, o terrorismo a tentar promover o medo onde devia haver alegria, a semear a separação onde jovens e famílias estavam reunidos para celebrar. Gostaria de transmitir os meus profundos sentimentos à Primeira-Ministra Theresa May e a todo o povo britânico. Hoje, estamos de luto convosco. Amanhã, trabalharemos lado a lado na luta contra aqueles que procuram destruir o nosso modo de vida. Subestimam-nos e à nossa resiliência – estes ataques cobardes apenas reforçam a nossa determinação em trabalhar juntos para derrotar os responsáveis destes atos ignóbeis».

 

  • Empregadores e Comissão juntos pela integração dos migrantes

O Comissário europeu Dimitris Avramopoulos, responsável pela Migração, Assuntos Internos e Cidadania, e a Comissária europeia Marianne Thyssen, responsável pelo Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, acolhem hoje a segunda reunião do Diálogo Europeu sobre Competências e Migração, na Cimeira Europeia das Empresas. A Comissão Europeia lançou oficialmente a iniciativa «Empregadores juntos para a integração», na presença dos Presidentes e outros representantes de várias empresas empenhadas em reforçar a integração de migrantes, como o IKEA, Deutsche Telekom, NCC, Accenture, B-post, Scandic hotels, ADECCO e a Microsoft, bem como representantes dos parceiros económicos e sociais. A iniciativa destina-se a promover os esforços dos empregadores na UE no sentido do apoio à integração de refugiados e outros migrantes no mercado de trabalho.

(Desenvolvimento em IP-17-1386)

 

  • Comissão congratula-se com o acordo sobre regras eficazes para resolver os problemas de dupla tributação

A Comissão Europeia congratulou-se pelo acordo alcançado hoje pelos Estados?Membros sobre novas medidas para ajudar a resolver problemas de dupla tributação para todos os cidadãos e empresas da UE. Propostas pela Comissão há apenas sete meses, as novas regras irão permitir que as empresas e os cidadãos reduzir a dupla tributação, um dos principais entraves ao funcionamento do Mercado Único. A dupla tributação ocorre quando o mesmo rendimento é tributado por dois ou mais Estados-Membros, criando incerteza, custos desnecessários e problemas de liquidez para os contribuintes. O Mecanismo de Resolução de Litígios é essencial para uma dupla tributação justa: os indivíduos e as empresas devem pagar uma parte justa dos seus impostos mas não devem ter de os pagar duas vezes. Logo que o Parlamento Europeu emita o seu parecer, as novas regras serão formalmente adotadas pelo Conselho e serão aplicáveis a litígios de dupla tributação a partir de 1 de julho de 2019.

 

  • Mais locais na Europa cumprem as normas de excelência da qualidade das águas balneares

Segundo o relatório anual sobre a qualidade das águas balneares, publicado hoje, mais de 85 por cento das zonas balneares europeias monitorizadas em 2016 satisfaziam as mais rigorosas normas de qualidade (qualidade «excelente»), o que significa que a maioria das zonas balneares está isenta de poluentes nocivos para a saúde humana e para o ambiente. Mais de 96 por cento das zonas balneares satisfazem os requisitos mínimos de qualidade estabelecidos ao abrigo das regras da União Europeia.

(Desenvolvimento em IP-17-1438)

 

  • Comissão Europeia ajuda no transporte de trabalhadores humanitários e de material médico para zonas afetadas pelo Ébola na República Democrática do Congo

Como primeira medida de apoio, a Comissão Europeia efetua o transporte de trabalhadores humanitários e de material médico essencial para as zonas afetadas na República Democrática do Congo (RDC), que enfrenta um surto de Ébola. Um avião do serviço de ajuda humanitária da Comissão «ECHO Flight» que pode transportar pessoal e de material até 2 500 kg está previsto descolar de Kinshasa para Buta já esta sexta-feira, 26 de maio. O pedido de auxílio logístico aéreo foi feito pela UNICEF e acordado com o Ministério da Saúde da RDC. O departamento da Comissão europeia responsável pelas Operações de Ajuda Humanitária e de Proteção Civil da União Europeia (ECHO) opera serviço aéreo humanitário conhecido como «ECHO Flight» em países africanos, dispondo de centros no Quénia, na RDC e no Mali. Em 2016, o ECHO Flight transportou 27 700 passageiros e cerca de 170 toneladas de carga.

