Entrada

Unidade de Biblioteca

CDE: Rapid 14 de setembro

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 14 de setembro de 2018.

  • Misturar meios de transporte para melhorar a qualidade de vida: Comissão lança a Semana Europeia da Mobilidade
    Este domingo, a Comissão Europeia lança a 17.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, que decorrerá de 16 a 22 de setembro, em mais de 2 400 cidades. O objetivo da iniciativa é promover a mobilidade urbana sustentável e reduzir as emissões, em especial nas cidades. Deste modo, contribui-se para os compromissos da UE relativos à defesa do Acordo de Paris, deixando um planeta mais saudável para as gerações futuras, tal como sublinhado pelo Presidente Juncker no seu discurso sobre o Estado da União. A edição deste ano encorajará as pessoas a utilizar formas de transporte partilhadas, como a bicicleta e a partilha de automóveis, sob o lema «Mix e Move».
    (Mais informações neste sítio Web)
  • Presidente Juncker participa na Cimeira da Iniciativa Três Mares
    O Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, participará pela primeira vez na Cimeira da Iniciativa Três Mares, a 17 e 18 de setembro, em Bucareste, na Roménia. A Cimeira tem por objetivo realizar progressos concretos na multiplicação das interligações em matéria de transportes, energia e digital na região. Para o efeito, os representantes dos Estados-Membros da UE participantes localizados entre o Adriático, o Báltico e o mar Negro, bem como os seus convidados, irão debater contribuições concretas para estimular a conectividade na região, aumentar a convergência, a coesão e a unidade da UE, bem como reforçar os laços transatlânticos.
  • Convite à apresentação de propostas para Ações Marie Sk?odowska-Curie bate todos os recordes
    As Ações Marie Sk?odowska-Curie apoiam excelentes investigadores em todas as fases das suas carreiras, independentemente da nacionalidade, e incentivam a mobilidade transnacional, intersectorial e interdisciplinar. Com 9 830 candidaturas a bolsas individuais de investigadores de todo o mundo, o convite deste ano é o maior de sempre em termos de candidaturas no âmbito das Ações Marie Sk?odowska-Curie. Os candidatos provêm de uma grande variedade de disciplinas, desde a física à linguística, passando pelas ciências da saúde e pela modelização matemática. Um orçamento total de 273 milhões de euros permitirá à UE atribuir, em janeiro de 2019, a cerca de 1 400 investigadores um montante médio de 200 000 euros cada. As Ações constituem uma parte importante do Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da UE.
  • Custos do trabalho com crescimento anual de 2,2 % na área do euro, 2,6 % na UE e 1,4 % em Portugal
    Os custos horários com a mão-de-obra aumentaram 2,2 % na área do euro, 2,6 % na UE e 1,4 % em Portugal no segundo trimestre de 2018, em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. No primeiro trimestre de 2018, os custos horários com a mão-de-obra aumentaram, 2,1 % na área do euro e 2,8 % na UE, tendo diminuído 1,3 % em Portugal. Estes dados foram publicados pelo Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia.
    (Desenvolvimento em STAT-18-5781)
  • Comércio internacional de mercadorias na área do euro alcança excedente de 17,6 mil milhões de euros
    A primeira estimativa para a área do euro sobre as exportações de mercadorias para o resto do mundo em julho de 2018 foi de 194,6 mil milhões de euros, um aumento de 9,4 % em comparação com julho de 2017 (177,8 mil milhões de euros). As importações do resto do mundo representaram 177,1 mil milhões de euros, um aumento de 13,4 % em comparação com julho do ano passado (156,2 mil milhões). A área do euro registou, assim, em julho de 2018, um excedente no valor de 17,6 mil milhões de euros no comércio de mercadorias com o resto do mundo, em comparação com um excedente de 21,6 mil milhões em julho do ano passado. O comércio dentro da área do euro subiu para 162,3 mil milhões em julho deste ano, uma subida de 9,3 % em comparação com julho de 2017. Estes números são avançados pelo Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia.
    (Desenvolvimento em STAT-18-5766)

 

CDE: Rapid 13 de setembro

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 13 de setembro de 2018.

  • UE apoia as autoridades dos EUA com cartografia por satélite para o furacão Florence
    O Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da Comissão Europeia, que funciona sem interrupção, está em contacto regular com a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) no que respeita ao furacão Florence e sobre o apoio da UE que poderia auxiliar as autoridades dos EUA. Nesta fase, o Serviço de Gestão de Emergências do Copernicus foi ativado a pedido da FEMA e fornecerá mapas para a costa oriental dos EUA, nomeadamente referentes aos estados da Carolina do Sul, Carolina do Norte e Virgínia. O Comissário europeu responsável pela Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, disse: «O nosso serviço de emergência de imagem por satélite foi acionado para ajudar os nossos amigos americanos a prepararem-se para enfrentar o furacão Florence. Estamos prontos para prestar mais ajuda; a solidariedade europeia não conhece fronteiras».
    (Mais informações sobre o centro de emergência da UE podem ser consultadas neste sítio Web)
  • Eurostat publica Anuário Regional de 2018
    A esperança de vida na sua região é superior a outras regiões da União Europeia? Qual o nível de qualidade de vida na sua região? Quão empreendedora é a sua região? Quanto dinheiro é investido em investigação e inovação? A sua região é mais rica que outras? Que região faz mais uso da Internet e quais desses utilizadores participam nas redes sociais? Pode encontrar a resposta a estas e muitas outras perguntas no Anuário Regional do Eurostat de 2018, publicado anualmente por aquele Serviço de Estatística da União Europeia. Para além do Anuário Regional, o Eurostat disponibiliza três aplicações interativas para ajudar a visualizar e analisar os dados regionais e locais: os dois instrumentos de visualização de dados Regiões e Cidades Ilustradas e o Atlas Estatístico, bem como a aplicação para telemóvel My Region.
    (Desenvolvimento em STAT-18-5763)

