Entrada

Unidade de Biblioteca

CDE/UEC: Rapid 21 de maio

E-mail Print PDF
There are no translations available.


Comunicado de imprensa

Lisboa, 20 de maio de 2019.

Erasmus+: um ponto de viragem na vida de 5 milhões de estudantes europeus
Segundo dois novos estudos independentes publicados hoje pela Comissão Europeia, os dados mais recentes mostram que o programa Erasmus+ permite que os estudantes sejam mais bem-sucedidos na sua vida pessoal e profissional e ajuda as universidades a tornarem-se mais inovadoras. Os estudos em grande escala, baseados nas respostas dadas por quase 77 000 estudantes e pessoal académico e mais de 500 organizações, avaliam e analisam o impacto do programa Erasmus+ nos seus principais beneficiários. Os resultados revelam como o programa da UE ajuda a preparar os jovens europeus para a nova era digital e a prosperar nas suas carreiras futuras. O programa Erasmus+ promove igualmente a capacidade de inovação das universidades, o seu empenhamento a nível internacional e a sua aptidão para responder às necessidades do mercado de trabalho.
(Desenvolvimento em IP-19-2548)

Portugal é o quarto país que mais beneficia do Plano Juncker - ponto situação em abril de 2019
Na sequência da última reunião do Conselho de Administração do Banco Europeu de Investimento (BEI), o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE) — o Fundo Juncker — deverá mobilizar investimentos no valor de 398,6 milhões de euros. Desde maio de 2019, os acordos aprovados ao abrigo do Fundo Juncker ascendem a 73,8 mil milhões de euros de financiamento e estão localizados em todos os 28 Estados-Membros. Prevê-se que cerca de 949 000 empresas em fase de arranque e pequenas e médias empresas (PME) venham a beneficiar de um melhor acesso ao financiamento. Atualmente, os cinco principais países classificados por ordem de grandeza dos investimentos em relação ao PIB são a Grécia, a Estónia, a Bulgária, Portugal e a Letónia.
(Informação mais pormenorizada por país neste sítio Web)

Auxílios estatais: Comissão aprova prorrogação do regime português de garantia de empréstimos do BEI
A Comissão Europeia aprovou, ao abrigo das regras da UE em matéria de auxílios estatais, uma prorrogação do regime português de garantia dos empréstimos do Banco Europeu de Investimento (BEI) até 20 de novembro de 2019. O regime abrange as garantias estatais concedidas aos bancos que garantem os empréstimos do BEI concedidos a empresas em Portugal. A Comissão considerou que a prorrogação do regime estava em conformidade com a sua Comunicação sobre o setor bancário de 2013, uma vez que é bem orientada, proporcionada e limitada no tempo e no âmbito. Foi inicialmente aprovado em junho de 2013 e prorrogado várias vezes, a última das quais em agosto de 2018. A prorrogação do regime permitirá a continuação do financiamento concedido pelo BEI à economia real e evitará a perturbação do crédito concedido pelo BEI através dos bancos que participam no regime. Serão disponibilizadas mais informações no sítio Web da Comissão sobre a Concorrência, no registo público de processos com a referência SA.53546.

Agricultura: Comissão publica uma panorâmica da oferta de alimentos para animais na UE
A Comissão Europeia publicou a sua mais recente «ficha de balanço dos alimentos para animais ricos em proteína», que dá uma visão global da oferta de alimentos para animais na UE. A publicação deste balanço é um seguimento direto do relatório sobre o desenvolvimento de proteínas vegetais na União Europeia, publicado em novembro de 2018, a fim de refletir sobre como desenvolver a sua produção de uma forma económica e ambientalmente correta. Uma das propostas do relatório consistia em melhorar a análise e a transparência do mercado através de melhores instrumentos de acompanhamento, que levaram à publicação de um balanço atualizado que apresenta a oferta, a procura e o comércio de várias fontes de proteína, incluindo pela primeira vez as forragens grosseiras.
(Mais informações neste sítio Web)

Sistema europeu de rastreabilidade do tabaco e dispositivos de segurança operacionais a partir de hoje
O sistema europeu de rastreabilidade do tabaco e de dispositivos de segurança tornou-se operacional a partir de hoje. Os primeiros produtores da UE solicitaram e receberam marcas de rastreabilidade para os cigarros e o tabaco de enrolar. Isto significa que os consumidores verão em breve novas marcações de rastreabilidade nas embalagens, juntamente com os dispositivos de segurança necessários. As marcações permitirão às autoridades nacionais localizar e rastrear os movimentos destas embalagens em toda a cadeia de abastecimento legal na UE.
Embora hoje seja a data de oficial de lançamento, o sistema de rastreabilidade do tabaco à escala da UE já iniciou as suas atividades em 10 de maio de 2019. Nos últimos dias, os operadores económicos (produtores, distribuidores, proprietários de lojas, etc.), por toda a UE, começaram a registar-se e às respetivas instalações no sistema.
(Mais informações neste sítio Web)

Last Updated on Tuesday, 21 May 2019 14:12
 

CDE: Rapid 7 de maio

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 7 de maio de 2019.

