Entrada

Unidade de Biblioteca

CDE: Rapid 19 de outubro

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 19 de outubro de 2018.

UE apoia tecnologia eólica inovadora em Portugal com um empréstimo de 60 milhões de euros à Windplus
A empresa portuguesa Windplus vai receber um empréstimo de 60 milhões de euros ao abrigo do programa InnovFin – Projetos de Demonstração no setor da Energia, para instalar um parque eólico flutuante ao largo da costa de Portugal. A Windplus é uma subsidiária da EDP Renováveis, da Repsol e da Principle Power. Localizado a 20 km ao largo da costa de Viana do Castelo, o projeto irá acelerar a implantação comercial de uma tecnologia inovadora chamada «WindFloat», que permite aproveitar recursos eólicos abundantes em águas profundas, onde não é possível instalar fundações fixas no fundo marinho. O empréstimo de 60 milhões de euros é concedido pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) e apoiado pela Comissão Europeia através do Mecanismo de Financiamento de Projetos de Demonstração no setor da Energia, um programa de investimento temático ao abrigo do InnovFin – Financiamento da UE para Inovadores, que conta com financiamento do programa de investigação e inovação da UE, Horizonte 2020. O projeto também receberá financiamento do programa NER300 da UE e do Fundo Português de Carbono.
(Mais informações neste sítio Web e nesta ficha informativa)

Relatório mais recente revela o aumento das receitas no setor agrícola da UE
A Comissão Europeia publicou o mais recente relatório de síntese da economia das explorações agrícolas, que mostra que os rendimentos do setor agrícola da UE aumentaram em 2014 e 2015, o que inverte o declínio registado em 2013. Observou-se um crescimento particularmente forte nos setores da horticultura e vitivinícola e das culturas permanentes (principalmente, árvores de fruto e bagas, arbustos, vinhas e oliveiras). Esta tendência não foi, porém, uniforme, com o setor do leite e dos produtos lácteos a diminuir os rendimentos durante estes dois anos, principalmente devido à sobreprodução mundial, que conduziu a preços mais baixos. Os dados mais recentes destacam a grande variedade de estruturas e sistemas agrícolas na UE e as consideráveis diferenças entre setores e Estados-Membros. Os pagamentos diretos da Política Agrícola Comum continuam a revelar um apoio significativo aos agricultores europeus, representando, em média, 30 % do valor das explorações agrícolas nos 28 países da UE em 2015, e a demonstrar o seu valor como apoio vital ao rendimento a milhões de agricultores.
(Mais informações neste sítio Web)

Comissão lança ferramenta em linha para medir o grau de interligação entre a Europa e a Ásia
Em resultado da 12.ª Cimeira Ásia-Europa (ASEM) em Bruxelas, a Comissão Europeia apresentou o Portal de Conectividade Sustentável da ASEM — uma ferramenta em linha que oferece um manancial de dados sobre as relações políticas, económicas e sociais entre os dois continentes. O Portal de Conectividade Sustentável da ASEM, juntamente com um relatório de acompanhamento, contém informações sobre o estado da conectividade entre 30 países europeus, 19 países asiáticos, a Austrália e a Nova Zelândia (que, juntos, representam os países da ASEM). De acordo com um estudo complementar, as ligações entre os países da ASEM são mais fortes do que as ligações com o resto do mundo, mas estão ainda longe de alcançarem todo o seu potencial.
(Desenvolvimento em IP-18-6144)

Dia Europeu da Estatística assinala-se amanhã pela terceira vez
«O Dia Europeu da Estatística sublinha o valor das estatísticas oficiais na sociedade e complementa o Dia Mundial das Estatísticas das Nações Unidas, que se realiza de cinco em cinco anos», diz Mariana Kotzeva, Diretora-Geral do Eurostat. «As estatísticas ajudam os responsáveis políticos, as empresas e os cidadãos europeus a tomar decisões com conhecimento de causa. Mais do que nunca, são necessárias estatísticas oficiais fiáveis e de fonte segura numa altura em que aumentam as notícias falsas e a desinformação à nossa volta.» Há mais de 60 anos que as autoridades estatísticas dos Estados-Membros da União Europeia trabalham juntamente com o Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia, no Sistema Estatístico Europeu para produzir dados fiáveis e comparáveis. As estatísticas europeias apresentam duas características principais que as tornam insubstituíveis: fornecem dados comparáveis para cada Estado-Membro e suas regiões, ajudando a ilustrar as semelhanças e diferenças na UE; e podem fornecer, assim, agregados para a área do euro e para a UE.
(Desenvolvimento em STAT-18-6153)

 

Biblioteca: Livros / Library: Books

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

TÍTULO: Human inquiry in action : developments in new paradigm research


COTA: 001.8 Hum

alt

TÍTULO: Cesário Verde : comemorações do centenário da morte do poeta


COTA: 869.0.09 COL Ces

 

biblioteca / library: CD / DVD: Oferta do Prof. Doutor Sérgio Lousada

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

TÍTULO: Hidrologia, recursos hídricos e ambiente : aulas práticas [Recurso eletrónico] / Sérgio António Neves Lousada, Rafael Freitas Camacho


COTA: DVD-R 556 LOU Hid

alt

TÍTULO: Hidrologia, recursos hídricos e ambiente : aulas teóricas [Recurso eletrónico] / Sérgio António Neves Lousada, Rafael Freitas Camacho


COTA: DVD-R 556 LOU Hid

 

CDE: Rapid 17 de outubro

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 17 de outubro de 2018.

