Entrada

Unidade de Biblioteca

CDE: Rapid 14 de dezembro

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 14 de dezembro de 2018.

Abolição de tarifas de itinerância: europeus aproveitam ao máximo as suas comunicações enquanto viajam
O primeiro ano e meio depois da abolição das tarifas de itinerância (roaming) registou um aumento imediato e significativo das chamadas móveis e da utilização de dados por cidadãos europeus que viajam na UE, afirma o relatório intercalar da Comissão sobre os efeitos do fim das tarifas de itinerância em 15 de junho de 2017 e que foi publicado hoje. De acordo com o relatório, o uso de dados móveis aumentou cinco vezes, em média, em comparação com os níveis anteriores a junho de 2017, e o número de chamadas feitas por viajantes praticamente duplicou em relação ao período anterior.
(Desenvolvimento em IP-18-6762 e neste infográfico)

OMC ao lado da UE no recurso contra as medidas fiscais industriais brasileiras
O Órgão de Recurso da Organização Mundial do Comércio (OMC) alinhou-se ontem pelos argumentos da UE sobre as medidas fiscais industriais brasileiras que prejudicam as empresas da UE. O Órgão de Recurso da OMC confirmou a decisão inicial de agosto de 2017 de que vários programas tributários brasileiros não estão de acordo com as regras da OMC, pois favorecem os produtos nacionais. Os programas prejudicam os produtos automotivos e de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da UE ao conceder vantagens fiscais com base no conteúdo local incorporado nos produtos. Como consequência da decisão, o Brasil terá de alterar os seus programas fiscais de acordo com as regras da OMC e remover as medidas proibidas sem demora.
(Desenvolvimento em IP-18-6816)

Chamada de emergência 112: satélites da UE podem localizar-nos mais rapidamente e com mais precisão
A Comissão adotou novas medidas para localizar com mais precisão pessoas em situações de emergência e aumentar a eficácia das operações de socorro. De acordo com as novas regras da UE, todos os smartphones vendidos na UE terão de enviar a localização precisa da pessoa que liga para o 112 em busca de serviços de emergência. A localização será determinada usando sinais dos Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS), incluindo o programa europeu Galileo (fora dos edifícios), e dos sinais Wi-Fi (dentro dos edifícios). Atualmente, as informações de localização são estabelecidas através de tecnologia de identificação baseada na área de cobertura da torre da rede celular. A sua precisão média varia entre 2 a 10 km, o que pode levar a erros significativos nas buscas após uma chamada de emergência, contrariamente às informações de localização baseadas no Galileo, que fornecem uma precisão de apenas alguns metros. Os novos padrões serão obrigatórios para todos os smartphones 36 meses após a entrada em vigor do regulamento. A maioria dos smartphones já possui tecnologia para cumprir os novos padrões.
(Mais informações em MEMO-18-4023)

Custos do trabalho revelam crescimento anual de 2,5 % na área de euro, 2,7 % na UE e 1,5 % em Portugal
Os custos horários do trabalho subiram 2,5 % na área do euro, 2,7 % na UE e 1,5 % em Portugal no segundo trimestre de 2018 em termos homólogos, ou seja em comparação com o terceiro trimestre de 2017. No segundo trimestre deste ano, estes custos tinham aumentado 2,3 % na área do euro, 2,7 % na UE e 1,1 % em Portugal. Estes números são publicados hoje pelo Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia.
(Desenvolvimento em STAT-18-6814)

Taxa de postos de trabalho vagos nos 2,1 % na área do euro, 2,2 % na UE e 1 % em Portugal
A taxa de postos de trabalho vagos na área do euro foi de 2,1 % no terceiro trimestre de 2018, estável em comparação com o trimestre anterior e em subida do valor de 1,9 % registado no terceiro trimestre de 2017. Na UE, a taxa de postos de trabalho vagos foi de 2,2 % no terceiro trimestre de 2018, estável também em comparação com o trimestre anterior e em subida em relação aos 2 % registados no terceiro trimestre de 2017. Em Portugal, esta taxa foi de 1 % no terceiro trimestre deste ano, revelando uma ligeira subida do valor de 0,9 % registado no trimestre anterior. No terceiro trimestre de 2017, a taxa de postos de trabalho vagos em Portugal era de 0,9 %. Estes números são publicados hoje pelo Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia.
(Desenvolvimento em STAT-18-6812)

 

CDE: Rapid 13 de dezembro

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 13 de dezembro de 2018.