 

Livros / Books: Novidades / News

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

TÍTULO: An introduction to Bayesian networks


COTA: 519.6 JEN Int

alt

TÍTULO: Bayesian networks with examples in R


COTA: 519.6 SCU Bay

 

alt

TÍTULO: Risk assessment and decision analysis with Bayesian networks


COTA: 519.6 FEN Ris

 

CDE: Rapid 11 de setembro

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 11 de setembro de 2018

  • Discurso do Presidente Juncker sobre o Estado da União Europeia 2018
    A Representação da Comissão Europeia em Portugal organiza esta quarta-feira, dia 12, um pequeno-almoço com transmissão em direto do discurso do Estado da União Europeia 2018, pelo Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, seguido de debate. O evento decorre no Palacete Tivoli, junto ao Hotel Tivoli Lisboa, na Avenida da Liberdade. Tem início às 7h45 e é aberto à imprensa. Este evento tem entrada livre mas sujeita a inscrição através deste link (inscrições sujeitas à capacidade da sala). O discurso do Estado da União Europeia 2018 será transmitido em direto, a partir das 8 horas de Lisboa, através dos canais EbS e EbS+, mas também através deste link, via Facebook LIVE. Toda a informação e documentos complementares ao discurso do Estado da União vão ser divulgados através da página web ec.europa.eu/soteu2018 a partir desta quarta-feira. O material audiovisual obtido a partir da EbS ou da EbS+ é de utilização livre pelos órgãos de comunicação social.
    (Mais informações neste sítio Web)
  • Emprego sobe 0,4 % na área do euro e na UE e desce 0,3 % em Portugal
    O número de pessoas empregadas aumentou 0,4 % na área do euro e na UE e desceu 0,3 % em Portugal no segundo trimestre de 2018, em comparação com o trimestre anterior, segundo as estimativas das contas nacionais publicadas pelo Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia. No primeiro trimestre deste ano, o emprego aumentou 0,4 % na área do euro, 0,5 % na UE e 1 % em Portugal. Em termos homólogos, ou seja em comparação entre o segundo trimestre de 2017 e o segundo trimestre de 2018, o emprego cresceu 1,5 % na área do euro, 1,4 % na UE e 2,1 % em Portugal.
    (Desenvolvimento em STAT-18-5723)

 

CDE: Rapid 10 de setembro

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 10 de setembro de 2018

  • Comissão propõe cerca de 4,7 milhões de euros para ajudar os trabalhadores despedidos no setor do vestuário em Portugal
    A Comissão Europeia propôs hoje conceder a Portugal cerca de 4,7 milhões de euros do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização (FEG) para ajudar os antigos trabalhadores do setor do vestuário e várias centenas de jovens que não trabalham, não estudam e não seguem qualquer formação (NEET) a encontrar novos empregos. Marianne Thyssen, Comissária da UE responsável pelo Emprego, os Assuntos Sociais, as Competências e a Mobilidade dos Trabalhadores, declarou: «Os trabalhadores da indústria de vestuário em Portugal foram duramente atingidos pelo aumento da concorrência a nível mundial. Os 4,7 milhões de euros do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização irão beneficiar 730 trabalhadores que perderam os seus empregos e idêntico número de jovens que não trabalham, não estudam nem seguem qualquer formação, ajudando-os a adaptar as suas competências e facilitando a sua transição para novas oportunidades».
    (Desenvolvimento neste sítio Web)
  • Quatro portugueses entre os 50 bolseiros do ERC distinguidos pelo Horizonte 2020
    O Conselho Europeu de Investigação (ERC) atribuiu um financiamento complementar a 50 dos seus bolseiros, dos quais quatro são de nacionalidade portuguesa, ao abrigo das subvenções de Prova de Conceito com o objetivo de explorar o potencial comercial ou social dos resultados da investigação de fronteira financiada pelo ERC. Estas subvenções são financiadas pelo do Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da UE. Pela ocasião do anúncio, o Comissário Carlos Moedas, responsável pela Investigação, Ciência e Inovação e pelo programa Horizonte 2020, disse: «As subvenções de "Prova de Conceito" do ERC desempenham um papel decisivo ao ajudar muitos beneficiários do ERC a criarem o seu próprio negócio, criarem postos de trabalhos e comercializarem as suas ideias inovadoras que mudam o quotidiano dos cidadãos europeus. É também com grande satisfação que vejo mais quatro beneficiários portugueses: três subvenções vão para portugueses em instituições de investigação em território nacional e outra para um investigador português a trabalhar no estrangeiro».
    (Mais informações neste sítio Web)

 
Page 3 of 668