A união faz a força: os dirigentes da UE antecipam um futuro comum na Cimeira de Sibiu
Em 9 de maio de 2019, os dirigentes da UE reunir-se-ão em Sibiu, tal como sugerido pelo presidente Juncker no seu discurso sobre o estado da União de 2017, a fim de debater a próxima agenda estratégica da UE para o período 2019-2024. Trocarão pontos de vista sobre os desafios e as prioridades da UE para os próximos anos. A agenda atual foi acordada em junho de 2014 pelo Conselho Europeu e definida nas 10 prioridades políticas da Comissão Juncker. Cinco anos depois, os esforços para concretizar essas prioridades produziram resultados concretos para os cidadãos, apesar das dificuldades imprevistas encontradas ao longo do percurso, que continuam a colocar sérios desafios à nossa União. Com base nas recomendações políticas sobre a forma como a Europa pode moldar o seu futuro, apresentadas na semana passada, a Comissão está hoje a analisar o que foi feito nos últimos cinco anos.
(Desenvolvimento em IP-19-2392)

Comissão Europeia lança nova ferramenta para reforçar a luta da UE contra a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada
Na continuação dos esforços para combater a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada a nível mundial, Karmenu Vella, Comissário responsável pelo Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, lança o primeiro instrumento informático da UE, denominado «CATCH», concebido para racionalizar os controlos dos produtos do mar que entram no mercado da UE. O lançamento terá lugar na Seafood Expo, hoje, às 14h00 (Lisboa) - expositor da Comissão Europeia: Pavilhão 7-1411. O regime de certificação das capturas foi criado para proteger o mercado da UE contra produtos provenientes da pesca ilegal. São exigidos certificados para cada remessa de produtos da pesca que entram no território da UE, assegurando que estes produtos provenientes de países terceiros sejam oriundos de fontes legais. O «CATCH» vai digitalizar o atual sistema de certificação em suporte de papel, bem como apoiar os Estados-Membros na sua tarefa de controlo da pesca ilegal, não declarada e não regulamentada e ajudar a reduzir o risco de fraude, facilitar os fluxos comerciais e reduzir os encargos para os operadores e as administrações.

 

CDE / EDC: recursos eletrónicos

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

TÍTULO: Ex-ante evaluation of new financial instruments for SMEs, mid-caps and organisations from the cultural and creative sectors [Recurso eletrónico] : final report


COTA: MON/UE/URL

alt

TÍTULO: Parliamentary scrutiny of trade policies across the Western [Recurso eletrónico]


COTA: MON/UE/URL

alt

TÍTULO: Progress on convergence in the socioeconomic dimension [Recurso eletrónico]


COTA: MON/UE/URL

alt

TÍTULO: Assessment of progress made by Member States in relation to Article 19(1) of the Directive 2012/27/EU [Recurso eletrónico]


COTA: MON/UE/URL

 

CDE: Rapid 2 de maio

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

Comunicado de imprensa

Lisboa, 2 de maio de 2019.

DiscoverEU: 20 mil novos passes de viagem disponíveis para os jovens de 18 anos descobrirem a Europa
A Comissão Europeia lança um novo convite à apresentação de candidaturas para passes de viagem DiscoverEU. Todos os jovens de 18 anos na UE têm até 16 de maio de 2019 para se candidatar, dando-lhes a oportunidade de descobrir a Europa entre 1 de agosto de 2019 e 31 de janeiro de 2020. Esta nova ronda de candidaturas surge na sequência de um primeiro ano de iniciativa bem-sucedido, que permite aos jovens explorar a diversidade cultural e os valores comuns da Europa. Para este segundo ano da iniciativa DiscoverEU, a Comissão Europeia centra-se no reforço da dimensão de aprendizagem do projeto. Os participantes receberão informações e dicas sobre os lugares a visitar na Europa. Os interessados também podem receber um diário de viagem para registar e refletir sobre as suas experiências, e terão a possibilidade de participar em eventos organizados ao nível da comunidade durante as suas viagens.
(Desenvolvimento em IP-19-2328, em MEMO-19-324 e neste infográfico)

Lançamento da campanha «A UE na minha região 2019»: destaque a milhares de projetos financiados pela UE
Visitar a Universidade de Borås, na Suécia, para ver como se podem transformar cogumelos em combustível ser transformados; dar uma vista de olhos ao novo quartel dos bombeiros na Covilhã, em Portugal; passear no Centro Energetikum em Pinkafeld, na Áustria, para entender a forma como a energia eólica e a energia solar podem ser dominadas e fornecidas aos consumidores. Ao longo do mês de maio, a campanha «A UE na minha região» permitirá aos cidadãos descobrir milhares de projetos financiados pela UE através de um concurso de fotografia e de reportagens.
(Mais informações neste sítio Web)

 

Biblioteca: Revistas / Library: Journals

E-mail Print PDF
There are no translations available.

alt

TÍTULO: Boletim SPE


COTA: PP 311 Bol

alt

TÍTULO: Mosaico: revista de la Federación Española de Asociaciones de Terapia Familiar


COTA: PP 159.9 Mos

 

alt

TÍTULO: Mais superior


COTA: PP 37 Mai

 

alt

TÍTULO: Elo [Recurso electrónico]


COTA: PP/URL 00 Elo

 

alt

TÍTULO: UMdicas [Recurso eletrónico]


COTA: PP/URL 37 UMd

 
  • «
  •  Start 
  •  Prev 
  •  1 
  •  2 
  •  3 
  •  4 
  •  5 
  •  6 
  •  7 
  •  8 
  •  9 
  •  10 
  •  Next 
  •  End 
  • »
Page 1 of 732