Entrada

Unidade de Documentação e Arquivo - UDA

CDE: Rapid 28 de março

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Lisboa, 28 de março de 2017

 

  • Resultados encorajadores em 2016 exigem a continuação dos esforços para salvar vidas nas estradas da UE

As estatísticas de 2016 em matéria de segurança rodoviária publicadas hoje pela Comissão mostram uma diminuição de 2 % do número de vítimas mortais registado na UE no ano passado. 25 500 pessoas perderam a vida nas estradas da UE em 2016, menos 600 do que em 2015 e menos 6 000 do que em 2010. Além disso, de acordo com as estimativas da Comissão, 135 000 pessoas ficaram gravemente feridas nas estradas.

(Desenvolvimento em IP-17-674 e em MEMO-17-675)

 

  • Primeiro guia de contraterrorismo para jovens, por jovens, cofinanciado pela iniciativa emblemática cofinanciada pela UE «Extremamente Juntos!»

A participação dos jovens é um elemento essencial para combater o extremismo violento e prevenir a marginalização e a radicalização. Hoje, o Comissário responsável pela Cooperação Internacional e Desenvolvimento, Neven Mimica, juntamente com Kofi Annan, apresentou uma iniciativa emblemática, cofinanciada pela UE contra o extremismo violento. Esta iniciativa, denominada «Extremamente Juntos», reúne dez dos jovens peritos em contraterrorismo do mundo para combater e prevenir o aumento do extremismo violento nas suas comunidades e entre fronteiras e culturas.

(O Guia pode ser consultado neste sítio Web)

 

  • UE faz progressos consideráveis no mercado das energias renováveis

O serviço científico interno da Comissão Europeia, o Centro Comum de Investigação (JRC), publicou dois estudos que dão uma visão geral do mercado da energia eólica e dos oceanos, bem como as tendências tecnológicas, mostrando os progressos consideráveis realizados na UE durante os últimos anos. Em primeiro lugar, a edição de 2016 do Relatório sobre a energia dos oceanos analisa de perto a energia das ondas e a tecnologia subjacente, revelando que se verificaram progressos significativos em 2016 e tendo culminado com a criação das primeiras explorações de energia dos oceanos. Em segundo lugar, a edição de 2016 do Relatório sobre a energia eólica mostra que a capacidade mundial de energia eólica passou, em 2015, para mais do dobro, com 430 GW, em comparação com 2010.

(Desenvolvimento neste sítio Web)

 

Para mais informações sobre assuntos europeus:

http://ec.europa.eu/portugal

 

CDE: Rapid 27 de março

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Lisboa, 27 de março de 2017

 

  • Comissão apoia a mobilidade dos jovens na Europa

A Comissão Europeia apresentou hoje uma iniciativa ao abrigo do programa Erasmus+ que aumenta o apoio da aprendizagem e da mobilidade dos jovens europeus. A Comissão Europeia apresentou hoje uma iniciativa ao abrigo do programa Erasmus+ que aumenta o apoio da aprendizagem e da mobilidade dos jovens europeus. Com o título «Move2Learn, Learn2Move», permitirá a pelo menos 5 mil jovens cidadãos viajar para outro país da UE de uma forma sustentável – individualmente ou em conjunto com a sua turma de escola. Esta iniciativa única, ligada ao 30.º aniversário do programa Erasmus, coaduna-se com duas prioridades centrais da Comissão: renovar o apoio à juventude europeia e facilitar a mobilidade dos cidadãos da UE, particularmente uma mobilidade de baixas emissões.

(Desenvolvimento em IP-17-724)

 

  • Comissão lança consulta pública sobre a revisão das orientações relativas à análise e avaliação de poder de mercado significativo

A Comissão Europeia lançou hoje uma consulta pública para preparar a revisão das Orientações do Poder de Mercado Significativo (PMS), que datam de 2002. O objetivo consiste em atualizar as orientações em tempo útil para a implementação do novo Código Europeu das Comunicações Eletrónicas. Os Estados-Membros, as entidades reguladoras nacionais, as autoridades nacionais da concorrência, bem como os fornecedores de comunicações eletrónicas, especialistas em Direito e Economia, Finanças e os consumidores são convidados a manifestar o seu parecer. A consulta pública está aberta até 26 de junho de 2017. Uma panorâmica sobre os progressos realizados com o Mercado Único Digital pode ser consultada nesta ficha de informação.

 

  • Exportações agroalimentares da UE iniciam 2017 em alta

O valor mensal das exportações agroalimentares da UE, em janeiro de 2017, atingiu 10,3 mil milhões de euros, o que corresponde a cerca de mil milhões de euros a mais do que em janeiro de 2016, de acordo com o último relatório sobre o comércio agroalimentar, publicado hoje. Os EUA continuam a ser o maior destino das exportações de produtos agroalimentares da UE, tendo-se registado as maiores subidas do valor mensal das exportações (janeiro de 2017 em comparação com janeiro de 2016) para esse país (+206 milhões de euros), seguindo-se a China (+120 milhões de euros). As maiores subidas no valor mensal das exportações registaram-se no setor vinícola (+127 milhões de euros), da carne de suíno (+112 milhões de euros) e das bebidas espirituosas e licores (+83 milhões de euros). As exportações agroalimentares da UE para a Rússia aumentaram 3,6 %. Assim, a Rússia continua a ser o 5.º país de destino das exportação de produtos agroalimentares da UE, a seguir aos Estados Unidos, à China, à Suíça e ao Japão. O texto integral do relatório pode ser consultado neste sítio Web.