Comissão aprova aquisição da Windplus pela Engie, EDPR e Repsol
A Comissão Europeia autorizou, ao abrigo do regulamento da UE sobre concentrações, a aquisição do controlo conjunto da empresa comum Windplus S.A. de Portugal, pela Engie S.A. de França («Engie»), EDP Renewables, SGPS, S.A. de Portugal (EDPR) e pela Repsol Nuevas Energías S.A. de Espanha («Repsol»). A Windplus, atualmente controlada pela EDPR e pela Repsol, desenvolverá um projeto eólico offshore e será ativa na produção e oferta de eletricidade a granel a Portugal. A Comissão concluiu que a concentração em causa não levanta problemas de concorrência dadas as atividades atuais e futuras muito limitadas da Windplus no Espaço Económico Europeu. Mais informações disponíveis no sítio Web da DG Concorrência da Comissão Europeia, no registo público com o número de processo M.9217.

Negociadores da UE concordam em facilitar o acesso transfronteiras a conteúdos de TV e rádio online
Os negociadores da Comissão Europeia, do Parlamento Europeu e do Conselho chegaram hoje a um acordo político sobre a proposta de legislação em matéria de direitos de autor nos programas de rádio e televisão. As novas regras tornarão mais fácil para os organismos de radio e teledifusão europeus disponibilizar certos programas na sua televisão em direto ou serviços em linha e simplificarão a distribuição de mais canais de rádio e televisão pelos operadores de retransmissão. Este acordo representa um passo importante para um Mercado Único Digital plenamente funcional.
(Desenvolvimento em IP-18-6541)

Comissão saúda acordo sobre novas regras da UE sobre fertilizantes
Os representantes dos Estados-Membros subscreveram o acordo político das Instituições da UE sobre as novas regras da União em matéria de fertilizantes propostas pela Comissão em 2016. O acordo, que é um instrumento fundamental do Plano de Ação para a Economia Circular de 2015, facilitará o acesso do mercado interno da UE a fertilizantes biológicos e à base de resíduos e introduzirá limites para certos contaminantes tóxicos em fertilizantes, incluindo o cádmio. As novas regras ajudarão a reduzir os desperdícios, o consumo de energia e os danos ambientais, além de limitar os riscos para saúde humana.
(Desenvolvimento em IP-18-6161)

Serviços de computação em nuvem usados por mais de uma em cada quatro empresas na UE
Em 2018, 26 % das empresas da UE com, pelo menos, 10 trabalhadores adquiriram serviços de computação em nuvem. O uso da computação em nuvem cresceu rapidamente nos últimos anos, já que em 2014 ficou em 19 % e em 2016 em 21 %. As grandes empresas usam muito mais a computação em nuvem (56 % das empresas com mais de 250 trabalhadores) do que as pequenas (23 % das empresas que empregam de 10 a 49 trabalhadores). Nos últimos quatro anos (entre 2014 e 2018), o maior aumento no uso da computação em nuvem foi observado em grandes empresas (+ 21 pontos percentuais), comparado com + 12pp em empresas de médio porte e + 6pp em pequenas empresas.
(Desenvolvimento em STAT-18-6802)

Consumo per capita varia em 2017 entre 54 e 132 % da média da UE
O consumo efetivo individual (CEI) é uma medida do bem-estar material das famílias. Em 2017, em todos os Estados-Membros, o CEI per capita expresso em unidades de poder de compra padrão (PPS) variou entre 54 % da média da União Europeia (UE) na Bulgária e 132 % no Luxemburgo. Em Portugal, para o ano de 2017, o consumo efetivo individual foi de 82 % da média da UE, um valor inalterado desde 2015.
(Desenvolvimento em STAT-18-6803)

Last Updated on Thursday, 13 December 2018 12:25
 

Biblioteca: Revistas / Library: Journals

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

TÍTULO: Voz das misericórdias [Recurso eletrónico]


COTA: PP/URL 364 Voz

alt

TÍTULO: Gazeta de matemática


COTA: PP 51 Gaz

 

alt

TÍTULO: Pardela


COTA: PP 59 Par

 

alt

TÍTULO: Jornal médico : publicação mensal de informação geral e médica


COTA: PP 614 Jor

 

CDE: Rapid 12 de dezembro

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 12 de dezembro de 2018.