Alterações climáticas: Comissão e Bill Gates lançam fundo de 100 milhões de euros para energias limpas
A Comissão Europeia e a Breakthrough Energy, dirigida por Bill Gates, lançam hoje, pelas 13h30 (Lisboa), um novo fundo de investimento - Breakthrough Energy Europe – para ajudar empresas europeias inovadoras a desenvolverem-se e a trazerem para o mercado tecnologias radicalmente novas em matéria de energia limpa. O Comissário Carlos Moedas, responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, e Bill Gates, Presidente da Breakthrough Energy Ventures, assinam um Memorando de Entendimento oficial na presença do Vice-Presidente da Comissão Europeia, Maroš Šef?ovi?, criando assim o fundo conjunto. Com uma capitalização de 100 milhões de euros, o fundo Breakthrough Energy Europe dará um sinal forte aos mercados e aos investidores de que uma economia moderna e limpa veio para ficar. Com esta iniciativa, a Comissão Europeia dá mais um passo no sentido de continuar a liderar a luta contra as alterações climáticas e de cumprir o Acordo de Paris. A assinatura do Memorando de Entendimento, seguida de um ponto de imprensa, será transmitida em direto pela EbS, sendo o material audiovisual recolhido a partir desta fonte de utilização livre pelos órgãos de comunicação social.
(Desenvolvimento em IP-18-6125após o início da cerimónia)

DiscoverEU: mais 12 000 bilhetes gratuitos para jovens de 18 anos descobrirem a Europa
Após o sucesso da edição do DiscoverEU, a Comissão Europeia vai lançar o seu segundo concurso para bilhetes gratuitos a 29 de novembro. A partir dessa data, todos na UE que tenham 18 anos até 11 de dezembro podem candidatar-se a um bilhete gratuito que lhes dará a oportunidade de viajar pela Europa entre 15 de abril e 31 de outubro de 2019. A primeira edição da iniciativa DiscoverEU juntou milhares de jovens, construindo uma verdadeira comunidade em toda a Europa. Os participantes, que não se conheciam anteriormente, estabeleceram contacto nas redes sociais, formaram grupos para viajar de cidade em cidade ou ficaram em casa uns dos outros.
(Desenvolvimento em IP-18-6109 e em MEMO-18-6110)

Comissão apresenta acordos de comércio e de investimento entre a UE e o Vietname para assinatura e celebração
A Comissão Europeia adotou hoje os acordos de comércio e de investimento entre a UE e o Vietname, abrindo caminho à sua assinatura e celebração. Com a adoção destes acordos, a Comissão mostra a sua determinação em ter estes acordos em vigor o mais rapidamente possível. O acordo comercial eliminará praticamente todos os direitos aduaneiros aplicáveis aos bens comercializados entre as duas partes. O acordo inclui igualmente um compromisso firme e juridicamente vinculativo para com o desenvolvimento sustentável, incluindo o respeito pelos direitos humanos, os direitos laborais, a proteção do ambiente e a luta contra as alterações climáticas, com uma referência explícita ao Acordo de Paris.
(Desenvolvimento em IP-18-6127 e em MEMO-18-6128)

Inflação anual sobe para 2,1 % na área do euro e para 1,8 % em Portugal, mantendo-se estável em 2,2 % na UE
A taxa de inflação anual na área do euro foi, em setembro de 2018, de 2,1 %, uma subida dos 2 % registados em agosto. Em setembro de 2017 esta taxa era de 1,5 %. Na União Europeia, a inflação anual foi de 2,2 % em setembro deste ano, estável em comparação com o mês anterior. Em Portugal, a taxa de inflação anual foi, em setembro de 2018 de 1,8 %, uma subida em relação ao valor de 1,3 % registado no mês de agosto. Em setembro do ano passado, esta taxa era de 1,6 %. Os dados são publicados hoje pelo Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia.
(Desenvolvimento em STAT-18-6137)

Produção no setor da construção desce 0,5 % na área do euro e na UE e aumenta 1,1 % em Portugal
Em agosto de 2018, em comparação com o mês anterior e em valores corrigidos de sazonalidade, a produção no setor da construção diminuiu 0,5 % na área do euro e na UE, tendo registado um aumento de 1,1 % em Portugal, segundo as primeiras estimativas do Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia. Em julho deste ano, a produção no setor da construção diminui 0,1 % na área do euro, permaneceu estável na UE e aumentou 0,1 % em Portugal. Em termos homólogos, ou seja em comparação com agosto de 2017, registou-se um aumento da produção no setor da construção de 2,5 % na área do euro, de 2,3 % na UE e de 4,6 % em Portugal.
(Desenvolvimento em STAT-18-6138)

 

Biblioteca / Livros: Oferta do Prof. Doutor João Gonçalves

E-mail Print PDF
There are no translations available.

 

alt

TÍTULO: Exposição do mestrado em escultura 2018 : cisterna da Faculdade de Belas-Artes


COTA: 73 EXP Exp

NOTA: Oferta do Prof. Doutor João Gonçalves

 
  • «
  •  Start 
  •  Prev 
  •  1 
  •  2 
  •  3 
  •  4 
  •  5 
  •  6 
  •  7 
  •  8 
  •  9 
  •  10 
  •  Next 
  •  End 
  • »
Page 1 of 677