 

Para mais informações sobre assuntos europeus:

http://ec.europa.eu/portugal

Last Updated on Tuesday, 28 March 2017 09:35
 

CDE/EDC: 60 anos da Assinatura do Tratado de Roma

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Lisboa, 24 de março de 2017

 

Recursos audiovisuais da Cerimónia dos 60 anos da Assinatura
do Tratado de Roma

 

As Cerimónias dos 60 anos da Assinatura do Tratado de Roma decorrem em Roma, no próximo sábado, 25 de março.

 

Pela manhã, estão previstos discursos de Paolo Gentiloni, Presidente italiano, Donald Tusk, Presidente do Conselho, Antonio Tajani, Presidente do Parlamento Europeu, Jean-Claude Juncker, Presidente da Comissão Europeia e Joseph Muscat, Primeiro-ministro de Malta – que detém a Presidência rotativa do Conselho.  Depois da cerimónia, os Presidentes Juncker e Tajani juntam-se ao Primeiro-ministro Muscat para uma conferência de imprensa.

 

O Serviço Audiovisual da Comissão Europeia  disponibilizará imagens em direto e para download gratuito para utilização dos órgãos de comunicação social. Recomenda-se a consulta da grelha do canal EbS aqui.

 

A Comissão Europeia dispõe também de recursos audiovisuais históricos sobre os 60 anos do Tratado de Roma. Sugere-se a consulta da página de recursos dedicada aos 60 anos aqui, e da página de arquivo histórico onde se encontra uma pasta dedicada ao Tratado de Roma.

 

Para mais questões, contacte a equipa de Audiovisuais da Comissão Europeia aqui.

 

Mais informações:

 

Para mais informações sobre assuntos europeus:

http://ec.europa.eu/portugal

 

CDE: Rapid 24 de março

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Lisboa, 24 de março de 2017

 

  • Comissão recorda os sucessos alcançados pela Europa e conduz o debate sobre o futuro a 27

Os dirigentes da UE reunir-se-ão em Roma, em 25 de março, para celebrar o 60.º aniversário dos Tratados de Roma, assinados na mesma data em 1957. Jean-Claude Juncker, Presidente da Comissão, participará na Cimeira de Roma, no âmbito da qual serão organizados vários eventos para assinalar a ocasião e refletir sobre o futuro comum da Europa. Os Tratados de Roma, assinados pelos seis Estados-Membros fundadores, prepararam o caminho para a União Europeia que hoje conhecemos: um continente reunificado e em paz, assente nos valores da solidariedade, da democracia e do Estado de direito. O seu mercado único assegura a liberdade de escolha e de circulação, o crescimento económico e a prosperidade para 500 milhões de cidadãos. A União é o maior bloco comercial do mundo e o principal doador de ajuda ao desenvolvimento e de ajuda humanitária. Este aniversário dá-nos a oportunidade de relembrar os nossos sucessos coletivos e debater o futuro da UE a 27. Depois da apresentação pela Comissão do Livro Branco sobre o futuro da Europa, os dirigentes da UE deverão adotar a Declaração de Roma, na qual serão referidos os sucessos alcançados no passado pela União, os desafios presentes e que inclui um apelo para manter a unidade a 27 e reforçar a ação comum em setores estratégicos essenciais em benefício dos cidadãos.

(Desenvolvimento em IP-17-701)

 

  • 24 000 consumidores usaram nova plataforma europeia de resolução de litígios em linha no primeiro ano

Embora existam normas rigorosas em vigor na UE para proteger os consumidores, na prática estes têm por vezes dificuldade em obter reparação quando os seus direitos são violados, nomeadamente além-fronteiras. Se as compras forem feitas em linha, a resolução dos problemas também deve ser possível em linha. Seja um vendedor que se recusa a reparar um computador portátil defeituoso que ainda está dentro da garantia, seja uma agência de viagens que não está disposta a reembolsar umas férias estragadas, estes litígios podem ser resolvidos de forma mais rápida e mais barata em linha, fora dos tribunais, através de uma plataforma de Resolução de Litígios em Linha (RLL), lançada pela Comissão em 15 de fevereiro de 2016.

(Desenvolvimento em IP-17-727)

 

  • Conselheiros científicos de topo da Comissão publicam parecer sobre cibersegurança no Mercado Único Digital

O Grupo de Alto Nível do Mecanismo de Aconselhamento Científico publica hoje um parecer sobre a cibersegurança, com recomendações para melhorar o acesso em linha e a segurança dos cidadãos e das empresas da União. As recomendações incidem sobre a necessidade de tornar os sistemas mais seguros, capacitar os utilizadores, reforçar a cibersegurança da indústria europeia e melhorar a coordenação sobre ciberincidentes em toda a Europa.

(Desenvolvimento neste sítio Web)

 

Para mais informações sobre assuntos europeus:

http://ec.europa.eu/portugal

 

Biblioteca / Livros: Oferta da Professora Doutora Jesus Maria Sousa

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

TITULO: Contos madeirenses


COTA: 869.0(469.8) Con

alt

TITULO: Trends in dutch teacher education


COTA: 371.13 Tre

 

alt

TITULO: A perspectiva axiológica do inglês e do inglês


COTA: 373.5 BAI Per

 

alt

TITULO: Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas : teoria e prática


COTA: 001.8 COU Met

 
  • «
  •  Start 
  •  Prev 
  •  1 
  •  2 
  •  3 
  •  4 
  •  5 
  •  6 
  •  7 
  •  8 
  •  9 
  •  10 
  •  Next 
  •  End 
  • »
Page 1 of 504