Cimeira do Euro: informações atualizadas sobre o aprofundamento da União Económica e Monetária Europeia
A Comissão publicou uma série de fichas informativas sobre questões relacionadas com o aprofundamento da União Económica e Monetária (UEM) na perspetiva da Cimeira do Euro, que terá lugar na sexta-feira, 14 de dezembro de 2018. As fichas informativas descrevem o que já foi alcançado, os debates em curso e as propostas em cima da mesa. Uma ficha informativa geral apresenta uma panorâmica do ponto da situação geral da UEM, ao passo que as atualizações mais pormenorizadas se centram na União Bancária; União dos Mercados de Capitais; reforço do papel do euro no mundo; cooperação entre a Comissão e o Mecanismo Europeu de Estabilidade; e instrumentos orçamentais para uma área do euro mais forte e estável na União. Todas as fichas informativas estão disponíveis neste sítio Web.

Comissão apresenta proposta para que empresas de pagamento em linha ajudem na luta contra a fraude fiscal
Uma proposta da Comissão ligada à luta contra a fraude ao IVA hoje apresentada ajudaria a estabelecer uma melhor cooperação entre as autoridades fiscais e os prestadores de serviços de pagamento, tais como os fornecedores de cartões de crédito e de débitos diretos. Mais de 90 % das compras online dos clientes europeus envolvem um intermediário de pagamento, como os fornecedores de cartões de crédito e de débito direto, e os dados detidos por estas empresas podem oferecer às administrações fiscais da UE um instrumento útil para controlar as obrigações em matéria de IVA aplicáveis às vendas transfronteiras de bens e serviços.
(Mais informações neste sítio Web)

Comissão congratula-se com a adoção de regras mais rigorosas para combater cibercriminosos
O Parlamento Europeu e o Conselho chegaram hoje a um acordo político sobre a proposta da Comissão que visa reforçar as regras de combate à fraude e à contrafação de meios de pagamento que não em numerário, tais como cartões bancários, cheques, pagamentos móveis e moedas virtuais. Um elemento importante dos meios suplementares fornecidos à UE para combater a cibercriminalidade, as novas regras ajudarão os Estados-Membros a combater os cibercriminosos, melhorando simultaneamente a assistência às vítimas de fraudes nos pagamentos em linha.
(Desenvolvimento em IP-18-6758)

Partilha de registos criminais: acordo sobre a melhoria do sistema europeu de informação sobre os registos criminais (ECRIS) em relação a nacionais de países terceiros condenados
O Parlamento Europeu e o Conselho chegaram ontem a um acordo político sobre a proposta da Comissão de criar um sistema ECRIS-TCN central para melhorar a partilha de informações sobre os registos criminais de nacionais de países terceiros e apátridas condenados através do sistema europeu de informação sobre os registos criminais (ECRIS). A proposta foi apresentada como parte da Agenda Europeia de Segurança para reforçar a luta contra o terrorismo e o crime transfronteiras.
(Mais informações neste sítio Web)

Produção industrial sobe 0,2 % na área do euro e na UE e desce 0,8 % em Portugal
Em outubro de 2018, em comparação com o mês anterior e em valores corrigidos de sazonalidade, a produção industrial aumentou 0,2 % na área do euro e na UE, tendo registado uma diminuição de 0,8 % em Portugal, de acordo com estimativas do Eurostat, o Serviço de Estatística da Comissão Europeia. Em setembro deste ano, a produção industrial tinha aumentado 0,6 % na área do euro e 0,4 % na UE, tendo diminuído em 2,7 % Portugal. Em termos homólogos, ou seja em compara com o mês de outubro de 2017, a produção no setor da construção aumentou 1,2 % na área do euro e 1,3 % na UE e diminuiu 0,5 % em Portugal.
(Desenvolvimento em STAT-18-6782)

 

Biblioteca: Livros / Library: Books

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

TÍTULO: A mobilidade ocupacional do trabalhador imigrante em Portugal


COTA: 314.7 Mob

alt

TÍTULO: Uma década de acesso aberto na UMinho e no mundo


COTA: 02 Dec

 

alt

TÍTULO: Ciência da informação criadora de conhecimento V. I e VOL. II


COTA: 02 Cie

 

alt

TÍTULO: Open access : opportunities and challenges : a handbook


COTA: UE 16 EUR Ope

 
  • «
  •  Start 
  •  Prev 
  •  1 
  •  2 
  •  3 
  •  4 
  •  5 
  •  6 
  •  7 
  •  8 
  •  9 
  •  10 
  •  Next 
  •  End 
  • »
Page 1 of 691