 

Para mais informações sobre assuntos europeus:

http://ec.europa.eu/portugal

 

Biblioteca: Revistas / Library: Journals

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

TÍTULO: Visão [ Braile]


COTA: PP 00 Vis

alt

TÍTULO: Rosa dos ventos : revista infanto-juvenil [Braile]


COTA: PP 00 Ros

 

alt

TÍTULO: Educação para o desenvolvimento : revista científica


COTA: PP 37 Edu

 

alt

TÍTULO: Materiais de construção


COTA: PP 62 Mat

 

Biblioteca: Mestrados / Library: Master's Degree

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

TÍTULO: Resistência à compressão em provetes cúbicos e cilíndricos e módulo de elasticidade em betões com agregados basálticos / Cátia Salomé Pombo Caetano


COTA: T/M 624 CAE Res

 

alt

TÍTULO: Betão autocompactável de elevado efeito estético / Joana Micaela Andrade da Silva


COTA: T/M 624 SIL Bet

 

alt

TÍTULO: Betão autocompactável de elevado efeito estético [Recurso eletrónico] / Joana Micaela Andrade da Silva


COTA: T/MCD-R 624 SIL Bet

 

CDE: Rapid 22 de maio

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Lisboa, 22 de maio de 2017

 

  • Pacote da primavera de 2017 do Semestre Europeu: Comissão emite recomendações específicas por país

Os Estados-Membros devem tirar partido da oportunidade propiciada pela retoma económica para continuar com as reformas estruturais, promover o investimento e reforçar as finanças públicas. Embora, na UE, as prioridades variem de país para país, é essencial redobrar esforços conjuntos a fim de alcançar um crescimento mais inclusivo, robusto e sustentável. A Comissão Europeia apresenta hoje as suas recomendações específicas por país de 2017, que definem, relativamente a cada Estado-Membro, orientações de política económica para os próximos 12 a 18 meses. A economia da UE e da área do euro tem-se mostrado resiliente, não obstante as dificuldades, nomeadamente o moroso crescimento da produtividade, o legado da crise – incluindo a persistência de desigualdades – e as incertezas resultantes, sobretudo, de fatores externos.

(Desenvolvimento em IP-17-1311 e em MEMO-17-1339)

 

  • A partir de hoje a «decisão europeia de investigação» ajudará as autoridades a lutar contra a criminalidade e o terrorismo

A «decisão europeia de investigação» entra em vigor hoje e vai simplificar o trabalho das autoridades judiciárias quando estas pretenderem obter elementos de prova situados noutro país da UE. Por exemplo, se as autoridades judiciárias francesas estiverem a perseguir terroristas escondidos na Bélgica, podem pedir aos seus homólogos belgas para interrogar as testemunhas ou proceder a buscas domiciliárias em seu nome. Este novo instrumento irá simplificar e acelerar as investigações penais transfronteiras.

(Desenvolvimento em IP-17-1388)

 

  • Preparação das reuniões do Eurogrupo e do ECOFIN hoje e amanhã em Bruxelas

O Comissário Moscovici representa a Comissão Europeia na reunião de hoje do Eurogrupo, na qual serão debatidos os próximos passos no sentido da conclusão da revisão do segundo programa de apoio à estabilidade da Grécia, após o acordo preliminar alcançado no início do mês entre as instituições e as autoridades gregas relativamente a um pacote de políticas. Os ministros debaterão e situação económica e as perspetivas para a área do euro com base nas Previsões Económicas da primavera 2017. O Comissário Pierre Moscovici participa numa conferência de imprensa que será transmitida em direto após a reunião do Eurogrupo. Na reunião de amanhã do ECOFIN, o Vice-Presidente Valdis Dombrovskis e o Comissário Pierre Moscovici representarão a Comissão Europeia e darão uma conferência de imprensa que pode ser acompanhada neste sítio Web.

 

Para mais informações sobre assuntos europeus:

http://ec.europa.eu/portugal

 

Biblioteca / Livros: Oferta da Professora Doutora Ana Isabel Moniz

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

TÍTULO: Pensée de l'arquipel et lieux de passage / dir. Dominique Faria


COTA: 39 Pen


NOTA: Oferta de Dominique Faria (Univ. Açores), entregue pela Professora Doutora Ana Isabel Moniz

alt

TÍTULO: Aviateurs-écrivains : témoins de l'histoire / dir. José Domingues de Almeida... [et al.]


COTA: 82.08 Avi


NOTA: Oferta de Dominique Faria (Univ. Açores), entregue pela Professora Doutora Ana Isabel Moniz

 

 

alt

TÍTULO: Ficções do mal em Camilo Castelo Branco / org. Sérgio Guimarães de Sousa, João Paulo Braga


COTA: 869.0.09 Fic

Actualizado Sexta-feira, 19 Maio 2017 14:26
 
Página 3 de 521